Representantes dos cursos da área da saúde se reuniram recentemente para definir o cronograma inicial das atividades de capacitação destinadas a estudantes, tutores e preceptores no Programa de Educação pelo Trabalho (Pet-SAÚDE), do Ministério da Saúde. A reunião, que contou com a presença dos coordenadores dos cursos de Odontologia, Nutrição e Educação Física, bem como dos coordenadores dos grupos de Medicina e Enfermagem, além do orientador de serviço, professor Ailton Carvalho, foi marcada pela discussão de estratégias para promover o desenvolvimento profissional e aprimoramento dos envolvidos. 

O encontro teve como objetivo principal estabelecer um plano de ação para a capacitação dos alunos, tutores e preceptores, visando garantir a excelência na formação acadêmica e na prática clínica. Ao reunir coordenadores de diferentes cursos e grupos do PET, a iniciativa busca integrar conhecimentos e experiências, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e abrangente. 

Foram discutidas formas de incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades de capacitação, bem como a importância do papel dos tutores e preceptores no processo de aprendizagem. 

Já a Professora Lucrécia Loureiro, coordenadora do grupo da Enfermagem no PET, ressaltou o papel essencial dos tutores e preceptores na orientação e supervisão dos alunos durante as atividades práticas. "Nossos tutores e preceptores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. Por isso, é importante investir em sua capacitação e atualização constante", enfatizou. 

O Professor Ailton Carvalho, orientador de serviço do PET, enfatizou a necessidade de alinhar as atividades de capacitação com as demandas e desafios do mercado de trabalho. "Nosso objetivo é preparar os alunos para enfrentar os desafios da prática clínica e contribuir para o avanço da saúde pública. Para isso, é fundamental que estejamos sempre atualizados e em sintonia com as melhores práticas e tendências do setor", concluiu. 

Com a definição do cronograma inicial de atividades de capacitação, a expectativa é que os alunos, tutores e preceptores possam iniciar em breve um processo de aprendizado contínuo e enriquecedor, contribuindo para a formação de profissionais de saúde altamente qualificados e comprometidos com o bem-estar da sociedade. 

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O Auditório Willian Monachesi do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em Três Poços, sediou na noite dessa terça-feira (14), a abertura da 23ª Semana Brasileira de Enfermagem UniFOA e a 85ª edição da Semana Brasileira da Enfermagem, que explorou o tema “Reflexão Filosófica e Sociológica do Fazer Enfermagem”, reunindo um público expressivo formado por coordenadores, professores, estudantes, técnicos e profissionais de enfermagem de clínicas e hospitais da região. O evento se encerra na quinta-feira, dia 16.      

O objetivo é promover a união entre a profissão e a dimensão do cuidado, tomando como ponto de vista os próprios profissionais, além de articular o cuidar com o trabalho da enfermagem, buscando reforçar a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Durante esse período serão ministrados workshops, palestras, debates, exibições de vídeos, com ótimos profissionais que se destacam nas diversas áreas, promovendo aprendizados e reflexões importantes.  

A data não foi criada por acaso, pois em 12 de maio é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem à Anna Nery, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.  

A superintendente executiva da  Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Josiane Sampaio representou o presidente da Fundação, Eduardo Prado e a reitora e professora do UniFOA, Ivanete Oliveira. 

“Tenho imenso orgulho participar deste importante evento para os profissionais, estudantes e os apaixonados pela enfermagem, pois esta semana contribui para o aprimoramento da prática profissional e para a promoção de uma assistência de saúde mais humanizada e centrada no paciente. A técnica e o senso de empatia, compromisso e bem-estar com o outro que o evento vai transmitir, vai melhorar ainda mais a profissão dessas pessoas, o trabalho e a excelência em tudo que eles fazem”, pontuou.  

O coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Marcelo Balbino explicou que o evento pode ser traduzido como um momento de reflexão, de ensino e de união da classe, pois ele reivindica direitos, levanta questões importantes e traz a ciência aos alunos, pois sempre são convidados profissionais expressivos para as palestras.  

“Temos uma semana cultural, científica, de representatividade e não podemos esquecer de enaltecer o técnico de enfermagem, pois sem ele não somos completos. Todos os anos envolvemos os alunos na organização, para que ele possa entender a importância dessa semana e o que pode contribuir para ele como discente e como futuro profissional. Essa participação é fundamental para o network, pois eles terão contato com profissionais das grandes universidades que enviam palestrantes para o evento, numa troca de informações importante. É um evento aberto ao público e esperamos enfermeiros de hospitais e clínicas da região”, garantiu.   

  

O futuro da enfermagem como tema de palestra  

Para ministrar a palestra “Enfermagem ontem, hoje e no futuro: desafios na formação de redes e no diálogo interdisciplinar” foi convidada a doutora em enfermagem Glaucia Valente Valadares, que é professora Associada IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora permanente do mestrado profissional do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade UFRJ/ Macaé. 

“O objetivo maior é falar sobre a história da enfermagem e pensar no futuro, mas para fazer isso vamos discutir conceitos da saúde, como ela vem sendo percebida, que mudanças aconteceram de fato para que pudéssemos ancorar a ideia de uma enfermagem no futuro e como eixo norteador principal: a ideia do cuidado. Para que uma pessoa cuide da outra, é preciso primeiro cuidar de si. Temos enfrentado mudanças climáticas graves e a saúde que estamos pensando é uma que requer a perspectiva do cuidado com o nosso planeta”, explicou.  

A aluna do curso de Enfermagem Djanira Chaves resumiu a sua participação no evento: “Como representante do 7º período, não poderia deixar de agradecer, em nome da minha turma, pela oportunidade na organização desta atividade tão importante. A enfermagem escolhe aqueles que têm a coragem de enfrentar desafios, a sensibilidade para compreender o sofrimento alheio e a resiliência para perseverar diante das adversidades”.  

Nos dias que antecederam a 23ª Semana da Enfermagem, foi feita uma votação envolvendo todos os discentes do curso do UniFOA, que elegeram a professora Nelita Pereira como a melhor deste ano, imortalizada com uma placa comemorativa. O coordenador Carlos Marcelo Balbino recebeu a homenagem em nome da professora.

 

Confira a programação da 23ª Semana Brasileira da Enfermagem:  

 Dia 16 de Maio - Público Alvo: Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do ETECFOA 

Manhã 9h às 11h30 – Sala de aula e laboratório de habilidades.  

Tarde – 14h às 16h30 – Sala de aula e laboratório de habilidades.  

Noite – 19h às 21h30 – Sala de aula e laboratório de habilidades. 

Oficina 1: 

Tema: Preparo do Corpo   

Palestrante: Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA 

Oficina 2:  

Tema: Sinais Vitais e Medidas Antropométricas   

Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA  

Oficina 3:  

Tema: Higienização das Mãos e Calçagem de Luvas 

Palestrante: Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA  

Oficina 4:  

Tema: Arrumação de Leitos e Mudança de Decúbito

Palestrante: Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA

Oficina 5: 

Tema: Biossegurança 

Palestrante: Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do UniFOA

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Em algum momento da sua vida, você já deve ter se deparado com essa fala, “Já lavou a mão?”. E nos últimos anos, o ato de lavar as mãos foi muito importante para diminuir a disseminação do vírus SARS-CoV-2 na pandemia da Covid-19. 

O dia 5 de maio, marca-se o início da campanha anual da Organização Mundial da Saúde (OMS): "SALVE VIDAS: Higienize suas mãos", uma iniciativa que coincide com as celebrações do Dia Mundial de Higienização das Mãos. O objetivo dessa campanha é destacar globalmente a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir esforços para melhorar a prática em todo o mundo. 

No Hospital São João Batista (HSJB), o Núcleo de Vigilância Hospitalar, sob a coordenação da enfermeira Andreza Glória Leite de Almeida, em parceria com os professores Carlos Marcelo Balbino, Valquíria Jorge Sepp, Clarissa Pontual, Nelita Pereira, Mariana Bittencourt, Douglas Markonne, e os acadêmicos do 5º ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), realizou uma ação educativa chamada "Pitstop" no dia 09 de maio. 

Essa ação consistiu no uso de um jogo chamado "Fato ou Fake", contendo perguntas e respostas relacionadas à higienização das mãos. Os participantes da ação foram desafiados a responder às questões, enquanto eram apresentados indicadores de higienização das mãos e outras informações relevantes conforme a realidade de cada serviço. O objetivo foi proporcionar um momento lúdico e educativo, promovendo o envolvimento e a sensibilização de todos os colaboradores que prestam assistência aos pacientes. 

O coordenador do curso de Enfermagem, Carlos Marcelo Balbino, ressaltou a importância da participação dos acadêmicos nesse projeto. Segundo ele, essa vivência proporciona aos estudantes aprendizado prático e enriquecedor, essencial para a formação de profissionais comprometidos com a qualidade do serviço prestado. “A enfermagem, além de praticar a assistência direta, desempenha um papel fundamental na supervisão da higienização das mãos, contribuindo para a redução de infecções e o bem-estar dos pacientes”, comentou Carlos Marcelo. 

De acordo com a OMS, a higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada de maneira correta e oportuna durante a prestação de cuidados de saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde resulta em economia de despesas com o tratamento de infecções relacionadas à má ou não execução da higienização das mãos. Prevenir infecções e sua propagação tem impactos significativos na redução do sofrimento humano e na preservação de vidas. 

Essa iniciativa do curso de Enfermagem no HSJB demonstra o compromisso da instituição com a promoção da saúde e a segurança dos profissionais e dos pacientes, destacando a importância da higiene das mãos como uma prática fundamental no ambiente hospitalar e na prevenção de infecções.

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No próximo dia 17 de maio, o mundo celebrará o Dia Mundial da Reciclagem, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de impulsionar a reflexão sobre o descarte adequado e a reutilização de itens de consumo. Neste contexto, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promove uma iniciativa para conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem de forma animada e reflexiva.

Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), com dados da International Solid Waste Association (ISWA), revelou números alarmantes sobre a produção de resíduos sólidos no Brasil. O país gera mais de 27 milhões de toneladas de resíduos recicláveis por ano, porém apenas 4% desse material é enviado para reciclagem. Essa disparidade evidencia a necessidade urgente de ampliar as iniciativas de reciclagem e reutilização de materiais.

Em resposta a esse desafio, o curso de Design do UniFOA organizou uma oficina de confecção de brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis. A iniciativa, parte do projeto "Amor em Ação", teve como público-alvo as crianças do bairro Três Poços, em Volta Redonda. Sob a coordenação da professora Márcia Canavez e seus alunos do curso de Enfermagem, o projeto visa promover atividades conscientizadoras de educação em saúde e meio ambiente, além de ter apoio também do curso de Odontologia.

"Organizamos essa proposta para que as crianças pudessem refletir sobre o descarte correto do lixo de forma divertida. Mostramos como reutilizar esses resíduos transformando-os em brinquedos, transmitindo alegria em forma de conscientização", explicou Patrícia Rocha, professora do curso de Design.

Além da confecção de brinquedos, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas básicas de Engenharia, como a montagem de um carrinho de fricção. A professora Shimene Baptista, do curso de Engenharia Mecânica, destacou a importância de transmitir conhecimentos sobre reciclagem e Engenharia de forma acessível e divertida.

Durante a oficina, as crianças foram divididas em grupos para montar diversos tipos de brinquedos, como jogos de botão, bolinhas e uma casa de passarinho. Os materiais utilizados incluíram caixas de leite, cartelas de ovos, palitos de picolé e tampinhas de garrafa PET. Após a atividade, cada criança pôde levar para casa um brinquedo feito por ela mesma.

"Me diverti muito pintando a cartela de ovos. Vou levar um brinquedo para casa e brincar depois de estudar na escola", disse Ketelly Fernandes, uma das participantes da oficina.

Além de proporcionar diversão, o projeto busca conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Rafael Lamon, aluno do curso de Design, destacou a gratidão em participar de uma iniciativa que combina diversão e conscientização ambiental.

O projeto integrado é uma demonstração do compromisso do UniFOA em promover ações que impactam positivamente a comunidade e contribuem para a construção de um futuro mais sustentável. Com essa iniciativa, a instituição reforça seu papel como agente de transformação social e ambiental, inspirando estudantes e a comunidade local a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.

A oficina de brinquedos sustentáveis não apenas proporcionou momentos de diversão e aprendizado para as crianças, mas também deixou um legado de conscientização e responsabilidade ambiental. Por meio de atividades práticas e educativas como essa, é possível construir um futuro mais promissor para as próximas gerações, onde a preservação do meio ambiente seja uma prioridade em todas as esferas da sociedade.

 

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2024/2026. O programa visa promover a integração entre ensino, serviços e comunidade, proporcionando experiências de aprendizado prático para alunos e docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Direito. 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 16/04/2024 a 19/04/2024, sendo realizadas exclusivamente online por meio do link: https://forms.office.com/r/RXiW2uCD6p . 

O programa disponibilizará vagas para discentes e docentes de acordo com as seguintes especificações: 

Educação Física - Bacharelado: Total de vagas discentes: 06, Total de vagas docente: 01 

Enfermagem: Total de vagas discentes: 06, Total de vagas docente: 01 

Medicina: Total de vagas discentes: 06, Total de vagas docente: 01 

Nutrição: Total de vagas discentes: 06, Total de vagas docente: 01 

Odontologia: Total de vagas discentes: 06, Total de vagas docente: 01 

Direito: Total de vagas discentes: 10, Orientador de serviço, Docente profissional da saúde: 01 

Os requisitos para inscrição dos discentes incluem estar regularmente matriculado em 2024.1 nos cursos abrangidos pelo edital, não possuir qualquer outro tipo de bolsa acadêmica e ter disponibilidade de dedicação de no mínimo 8 horas semanais para o desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto PET-Saúde. Já os requisitos para inscrição dos docentes incluem pertencer ao quadro de professores do UniFOA, estar lecionando regularmente em um dos cursos previstos no edital e ter disponibilidade de dedicação de no mínimo 8 horas semanais para o desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto PET-Saúde. 

O processo seletivo para os discentes será baseado na avaliação do Coeficiente de Rendimento (CR) e no cumprimento de itens que deverão ser comprovados em entrevista. Os critérios de desempate incluem a participação como voluntário em edições anteriores do PET-Saúde, maior CR e maior idade. 

Para os docentes, o processo seletivo será realizado por meio de entrevista, na qual serão avaliados itens como participação como tutor ou coordenador pelo PET-Saúde, atuação profissional em Atenção Básica e desenvolvimento de ações e projetos de extensão. 

O resultado final será divulgado no dia 26/04/2024, e os candidatos classificados deverão comparecer à Secretaria de seu respectivo Curso até o dia 29/04/2024 para formalização do Termo de Compromisso e cadastro ao Programa PET-Saúde. 

O PET-Saúde é implementado e executado sob a coordenação do Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a qualificação dos profissionais de saúde e contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira o edital completo.

Estudantes do último ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram a oportunidade de fortalecer o vínculo entre teoria e prática durante uma campanha de vacinação contra influenza nos profissionais de saúde do Hospital São João Batista. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, contou com a participação ativa dos alunos, que puderam aplicar as vacinas sob supervisão.

O coordenador do curso de Enfermagem, Carlos Balbino, ressaltou a importância dessa experiência para os acadêmicos, destacando que o contato direto com pacientes humanos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática da enfermagem. "A vivência profissional proporcionada pelo campo de estágio faz crescer grandemente aquilo que os alunos aprenderam em sala de aula", afirmou o coordenador. 

Durante a campanha de vacinação, foram montados dois polos de vacinação para atender os profissionais da instituição, um fixo e um itinerante. Andreza de Almeida, coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), enfatizou a importância da parceria com o UniFOA para ampliar o alcance da campanha. "A Secretaria de Saúde disponibilizou algumas doses de vacina de influenza para a gente fazer a vacinação dos nossos profissionais. Então nós, com parceria do UniFOA, conseguimos montar dois polos", explicou. 

Além de contribuir para a imunização dos profissionais de saúde, a participação dos estudantes em campanhas de vacinação promovidas pelo UniFOA é uma oportunidade enriquecedora para a formação dos futuros enfermeiros. Arille Alves, estudante do último ano de enfermagem, destacou a relevância dessa experiência para sua trajetória acadêmica e profissional. "É muito importante o que o UniFOA promove pra gente em campanhas de vacinação. Isso agrega muito valor à nossa formação", ressaltou. 

A integração entre ensino e serviço durante a campanha de vacinação representa um avanço significativo na formação dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa experiência prepara os estudantes para os desafios da profissão, capacitando-os para atuar de forma eficaz e responsável no mercado de trabalho. 

A participação dos alunos em campanhas de vacinação não apenas reforça a qualidade do ensino oferecido pelo UniFOA, mas também demonstra o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. Essa iniciativa reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação dos futuros profissionais de enfermagem, contribuindo para uma assistência de saúde mais qualificada e humanizada.

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) pela quarta vez consecutiva, foi selecionado para participar do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, destacando-se como o 2º melhor projeto do estado.

Com um total de 177 postulações de municípios e universidades de todo o Brasil, apenas 150 projetos foram selecionados, evidenciando a relevância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo UniFOA na área da saúde. O programa, em sua 11ª edição, tem como tema central "Equidade: gênero e etarismo", buscando fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e às demandas da sociedade contemporânea.

Os cursos envolvidos nessa importante iniciativa são Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação FísicaOdontologia e Direito, refletindo a abrangência e a multidisciplinaridade necessárias para promover uma formação integral e voltada para as demandas da saúde pública.

A secretária de saúde de Volta Redonda, Conceição Souza, destacou a relevância do PET-Saúde na formação dos estudantes e na melhoria do atendimento à população. Para ela, o programa proporciona uma vivência prática diferenciada na rede de atenção à saúde, permitindo aos futuros profissionais uma visão mais ampla e integrada dos desafios enfrentados no contexto do SUS.

"A formação fragmentada aliada aos estágios uniprofissionais são uma barreira para o cuidado integral às pessoas. A integralidade do cuidado sob diferentes olhares profissionais favorece a resolutividade dos problemas de saúde", ressaltou Maria da Conceição. Ela enfatizou ainda a importância do trabalho em equipe e da educação permanente como pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade do cuidado oferecido à população.

"Nenhuma profissão sozinha é capaz de provocar mudanças no processo de saúde e adoecimento das pessoas. Portanto o trabalho em equipe, e a formação neste panorama é um dos grandes alcances do PET e que impacta diretamente na vida dos usuários do SUS e na aprendizagem significativa dos futuros trabalhadores e trabalhadoras", disse.

Além disso, a secretária enfatizou o papel das parcerias entre instituições de ensino e órgãos públicos na promoção da saúde pública. "A democracia se fortalece com o direito ao trabalho digno na saúde. Por isso parcerias com as instituições de ensino são fundamentais, assim como o investimento na educação permanente, que é a base para a experiência transformadora das relações de trabalho no SUS. Qualificar permanentemente significa a melhoria constante do cuidado ofertado às pessoas; o PET qualifica e ressignifica os processos de trabalho, impactando diretamente em uma saúde cada vez melhor", concluiu.

Em relação à colaboração entre o UniFOA e as SMS, Everton Alvin, secretário de Saúde de Pinheiral, enfatizou a relevância da troca de experiências práticas e conhecimentos atualizados proporcionada pela parceria. Ele destacou que essa cooperação gera resultados diretos para a população, contribuindo para o desenvolvimento de projetos técnicos relevantes para a saúde pública.

“O serviço público muitas vezes é carente na criação de projetos técnicos, principalmente os menores, pois na maioria das vezes as tarefas acabam ocupando todo o tempo dos profissionais que atuam na gestão e acabam sendo tomados pela rotina. Essa parceria é muito boa e o resultado é superar a expectativa em todos os grupos” disse Everton. 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, ressaltou que o programa PET-Saúde tem proporcionado experiências transformadoras para professores e alunos, além de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas nas cidades parceiras. 

“Esse é o reconhecimento do trabalho sério desenvolvido pela nossa IES, nesse modelo de parceria dupla com as SMSs parceiras. Nossos trabalhos trouxeram resultados tanto para nossa IES quanto para as cidades parceiras no desenvolvimento dos 4 projetos de PET. Temos professores hoje que se tornaram professores graças ao PET, como a Prof.ª Sílvia Mello da Medicina (e fez seu mestrado sobre o PET), e egressos que vivenciaram experiências transformadoras graças ao PET, e milhares de vidas impactadas pelos trabalhos desenvolvidos por essa parceria. ”, comentou o coordenador.

Conheça sobre o PET-Saúde e a relação com o UniFOA

O PET-Saúde, instituído pelas Portarias Interministeriais n.º 421 e nº 422, de 03 de março de 2010, é uma iniciativa que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas podem apresentar projetos aos editais temáticos do programa em parceria com as Secretarias de Saúde, visando o aprimoramento da formação dos profissionais de saúde e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

O UniFOA, ao ser selecionado para o PET-Saúde pelo quarto edital consecutivo, reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a formação integral dos estudantes e o fortalecimento do sistema de saúde pública. Essa conquista representa não apenas um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição, mas também um impulso para continuar contribuindo de forma significativa para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

Muito dos alimentos que consumimos são transportados pelos caminhões que todos os dias percorrem as rodovias do nosso país. De acordo com com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em 2019, os caminhoneiros percorrem, em média, 8.561,3 quilômetros por mês, e trabalham, em média, 11,5 horas por dia.

E por conta dessa jornada de trabalho exaustiva, muitos acabam não cuidando tão bem assim da saúde que, com o tempo, podem ocasionar problemas graves para a sua integridade física, assim como para outros usuários das vias públicas. 

Pensando justamente nesse tipo de público e de que maneira podem auxiliar a classe, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba (CEREST), o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a coordenação Estadual de Saúde do Homem (SAPS SES) e órgãos municipais de Barra Mansa, Barra do Pirai e Volta Redonda realizaram uma atividade no posto policial na BR-393, próximo ao bairro Califórnia. 

Através da ação piloto em alusão ao novembro azul de 2023, sendo avaliada posteriormente pela PRF e Estado, se sentiram confortáveis para estender isso em ações para todo o ano. Segundo Giovani Dimas, coordenador estadual da Saúde do Homem no Rio de Janeiro, a iniciativa tem trazido muitas possibilidades de ação, muitas possibilidades de trabalho e muitas possibilidades de alcance a esse público itinerante. 

“A gente tem uma vertente que trata da saúde do caminhoneiro, da caminhoneira e a PRF só vieram agregar dentro dessa perspectiva do atendimento a essa população viajante por todo o país e que muitas vezes não cuida de sua saúde por conta da sua jornada de trabalho; não tem tempo, na verdade, para que seja assistido por profissionais de equipe multidisciplinar na atenção primária à saúde e em alguns momentos, ou na maioria das vezes, acabam procurando as emergências pra tratar problemas pontuais ou já instalados, o que não é o ideal”, disse Giovane. 

Única instituição de ensino a participar da ação, o UniFOA com os cursos de Enfermagem e Nutrição ofereceram atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, além de uma avaliação nutricional para os caminhoneiros e caminhoneiras que passaram pelo posto. Também foram oferecidos outros serviços, como uma palestra sobre os cuidados com a utilização de cinto de segurança, utilizar o celular enquanto dirige, alongamento, acuidade visual e vacinação. 

A professora Lucrécia Loureiro, responsável pelos estudantes, vê como uma oportunidade única para os estudantes poderem participar e colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de ajudar e instruir os profissionais. 

“Nenhuma faculdade da região tem essa oportunidade, porque só o UniFOA é convidado para poder participar desse evento. Então é uma vez ao ano, a gente consegue utilizar os nossos alunos que são concluintes, e eles podem participar de um evento que está direcionado à saúde dos homens e direcionado à saúde nas estradas”, declarou. 

Giovani Dimas também comentou que a união das instituições tem uma importância muito grande para que, de fato, consiga estender a saúde pública para todos os campos onde o usuário do SUS precisa de ser alcançado de forma plena.

“Quando temos esse diálogo com a academia, quer seja ela pública ou privada, é uma grande oportunidade de se trazer novos profissionais com o olhar voltado à atenção primária, à saúde, que é a porta prioritária de entrada do SUS, para que os nossos usuários cada vez mais tenham profissionais qualificados, que tenham competência técnica e conhecimento de causa para atender à população e suas necessidades” comentou Giovane. 

A estudante Gabrielle dos Reis, do 5º ano do curso de Enfermagem, disse que poder explicar e ensinar para os motoristas é satisfatório. 

“A gente ajuda ele a melhorar sua qualidade de vida e acabamos meio que indiretamente, salvando a vida de uma outra pessoa, porque numa hora, e espero que não aconteça, pode bater o caminhão, matar outra pessoa e, assim, se ele tivesse se cuidado antes, evitaria isso”, falou Gabrielle que finalizou, “a prevenção sempre será o melhor remédio”. 

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Na tarde desta terça-feira (27), a Fundação Oswaldo Aranha – FOA, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio– CIPA+A, promoveu, encerrando a campanha do "Fevereiro Roxo”, uma palestra de conscientização sobre o Alzheimer. A comissão reuniu funcionários da Fundação no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e convocou Fabiano Delesposte, mestre em Enfermagem e professor do curso no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA de 2003 a 2014 e 2018 em diante, que abordou as principais formas de prevenção, diagnóstico, prejuízo e formas de tratamento da doença.

O Alzheimer é neuro-degenerativo e afeta fortemente as funções cognitivas, que ocasiona a redução das capacidades de convívio na sociedade, causando prejuízos, nos piores casos, até mesmo nas relações familiares. A doença é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que provocam a perda gradual de habilidades intelectuais e sociais.

O público mais afetado está entre os idosos. Mais de 1 milhão de pessoas com mais de 60 anos de idade, cerca de 6% da população idosa do Brasil, convivem com esse transtorno, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Ao longo da iniciativa, Fabiano, que atua na área de emergência psiquiátrica, promoveu a participação ativa dos funcionários, para que toda a explicação acerca das suas particularidades fosse clara e certeira. Em tom interativo de conversa, esclareceu, inicialmente, que a possibilidade de qualquer pessoa desenvolver a doença é maior, caso tenha algum familiar próximo com a enfermidade, pois o indivíduo pode ter herdado alterações genéticas que provocam seu desenvolvimento.

Ele também apontou fatores cotidianos que podem influenciar na sua formação. A falta de exercícios de raciocínios e físicos, alimentação desbalanceada e o sono desregulado são, por exemplo, segundo o especialista, fatores que implicam no favorecimento desse e de muitos outros problemas de saúde:

“O planejamento pelas práticas mentais, físicas, e da alimentação saudável são indispensáveis para a prevenção do Alzheimer e de diversos outros problemas. Caso a pessoa não tenha o hábito de se exercitar minimamente e realizar atividades que alimentem aspectos relacionados à memória, ela pode favorecer o estabelecimento da enfermidade futuramente. A alimentação precisa ser rica em vitaminas, sobretudo a vitamina B, para que ela seja evitada desde a vida a adulta”.

O diagnóstico deve ser feito por exame clínico, através de uma consulta com um neurologista ou psiquiatra, por meio de um teste de memória recente. As formas de tratamento são paliativas pois, como é uma doença degenerativa, ela apenas avança com o passar do tempo. Mas, por meio de medicamentos e redes de apoio, os pacientes podem ter uma vida menos impactada por suas consequências:

“Vimos aqui, hoje, que é muito importante o diagnóstico correto da doença, por meio da ida ao médico especialista. Apesar de ser uma doença não retrógada, nos conscientizamos de que o paciente também precisa seguir a medicação correta, para prolongar sua saúde e minimizar os problemas causados pelo Alzheimer, além da base das redes de apoio, que é fundamental”, declarou Edmar Junior, auxiliar de escritório da FOA, enfatizando os principais tópicos abordados na palestra.

A rede de apoio, sobretudo familiar, é primordial na parte do tratamento e diagnóstico. Caso exista algum membro próximo da família que apresente falha de memória recente constantemente, procure o setor especializado nas unidades de saúde para entender a atual situação dos possíveis sintomas. Tão vitais quanto são as ações que divulgam esclarecimento acerca da doença, no intuito de que cada vez mais pessoas compreendam os riscos e atitudes de prevenção e cuidado a se ter com esse transtorno tão delicado:

“Transmitir tudo o que foi discutido aqui é um compromisso que a nossa instituição tem com cada um dos nossos funcionários. Notamos, tanto na nossa casa, como no nosso trabalho, pessoas que apresentam esquecimento recente de acontecimentos, mas muitos não estão cientes das melhores formas de agir. Esse é o grande impacto dessa iniciativa desta tarde, pois busca policiar e atingir o número máximo de pessoas quanto à conscientização”, afirmou Juliano de Sá, presidente da CIPA+A, organizadora do evento, salientando os impactos de disseminar tópicos básicos sobre o Alzheimer.

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No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

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