A 2ª edição do Simpósio das Exatas, promovida pelos cursos de Engenharias, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do UniFOA, reforçou o compromisso da instituição com uma formação completa, que alia conhecimento técnico, habilidades interpessoais e inserção no mercado de trabalho. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras com profissionais da área, mesas-redondas com egressos, oficinas e a submissão de trabalhos nos formatos de relato de experiência e resumo.
De acordo com o professor Italo Pinto, um dos organizadores do evento, todas as atividades foram planejadas para contribuir diretamente com a formação dos estudantes.
“Tivemos ações mais técnicas, voltadas para temas como inteligência artificial, Indústria 4.0 e programação, mas também incluímos oficinas focadas em soft skills, como comunicação não violenta e gestão de tempo. Além disso, promovemos atividades voltadas para o marketing pessoal, como o uso estratégico do LinkedIn e a postura em entrevistas de emprego. Ou seja, buscamos alinhar as competências técnicas e comportamentais com estratégias de empregabilidade”, destacou.
Outro ponto alto do simpósio foi a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes. Segundo Ítalo, o momento foi importante para incentivar a troca de experiências e valorizar o que vem sendo produzido dentro da graduação.
“Acredito que o impacto do evento pode ser muito grande, principalmente se os alunos aproveitarem o espaço para networking e engajamento”, completou.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Carlos Eduardo, também celebrou os resultados do evento. Ele destacou a evolução da iniciativa, que no ano anterior havia sido realizada como “Semana das Exatas” e, nesta edição, ganhou mais robustez com a estrutura de simpósio, incluindo a publicação e defesa de trabalhos acadêmicos.
“Foi uma experiência muito interessante. Tivemos participação ativa de alunos, egressos, professores e palestrantes externos. Alunos do terceiro período ministraram oficinas, egressos também contribuíram com atividades, e tivemos ainda premiações para os melhores trabalhos. Dois trabalhos do curso de Sistemas de Informação foram premiados na categoria resumo, e um da Engenharia Elétrica venceu na categoria relato de experiência. Foi um momento muito rico e de troca verdadeira entre todos os envolvidos”, avaliou.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Samanta Grisol, o Simpósio das Exatas foi um evento que promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a pesquisa, a inovação e o protagonismo discente por meio da apresentação de projetos, palestras e mesas-redondas.
“Para nós, da coordenação, é uma grande satisfação ver nossos estudantes compartilhando seus conhecimentos, dialogando com profissionais da área e fortalecendo sua trajetória como futuros engenheiros comprometidos com a ética, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Com foco na interdisciplinaridade e na vivência prática, o Simpósio das Exatas reafirma a proposta do UniFOA de preparar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios do mercado com conhecimento, atitude e visão de futuro.
As semanas acadêmicas de Engenharia no UniFOA têm uma história de mais de 40 anos. O Simpósio das Exatas consolida esta experiência, buscando a integração e possibilidade de colaboração entre os cursos. O 2º Simpósio das Exatas foi realizado envolvendo os cursos presenciais: Engenharia Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação; digitais: Engenharia Civil, da Computação, de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tema: Ligação de um Motor Trifásico de 12 terminais: um relato de experiência utilizando laboratórios virtuais do UniFOA
Participantes: Pedro Mateus Lopes de Resende Dias; Gian Luca Silva Soares; Edimilson Emanuel Fonseca Alves; Luciano Augusto Moura da Silva; Matheus Flores de Almeida Candido e Italo Pinto Rodrigues.
Tema: VolunCheer: Plataforma de Inovação Social através da conexão entre voluntários e ONGs
Participantes: Samara Leal; Bianca Sanches; Elisa Dacol; Lilian Lima; Mariana Santos; Thaíssa Ferreira e Luciane Carvalho.
Tema: CowLabs: Uma Plataforma Digital para Trabalho Colaborativo e Integração de Projetos no Ensino Superior
Participantes: Wesley Pinheiro Balbino; Pedro Vieira Carvalho; Marcelo Ferreira Reis; Yuri Rocha March de Souza; Lucas Nogueira Andrade e Luciane Carvalho Jasmin de Deus.
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O reconhecimento do esforço acadêmico marcou a cerimônia do 12º Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, realizada no dia 3 de dezembro, no Clube de Engenharia. A premiação reuniu estudantes, professores e orientadores de diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro, valorizando pesquisas de destaque nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.
O UniFOA brilhou na edição ao conquistar seis premiações em trabalhos dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, de Materiais e Produção. A coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Ambiental do UniFOA, Samantha Grisol, destacou a relevância dessa conquista: "Essa premiação reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inovação e a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado."
A edição teve como tema "O Desafio da Mudança Climática para o Futuro da Engenharia", contemplando 81 trabalhos acadêmicos, entre monografias, dissertações e teses, apresentados em cursos de graduação, mestrado e doutorado referentes a 2023. Para o ano de 2024, pela primeira vez, o tema foi definido por meio de uma votação realizada pelas instituições de ensino que integram o Colegiado das Instituições de Ensino Superior do Crea-RJ (CDIES).
O evento também se destacou pela participação feminina na mesa solene. Além de Samantha Grisol, estiveram presentes a coordenadora e coordenadora adjunta da Comissão de Educação do Crea-RJ, Gisele Teixeira Saleiro e Débora Candeias; a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández; e o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.
Samantha Grisol ressaltou a importância desse momento para a inclusão feminina nas engenharias: "Este momento simboliza não apenas a valorização do ensino de qualidade, mas também a participação feminina nos cursos de engenharia no Brasil, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo."
O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, reforçou a importância da continuidade da premiação: "Que o Prêmio Crea-RJ chegue ao vigésimo, ao trigésimo, que passe por gestões! Porque as gestões passam, mas as instituições ficam e aquilo que é bom deve permanecer, sendo apenas aperfeiçoado cada vez mais."
Desde sua primeira edição, em 2011, o Prêmio Crea-RJ já contemplou mais de 900 trabalhos, de 1.406 autores, representando 110 instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.
A conquista dos cursos de Engenharia reforça o papel do Centro Universitário como referência na formação de engenheiros capacitados para enfrentar desafios globais com inovação e conhecimento científico.
O curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ganhou destaque no prestigiado Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) 2024, realizado de 29 de julho a 2 de agosto em Natal (RN). Os artigos apresentados pelo professor Italo Rodrigues, elaborados por ele junto com os estudantes Gabriel Rodrigues e Bruno Lima, trouxeram reconhecimento e prestígio à instituição, abordando temas de ponta como inteligência artificial na siderurgia e projetos sustentáveis com materiais recicláveis.
Com o tema "Ciência e Engenharia Para o Futuro", a 12ª edição do CONEM reuniu especialistas de renome para discutir as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico. O evento, que abordou áreas inovadoras como inteligência artificial aplicada à engenharia mecânica e transição energética, também contou com simpósios em diversos campos da engenharia, incluindo Ciências Térmicas e Engenharia Aeroespacial. Os artigos do UniFOA destacaram-se não apenas pela inovação, mas também pela sua aplicabilidade prática, capturando a atenção e admiração dos participantes.
Os projetos que foram apresentados tiveram tópicos atuais aliados a abordagens inovadoras, aprofundadas ao longo dos artigos. O trabalho “Otimização de Redes Neurais Artificiais na Siderurgia: Uma Abordagem Baseada em Algoritmos Genéticos” explorou a aplicação de redes neurais artificiais (IA) na área da siderúrgica, sendo um dos únicos que apresenta um estudo de caso passível de implantação no sistema real para controle de laminadores, máquinas utilizadas na conformação mecânica de materiais.
Dessa maneira, o uso de inteligência artificial aplicada de forma inovadora somada aos resultados favoráveis e a aplicabilidade, chamaram atenção dos organizadores do CONEM, sendo selecionado para apresentação oral:
“A seleção dos projetos e suas apresentações significam um grande impulso para meus sonhos na área da Engenharia. Ser selecionado para o CONEM reafirma que estou no caminho certo e me dá a confiança necessária para enfrentar os desafios futuros. Ver nosso trabalho sendo reconhecido em um evento tão prestigiado me inspira a continuar explorando novas ideias, buscando soluções inovadoras e contribuindo para o avanço da engenharia”, afirmou Bruno, orgulhoso pelo reconhecimento obtido pelos trabalhos.
Já o projeto “Percepção de Estudantes de Engenharia em Projeto de Extensão com Foco em Sustentabilidade” foi relacionado ao desenvolvimento de uma extrusora. Ela é uma máquina que possibilita a extrusão de um material, processo mecânico de produção de componentes de forma contínua, no qual o material é forçado através de uma matriz, adquirindo o formato pré-determinada pela matriz projetada para a peça.
Com o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema proposto, a pesquisa foi elaborada a partir do estudo de garrafa
Na sua confecção para a pesquisa, foi elaborada a partir do uso de uma garrafa pet, material reciclável que representou o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema da proposta. Outro diferencial para o trabalho ter sido escolhido para o congresso foi pelo conteúdo conter o olhar pessoal dos estudantes, uma vez que sua aplicação foi utilizada para a disciplina de projetos integrados do curso da Engenharia ABI, que objetiva benefícios voltados diretamente à sociedade:
“Os artigos terem sido expostos para centenas de profissionais da área significa um misto de alegria, alívio e realização para mim. Pois, apesar de todos os problemas enfrentados, conseguimos colher o fruto dos esforços somados. Além disso, ser apresentado em um evento desse porte valida não só o meu esforço individual, mas também o apoio que recebi de colegas, professores e familiares ao longo dessa jornada”, enfatizou Gabriel Rodrigues, muito feliz pela repercussão alcançada pelas pesquisas desenvolvidas.
A exposição das pesquisas dos acadêmicos representou uma oportunidade, mesmo que indireta, de um networking com outros profissionais relevantes em âmbitos específicos da Engenharia. Segundo o professor Italo, apresentar os artigos no CONEM foi um grande privilégio, sendo reflexo da formação integral que o UniFOA proporciona aos seus estudantes:
“É muito gratificante saber que todos eles têm interesse em realizar pesquisas e, mais do que isso, comunicar os resultados, participando de congressos. O compromisso do UniFOA com a qualidade de ensino e pesquisa, são fundamentais para que alcancemos resultados a nível de outros centros de pesquisas nacionais”, enalteceu o docente, que ainda explicou sobre seu sentimento como educador ao participar do evento:
“Considero que este tenha sido um dos melhores Congressos que eu tenha participado. Após a apresentação a audiência se mostrou muito interessada e todos os comentários foram positivos. Nesse sentido, várias novas ideias sugiram para condução de novas pesquisas”.
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O curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve 10 artigos de estudantes aceitos em dois congressos nacionais. Ao todo, dois deles foram aprovados no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), e oito receberam aprovação do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE).
Todos os alunos que tiveram seus trabalhos selecionados apresentarão temas diversos acerca de tecnologias que podem ser exploradas em áreas específicas, como a aplicação de redes neurais artificiais, tal qual a inteligência artificial na siderurgia; o estudo de desenvolvimento de extrusoras, entre outras diversas pesquisas inovadoras. Os discentes discorrerão sobre suas aplicações, métodos, principais vantagens sobre cada recurso analisado, assim como vários impactos pertinentes para a diversificação e melhoria do trabalho na Engenharia brasileira:
“A sensação de ser selecionado é indescritível. É um misto de alegria, alívio e realização. Apesar de todos os desafios enfrentados, conseguimos colher o fruto dos esforços somados, e saber que teremos a oportunidade de apresentá-lo em um dos congressos mais importantes da engenharia mecânica no Brasil é extremamente gratificante”, declarou Gabriel Rodrigues, do 4º período da Engenharia ABI do UniFOA, muito feliz pela oportunidade de ser escolhido para o CONEM.
O CONEM é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O congresso, que acontecerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Natal (RN), traz o tema “Ciência e Engenharia Para o Futuro” e recebe acadêmicos com ideias brilhantes para a área no país:
“Ser selecionado para o Congresso é uma sensação extraordinária. É o reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos ao longo da minha jornada acadêmica. Participar de um evento de tamanha importância me enche de orgulho e satisfação, além de ser uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento e aprender com profissionais renomados”, contou Bruno Lima, do 4º período, muito feliz por poder participar do Congresso.
Já o COBENGE, em sua 52º edição, reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes motivados em promover a melhoria da formação e o desenvolvimento da engenharia nacional. O curso de Engenharia do UniFOA também participou da última edição, na qual teve destaque na apresentação de um estudo com abordagem de aprendizagem. O evento, que será organizado entre os dias 16 e 19 de setembro em Vitória (ES), promete trazer insights esclarecedores para cada participante, além de uma experiência memorável para vida pessoal e profissional de todos:
“Estou muito feliz pela nossa seleção para o congresso. Buscamos o máximo de informações e atividades possíveis para que o artigo ficasse cada vez mais completo. É sempre gratificante o reconhecimento pelo esforço que temos ao elaborar esses trabalhos, além da grande experiência que o evento ainda vai nos conceder” enfatizou Larissa Torres, do 4º período, muito ansiosa para participar do COBENGE.
A realização e aprovação desses artigos mostra o potencial dos estudantes do UniFOA, maximizado pela estrutura e a excelência de ensino da instituição. A partir de uma metodologia que integra a teoria à prática acadêmica, os professores do Centro Universitário incentivam a pesquisa e a elaboração de trabalhos inovadores, visando sempre ao aprendizado em primeiro lugar:
“Os impactos para os estudantes são múltiplos e transformadores. De modo geral, o uso de tecnologias disruptivas e o desenvolvimento do pensamento holístico para lidar com projetos complexos expande horizontes e potencializa o aprendizado, sendo crucial para a formação profissional”, declarou Italo Pinto Rodrigues, co-autor dos trabalhos aprovados e professor do curso de Engenharia, orgulhoso pelos trabalhos elaborados e aprovados.
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Promover iniciativas que estimulem a busca por conhecimento são ações que podem transformar a vida de inúmeros estudantes, inclusive aqueles que estão evoluindo em sua trajetória acadêmica no ensino fundamental. Ao oportunizar que alunos de uma graduação tenham a experiência de ensinar conceitos básicos sobre determinada área para esses jovens, o aprendizado é mútuo, pelo contato das crianças e adolescentes com novos assuntos, além da chance dos graduandos colocarem em prática o que estudam em sala de aula.
Apoiados por esse ponto de vista, os discentes do curso da Engenharia ABI do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) elaboraram o “Projeto Missão Eletrônica", programa educacional que visa despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelas ciências exatas, especialmente a eletrônica. A primeira fase do programa foi construída ao longo do primeiro semestre, com a confecção do material que será utilizado como instrumento de ensino a diversos estudantes de escolas de Volta Redonda por meio de oficinas.
A implementação do "Missão Eletrônica" encontra fundamento na importância de alinhar a educação básica com competências essenciais em engenharia, como definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e também orientado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Sua aplicação também contribui para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a preservação do meio ambiente e educação, aumentando ainda mais os impactos da proposta:
“Esta experiência prática é altamente valorizada pelo mercado de trabalho, pois os alunos utilizam as mesmas ferramentas e técnicas que os profissionais que já atuam no mercado de trabalho empregam em suas atividades. Adicionalmente, essa iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais, como trabalho em equipe”, enfatizou Italo Pinto Rodrigues, um dos professores do curso de Engenharia proponentes da ação.
A etapa inicial foi focada na criação de protótipos, como um circuito eletrônico, que serão utilizados como exemplos para os projetos dos protótipos foram descritos em cartilhas, de modo a apoiar os discentes do UniFOA, que auxiliarão os jovens do ensino fundamental e médio nas futuras atividades. Além disso, ela conterá informações sobre o funcionamento dos protótipos, fundamentos básicos de suas aplicações e cuidados básicos necessários em projetos envolvendo eletrônica e eletricidade.
A segunda fase acontecerá no segundo semestre com a condução de oficinas dedicadas à reprodução dos protótipos descritos nas cartilhas. Durante essas ações, os estudantes das escolas de Volta Redonda serão introduzidos, integrados e instruídos em conceitos de eletricidade e eletrônica.
Os estudantes do Centro Universitário serão os facilitadores dessa introdução, acompanhados pelo professor Italo. Eles serão incentivados a pensar criticamente e aplicar teorias, aprendidas em sala de aula, por meio de desafios práticos direcionados aos jovens.
Um dos objetivos da iniciativa é criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde estudantes universitários compartilham suas experiências e conhecimentos com os alunos no início de sua trajetória acadêmica, o que incentiva a troca de aprendizado e enriquece o processo educacional ao desenvolver habilidades interpessoais e pedagógicas nos participantes.
A metodologia de aplicação do projeto reflete a ênfase das diretrizes na aplicação prática do conhecimento. Isso não só fortalece a compreensão teórica dos alunos do UniFOA, mas também desenvolve habilidades, como o pensamento crítico, e enriquece a experiência de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio:
“A integração entre ensino e extensão torna o processo de ensino-aprendizagem mais humano. Para mim, é uma realização profissional participar desses projetos junto com os estudantes de Engenharia e, mais do que isso, criar e desenvolver propostas que têm o potencial de mudar o mundo”, finalizou Italo.
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Os alunos dos cincos cursos de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) – Mecânica, Elétrica, Produção, Civil e Ambiental -, encerraram o semestre com as apresentações de projetos inéditos e revolucionários, dentro do Sistema Área Básica de Ingresso (ABI), que é baseado em aulas práticas favorecendo a compreensão, argumentação, o pensamento lógico e as ideias. As apresentações finais foram realizadas no AudiSmart, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, ao longo da semana passada.
O sistema ABI foi implantado em 2022 e, de lá área cá, tem conquistado importante espaço na área acadêmica das engenharias. Durante todo o ciclo básico dos cursos, ao invés de somente receber aulas teóricas e fazer provas, o aluno apresenta e defende seus projetos, preparando-o para o mercado de trabalho, além de construir uma visão holística em projetos. Os estudantes formaram equipes, com liberdade para escolher os temas, além de receberam mentoria e orientação dos professores.
O professor Italo Pinto Rodrigues é um dos mais empolgados com os trabalhos desenvolvidos, explicando que essa habilidade é muito cara aos profissionais que irão atuar no mercado, pois as empresas buscam cada vez mais competitividade e, com isso, perseguem de toda maneira a redução de custos. Dessa forma, o futuro(a) engenheiro(a) deve ter uma visão sistêmica de tudo o que está acontecendo no projeto e mapear todas as inconsistências para que o projeto dê certo.
“Desde os módulos comuns do curso da Engenharia ABI, os estudantes têm a oportunidade de colocar a mão na massa e atuar em projetos que mimetizam sua atuação no mercado de trabalho e isso desde o primeiro módulo. Esse é um baita diferencial. Além das técnicas que são empregadas, com o suporte dos conteúdos de engenharia (cálculo, programação, física, modelagem e simulação, entre outras), os estudantes desenvolvem as habilidades de lidar com as questões pessoais, interpessoais e gerenciais”, pontuou.
Ainda de acordo com ele, “uma das maneiras que vejo de medir o sucesso da metodologia empregada na Engenharia ABI é verificar a qualidade e complexidade dos projetos que vêm sendo apresentados pelos estudantes. Projetos estes que vêm gerando repercussão, seja na participação em congressos voltados à Engenharia, seja na participação no ExpoFavela (2023), por exemplo”, acrescentando que até o final do 10º módulo, eles terão atuado em pelo menos 10 projetos diferentes, acumulando experiências”.
Para a professora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Claudia Silva de Almeida, "as apresentações permitem que os alunos da Engenharia-ABI validem o conteúdo adquirido na sala de aula, colocando-o em prática. Isso os prepara para o mundo real e desenvolve as competências necessárias para o mercado de trabalho. Portanto, a apresentação dos alunos é fundamental para a transição de uma aula teórica para a prática, garantindo que o projeto seja bem compreendido, apoiado e executado de forma eficaz", enfatizou.
Do ponto de vista dos alunos, a Engenharia ABI é considerada como um ótimo sistema, pois os tiram da zona de conforto, que é ficar apenas assistindo às aulas e testando os conhecimentos através de provas, colocando-os para racionar, montar e desenvolvendo diversas habilidades necessárias e cobradas pelo mercado de trabalho.
De acordo com Iago de Souza, que encerrou o 4º período, “a Engenharia ABI, embora tenha me assustado no início, após um tempo pude perceber que é essencial para um engenheiro. Precisamos saber lidar com mudanças e esse sistema consegue simular o cenário de diferentes maneiras, o que já nos deixa mais preparados para o mercado de trabalho”, salientou.
A sua equipe, formada por cinco alunos, apresentou um trabalho que consiste em iluminação inteligente para postes de iluminação pública, colaborando com o conceito de cidades inteligentes, com um importante diferencial que é justamente a redução obtida ao conseguir a queda considerável no desperdício de energia, podendo gerar uma economia de até 80% no melhor dos cenários.
“Definitivamente é perceptível a eficácia das aulas práticas aliadas às aulas teóricas, pois conseguir aplicar na nossa frente o que foi visto no quadro ajuda muito na fixação da matéria, aliando esse modelo à determinação e ao foco, facilmente você se apaixona pela área, o que acredito que não aconteceria com aulas somente teóricas”, frisou Iago.
Ainda de acordo com ele, “passamos meses pensando em viabilizar ideias, possíveis problemas, prováveis soluções, testes, mas no final é verdadeiramente gratificante ver que em tão "pouco" tempo somos capazes de superar as expectativas, tanto dos professores quanto de nós mesmos, o que particularmente me deixa muito orgulhoso e mais seguro como futuro profissional”, finalizou.
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No próximo dia 17 de maio, o mundo celebrará o Dia Mundial da Reciclagem, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de impulsionar a reflexão sobre o descarte adequado e a reutilização de itens de consumo. Neste contexto, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promove uma iniciativa para conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem de forma animada e reflexiva.
Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), com dados da International Solid Waste Association (ISWA), revelou números alarmantes sobre a produção de resíduos sólidos no Brasil. O país gera mais de 27 milhões de toneladas de resíduos recicláveis por ano, porém apenas 4% desse material é enviado para reciclagem. Essa disparidade evidencia a necessidade urgente de ampliar as iniciativas de reciclagem e reutilização de materiais.
Em resposta a esse desafio, o curso de Design do UniFOA organizou uma oficina de confecção de brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis. A iniciativa, parte do projeto "Amor em Ação", teve como público-alvo as crianças do bairro Três Poços, em Volta Redonda. Sob a coordenação da professora Márcia Canavez e seus alunos do curso de Enfermagem, o projeto visa promover atividades conscientizadoras de educação em saúde e meio ambiente, além de ter apoio também do curso de Odontologia.
"Organizamos essa proposta para que as crianças pudessem refletir sobre o descarte correto do lixo de forma divertida. Mostramos como reutilizar esses resíduos transformando-os em brinquedos, transmitindo alegria em forma de conscientização", explicou Patrícia Rocha, professora do curso de Design.
Além da confecção de brinquedos, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas básicas de Engenharia, como a montagem de um carrinho de fricção. A professora Shimene Baptista, do curso de Engenharia Mecânica, destacou a importância de transmitir conhecimentos sobre reciclagem e Engenharia de forma acessível e divertida.
Durante a oficina, as crianças foram divididas em grupos para montar diversos tipos de brinquedos, como jogos de botão, bolinhas e uma casa de passarinho. Os materiais utilizados incluíram caixas de leite, cartelas de ovos, palitos de picolé e tampinhas de garrafa PET. Após a atividade, cada criança pôde levar para casa um brinquedo feito por ela mesma.
"Me diverti muito pintando a cartela de ovos. Vou levar um brinquedo para casa e brincar depois de estudar na escola", disse Ketelly Fernandes, uma das participantes da oficina.
Além de proporcionar diversão, o projeto busca conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Rafael Lamon, aluno do curso de Design, destacou a gratidão em participar de uma iniciativa que combina diversão e conscientização ambiental.
O projeto integrado é uma demonstração do compromisso do UniFOA em promover ações que impactam positivamente a comunidade e contribuem para a construção de um futuro mais sustentável. Com essa iniciativa, a instituição reforça seu papel como agente de transformação social e ambiental, inspirando estudantes e a comunidade local a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.
A oficina de brinquedos sustentáveis não apenas proporcionou momentos de diversão e aprendizado para as crianças, mas também deixou um legado de conscientização e responsabilidade ambiental. Por meio de atividades práticas e educativas como essa, é possível construir um futuro mais promissor para as próximas gerações, onde a preservação do meio ambiente seja uma prioridade em todas as esferas da sociedade.
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Os acidentes envolvendo eletrodomésticos e gás de cozinha causam muitas vítimas no Brasil. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ocorreram 1.828 acidentes no Brasil somente relacionados à energia elétrica, resultando em 686 mortes. Segundo o estudo, apenas em Minas Gerais, foram 132 ocorrências que resultaram em 35 óbitos no ano passado.
Mesmo o número já sendo alto, a Abracopel acredita que os números reais possam ser até três vezes maior, uma vez que nem todos os incidentes são registrados pela associação. Portanto, é provável que o número de mortes relacionadas a acidentes elétricos no Brasil esteja mais próximo de 2 mil.
Pensando em contribuir para uma mudança nessa situação, o curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), com apoio do curso de Engenharia Mecânica, organizaram uma ação de conscientização através de um projeto integrado. O projeto tem por objetivo esclarecer para os alunos do Ensino Médio do CIEP 291 - Dom Martinho Schlude, de Pinheiral, as maneiras mais seguras para o uso correto de aparelhos elétricos e gás de cozinha em ambientes residenciais e comerciais.
Como diferencial da iniciativa será apresentado aos alunos que cursam disciplinas profissionalizantes de eletricidade do CIEP, na forma treinamento, a entrega de uma cartilha detalhando esses cuidados básicos com a eletricidade e o gás de cozinha. Todas as atividades a serem executadas nas fases do projeto serão supervisionadas e orientadas pelos docentes de acordo com as práticas profissionais de cada curso.
De acordo com a Abracopel, os principais causadores de acidentes elétricos são fios desencapados e de má qualidade, utilização de "T's" e benjamins (que são grandes causadores de incêndios), mau uso da energia, acidentes na construção civil, entre outros. Essas situações podem levar a incêndios, danos aos equipamentos elétricos e, em casos mais graves, lesões ou até mesmo a morte.
Quanto ao gás de cozinha, um dos incidentes mais comuns é o vazamento de gás, devido problemas de instalação inadequada, conexões desgastadas ou danificadas, equipamentos defeituosos ou até mesmo a falta de manutenção regular. O vazamento pode causar um desastre enorme, como explosão, incêndio do local e até mesmo asfixia se o local não tiver ventilação.
Durante as atividades do projeto integrado, serão abordados tópicos básicos, mas muito importantes para o manuseio correto de utensílios domésticos que podem causar acidentes relacionados a eletricidade e gás de cozinha. Os cuidados essenciais para o uso correto de pontos de energia, iluminação e eletrodomésticos serão abordados juntamente com o uso consciente da energia com uma perspectiva socioambiental e econômica:
“A ação tem como um dos objetivos principais conscientizar os alunos CIEP 291, para que eles também possam espalhar os conhecimentos adquiridos para família e amigos”, declarou Izabel Mota, coordenadora e professora de Engenharia Mecânica, sobre os principais propósitos da iniciativa. A professora ainda afirmou que o projeto também pode ajudar a diminuir a quantidade de casos de acidentes domésticos, muito comuns no Brasil:
“Infelizmente, não é novidade que grande parte da população desconhece as normas básicas de segurança no uso da eletricidade e gás de cozinha. Isso é comprovado tendo em vista os muitos acidentes domésticos que acontecem no nosso país”
O planejamento do projeto inclui reunião com a coordenação, professores e estudantes responsáveis pela proposta, levantamento bibliográfico e a confecção da cartilha. Dentro de todo esse processo, o curso de Engenharia Elétrica busca sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos períodos já cursados, como também, oferecer vivência de prática profissional mediante aplicação do conhecimento em situações reais.
Uma das principais metas do programa é desenvolver as habilidades sociocultural e ambiental dos estudantes, além de permitir que o docente atue em ações sociais e se atualize e humanize com os problemas da comunidade:
"Estou conseguindo aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos em instalações elétricas e materiais elétricos, fundamentais para os desafios técnicos enfrentados. Destaco o significativo aprendizado em liderança e trabalho em equipe, habilidades cruciais para coordenar esforços e alcançar resultados eficazes em projetos complexos” afirmou Bernardo Mazoto, estudante do 7º período de Engenharia Elétrica. Bernardo ainda ressaltou que a experiência adquirida pelo projeto está possibilitando o aprimoramento de alguns de seus atributos comunicacionais, sobretudo sua capacidade de se comunicar em público:
"Um dos aspectos mais significativos dessa experiência é a oportunidade de aprimorar minhas habilidades de comunicação ao falar em público para uma plateia desconhecida. Esse desafio está contribuindo significativamente para o desenvolvimento da minha capacidade de expressão oral e para a confiança em minha habilidade de transmitir ideias de forma clara e persuasiva".
A avaliação dos estudantes nas atividades será realizada pelos professores que acompanharão todas as atividades, avaliando a interação e desenvoltura dos discentes nas práticas entregues em todas as etapas. Os discentes serão avaliados de acordo com o seu desenvolvimento e entrega dos produtos sob sua responsabilidade, verificando o atendimento a qualidade e prazo definidos para as atividades.
No final do projeto será gerado um relatório final no qual o discente irá descrever suas percepções em relação à sua participação nas atividades.
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O campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco da 40ª Semana das Exatas, que uniu os cursos de Engenharia junto com Sistemas de Informação na organização e temática das atividades. A programação trouxe uma oportunidade única para os estudantes entrarem em contato com palestrantes de fora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), como também por uma troca mais intensa de conhecimentos entre cada aluno, professores e egressos da instituição, que também destrincharam temas atuais durante a iniciativa.
Além disso, os discentes vivenciaram uma gama de aprendizados de áreas de atuação dos dois cursos, despertando grande curiosidade e o engajamento na ocasião:
“O evento pode proporcionar aos alunos informações atualizadas, conhecimentos e capacitações que poderão despertar novas ideias ou aplicações em TCCs, Projeto de Iniciação Científica, de Extensão e formação continuada. Isso permite que o aluno se mantenha alinhado às demandas da sua área de atuação e preparado para um mercado cada vez mais competitivo", disse Érika Fraga, uma das organizadoras do evento.
Ao longo dos eventos, as atividades contaram com palestras ministradas por especialistas em cada tema escolhido para a semana das exatas, que aconteceram presencialmente, em Três Poços, e remotamente, pela plataforma Microsoft Teams. Eles expandiram os horizontes dos alunos a partir do compartilhamento de experiências em suas respectivas áreas de atuação, atraindo interesse dos estudantes dos dois cursos:
“Esse é um momento ímpar para nossos estudantes aprender com quem está no mercado e trocar ideias e experiências profissionais”, declarou o coordenador da Engenharia Civil, Sérgio Taranto, que ainda completou sobre os impactos da integração de conhecimentos e práticas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação:
“Várias tecnologias digitais utilizadas pelos profissionais das Engenharias são desenvolvidas por profissionais de Sistemas de Informação. A troca de informações impactam na expansão dos conhecimentos e das oportunidades nas diversas áreas de atuação. A interdisciplinaridade é rica e o momento é ímpar em nossos cursos”.
Por meio dos aprendizados transmitidos pelos palestrantes, os alunos conseguiram compreender como as áreas da Engenharia e Sistemas de Informação se integram e de que forma ambas as partes tiram vantagens dessa colaboração. Programas utilizados pelos sistemas de informação, como Softwares da Autodesk e a Inteligência Artificial, são peças essenciais tanto na modelagem de projetos de construção, como também na modelagem estrutural de um edifício, por exemplo:
“Esses softwares e sistemas desenvolvidos por especialistas das áreas de computação podem ser aplicados em diversos campos das engenharias civil, mecânica e elétrica, entregando mais versatilidade nessas áreas. Outro exemplo são os próprios supervisores poderem usar desses artifícios para tomar a melhor decisão baseada em um apanhado de dados recolhidos por esses sistemas”, destacou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo, sobre como essa colaboração mútua traz mais versatilidade e agilidade para as empresas, enfatizando uma das possibilidades geradas.
A semana das exatas ainda cumpriu o papel de abrir os olhos dos estudantes para a aplicação de seus conhecimentos pela prática em situações reais, fora do Centro Universitário. Todas as atividades ampliaram os leques de possibilidades conhecidos pelo público, demonstrando os exemplos de áreas de atuação e o que há de mais moderno no mercado de trabalho, assim como explica Ítalo Rodrigues, também um dos organizadores da semana, sobre as vivências proporcionadas aos participantes dos eventos:
“A proposta era de realmente trazer a experiência de muitos profissionais que já atuam no mercado, proporcionando ao estudante um momento de troca, networking e aprendizagem. A ideia era de que o estudante passasse pela semana acadêmica e desenvolvesse a consciência de que as áreas tecnológicas são amplas e que eles precisam estar sempre investindo em sua formação continuada”, pontuou Ítalo, professor dos cursos das Engenharias Elétrica, Produção e Área Básica de Ensino – ABI, que ainda agradeceu outros participantes ativos na realização do evento, como forma de reconhecimento de um trabalho unido e organizado de toda a instituição:
"Quero agradecer enormemente aos setores da Agência de Comunicação Integrada, Divisão de Informática, Prefeitura do Campus Universitário Olezio Galotti, Supervisão de
Eventos, Supervisão de Marketing e Jornalismo e todas as equipes de apoio da Fundação Oswaldo Aranha pelo apoio para realização desse evento, além claro da equipe da secretaria do curso de Engenharia, composta pela Dalva Maria, Maria José Delgado e Kaike Feijo, que ajudaram a tornar tudo isso possível".
A programação ainda contou com palestras de egressos do UniFOA, que apresentaram suas áreas de atuação, contaram suas vivências na profissão e prepararam ainda mais os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Rafael Mello, egresso de Engenharia Elétrica, que hoje trabalha com energia solar, afirmou que foi um grande prazer retornar à instituição para agregar ainda mais na formação de todos os estudantes:
“Poder contar a minha história aqui, nessa ocasião, sobre como o UniFOA foi vital para a minha formação e o profissional que sou hoje, é um prazer enorme para mim, porque sei da importância dessa atividade. Acredito que consegui contribuir para o desenvolvimento acadêmico de todos, pois busquei inspirá-los a continuar com suas respectivas jornadas, que assim, se tornarão grandes profissionais”.
A semana das exatas é mais um grande sucesso do Centro Universitário de Volta Redonda no compromisso de entregar uma formação de qualidade aos seus estudantes. A premissa do UniFOA é formar agentes transformadores da sociedade no presente e futuro, graças à qualidade do ensino que é ofertado pela instituição:
“Todos os conhecimentos que estou adquirindo durante a iniciativa estão sendo fundamentais para a minha formação. O evento, com toda certeza, já esclareceu muitos questionamentos e curiosidades que tenho em diversas áreas. Sinto que estou no caminho certo da minha profissão”, contou Gabriel Carota, aluno do 9º período do curso de Engenharia Elétrica, acerca dos aprendizados enriquecedores obtidos por meio das atividades.
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Inicia hoje, dia 15, a Semana das Exatas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), apresentando uma programação abrangente que se estenderá até quarta-feira, dia 17, com uma variedade de atividades realizadas em diversos laboratórios da instituição.
O evento terá início com duas aulas magnas: "40 anos da Semana Acadêmica do UniFOA" e "Soluções de IA Inovadoras para Problemas Complexos nas Engenharias e Computação". Estas palestras proporcionarão aos participantes insights valiosos sobre o desenvolvimento e avanço das áreas de Engenharia e Computação, além de discutir soluções inovadoras para desafios complexos enfrentados atualmente.
A Semana das Exatas é uma oportunidade única para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e se prepararem para se tornarem profissionais do futuro, capacitados e atualizados com as mais recentes tendências e tecnologias em suas respectivas áreas de atuação.
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