A professora Ana Paula Cunha Pereira, docente dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (MECSMA) do UniFOA, representou a instituição e o Brasil na Conferência Anual da Leisure Studies Association (LSA), realizada em julho, na York St. John University, no Reino Unido. O destaque de sua participação foi a apresentação de um capítulo de sua autoria no livro Research Handbook of the Sociology of Leisure, em tradução livre (Manual de Pesquisa em Sociologia do Lazer), publicado pela renomada editora Edward Elgar Publishing.

Com o tema “Leisure and social justice in changing and challenging times” (Lazer e justiça social em tempos de mudança e desafios), a conferência celebrou os 50 anos da LSA, uma das mais prestigiadas associações acadêmicas dedicadas aos estudos do lazer, reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento, como sociologia, educação física, psicologia, geografia, economia, arquitetura, turismo, gestão de eventos e políticas públicas.

A obra da qual Ana Paula faz parte será lançado no final do ano, reúne 33 capítulos de autores de várias partes do mundo, discutindo como o lazer, o ócio e a indústria do entretenimento se relacionam com dinâmicas sociais, inclusão e exclusão. Seu capítulo, intitulado “Leisure, Resistance Movements and Marginalised Youth: 30 Years of the Cultural Group AfroReggae, a non-governmental organisation in Rio de Janeiro, Brazil” (Lazer, movimentos de resistência e juventude marginalizada: 30 anos do grupo cultural AfroReggae, uma organização não governamental do Rio de Janeiro, Brasil), surgiu a partir de um convite feito pelos organizadores Karl Spracklen (Leeds Beckett University, UK), Brett Lashua (University College London, UK) e Felice Yuen (Concordia University, Canadá).

Segundo Ana Paula, a escolha do tema foi orientada por três pilares: abordar o lazer em interface com a desigualdade social, dar visibilidade à realidade urbana do Rio de Janeiro e articular o conteúdo com as disciplinas que leciona no UniFOA, como “Legislação da Educação e Políticas Educacionais” (licenciatura em Ciências Biológicas em Educação Física) e “Políticas e Práticas de Inclusão” (MECSMA).

“Aceitei o convite em 2023, sem ainda ter uma ideia clara do que escrever. Foi um desafio que me motivou a mergulhar nas políticas públicas voltadas à juventude, movimentos sociais e legislações brasileiras”, relatou. A comemoração dos 30 anos do Grupo Cultural AfroReggae à época da escrita serviu como catalisador para o desenvolvimento da pesquisa.

Durante o evento, Ana Paula participou da mesa “Starting Lines, Turning Points, and Disputational Moments in the Sociology of Leisure” (Linhas de partida, pontos de virada e momentos de disputa na sociologia do lazer), ao lado de nomes de destaque na área, como Felice Yuen (Canadá), Brett Lashua (Reino Unido), Corey W. Johnson (EUA), Holly Thorpe (Nova Zelândia), entre outros pesquisadores de prestígio.

“O mais gratificante foi representar, além da nossa instituição, o meu país em uma mesa internacional tão qualificada. Foi um momento de grande responsabilidade e orgulho profissional”, destacou.

A trajetória de internacionalização da professora já inclui participações anteriores na LSA, a primeira em 2011, durante seu doutorado sanduíche na Leeds Beckett University (UK), e depois como docente do UniFOA em 2013 e 2017. Ela também esteve presente no Congresso Mundial de Sociologia, no Canadá, em 2018.

Ana Paula fez questão de ressaltar o apoio fundamental do UniFOA à sua trajetória acadêmica: “Internacionalizar é um processo constante de resistência. Além de investir na inscrição, a instituição sempre apoiou minhas idas a eventos internacionais. O suporte estrutural, institucional e, inclusive, emocional faz toda a diferença para que possamos continuar produzindo ciência de qualidade”, afirmou.

Ela ainda agradeceu à Pró-Reitora de Pesquisa, Ana Carolina Dornelas; aos coordenadores do MECSMA, Júlio Aragão e Bruna Casiraghi; ao coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Ramos Alves; ao coordenador do curso de Educação Física, Silvio Henrique Vilela; e à reitora, professora Ivanete da Rosa Oliveira, pelo apoio e incentivo ao longo do processo.

A contribuição da professora Ana Paula reforça o compromisso do UniFOA com a produção científica de excelência e com a promoção da internacionalização da pesquisa. Sua atuação no cenário acadêmico global evidencia o impacto e o reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição, ultrapassando fronteiras e conectando o conhecimento local a contextos internacionais.

[elementor-template id="11211"]

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma), oferecido pela FOA/UniFOA. A seleção visa o preenchimento de vagas para ingresso no segundo semestre de 2025, conforme previsto nos editais e em conformidade com a legislação vigente, incluindo a Lei nº 9.394/96 e a Resolução CNE/CES nº 07/17. 

Os interessados têm até o dia 19 de agosto para realizar sua inscrição. 

Com foco interdisciplinar e compromisso social, o Mecsma forma mestres preparados para atuar em diferentes níveis de ensino, sempre promovendo a participação popular, a inclusão social, e a valorização da saúde e do meio ambiente. 

Como se inscrever 

Os candidatos devem acessar o site do UniFOA para consultar os editais completos e efetuar a inscrição dentro do prazo estipulado. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja avançar na carreira acadêmica e profissional com a qualidade e excelência que marcam a trajetória do UniFOA. 

Informações e inscrições: www.unifoa.edu.br/mestrado/mecsma/

 

Leandro Ribeiro, egresso do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) do UniFOA, está entre os indicados ao Prêmio iBest 2025 na categoria Influenciador de Educação. A premiação, considerada uma das mais relevantes do ambiente digital brasileiro, reconhece personalidades e projetos que se destacam por seu impacto positivo na internet. 

A indicação de Leandro celebra o alcance e a relevância de seu trabalho como divulgador científico, voltado especialmente para temas de Geografia, Geologia, mudanças climáticas e educação ambiental. Com forte presença no YouTube e no Instagram, ele tem mobilizado um público cada vez maior em torno da ciência acessível, utilizando uma linguagem simples, mas tecnicamente precisa. 

“Fico extremamente honrado e feliz com a indicação ao Prêmio iBest 2025. Ser reconhecido como influenciador na área da educação é um reflexo de um trabalho feito com muita seriedade, dedicação e amor ao ensino”, afirma Leandro. “Ver que o conteúdo que produzo está impactando positivamente outras pessoas, especialmente estudantes e professores, é o maior retorno que eu poderia ter. Essa indicação me motiva ainda mais a continuar produzindo conteúdos de qualidade e acessíveis”, completa. 

Entre os fatores que contribuíram para a indicação, ele destaca a constância na produção de conteúdo e o compromisso com a divulgação científica responsável. “Busco traduzir assuntos complexos de forma que qualquer pessoa consiga compreender, sem perder o rigor técnico. Além disso, mantenho um diálogo próximo com o público, respondendo dúvidas, incentivando o pensamento crítico e promovendo um ambiente colaborativo nas redes”, explica. 

Leandro também destaca o papel fundamental do MECSMA em sua trajetória acadêmica e profissional. Foi durante o mestrado que ele aprofundou os estudos sobre práticas pedagógicas e o uso das tecnologias digitais na educação, especialmente por meio da pesquisa com o Google Earth no ensino de Geografia. “O mestrado me ajudou a ver a divulgação científica como uma extensão do trabalho educacional. E não posso deixar de agradecer à minha orientadora, a professora Dra. Ana Paula, que foi um pilar essencial nessa jornada. Seu apoio, orientação e incentivo foram determinantes para o sucesso da minha dissertação.” 

Com a votação aberta ao público até o dia 13 de junho, Leandro está na disputa para entrar no seleto grupo dos TOP 20 da categoria. “Caso eu alcance essa posição, quero intensificar ainda mais meu trabalho, ampliar os formatos de conteúdo, criar novos quadros no canal, estabelecer parcerias com outros educadores e desenvolver materiais gratuitos para professores da educação básica. Mais do que um reconhecimento pessoal, estar entre os TOP 20 será uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade à importância da educação científica no Brasil”, finaliza. 

A votação do Prêmio iBest 2025 é aberta, pode ser feita diariamente e leva apenas alguns segundos. Para apoiar Leandro, basta acessar: https://premioibest.vote/565068893 

Na última sexta-feira (04), a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu o Selo "Entidade Amiga do Autista", honraria concedida pela Prefeitura de Pinheiral. O encontro de entrega do selo ocorreu na sala da presidência, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, reuniu o prefeito Luciano Muniz, seu secretariado, representantes da MRS Logística e membros da gestão da instituição.  

A concessão do selo foi dada pela iniciativa da instituição em promover um projeto de extensão ofertando aulas de natação adaptada para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão e desenvolvimento físico e social. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a FOA, a Secretária Municipal de Saúde e MRS Logística, empresa responsável pela doação e instalação do novo sistema de aquecimento da piscina – equipamento essencial para garantir o conforto térmico necessário às aulas de natação adaptada. O projeto, idealizado por Silvio Vilela, coordenador da Educação Física do UniFOA, é conduzido pela professora Christiane Junqueira e conta com o apoio de estagiários do curso, reforçando o papel da Instituição na promoção da inclusão e da responsabilidade social.

Para o prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, a parceria simboliza um avanço importante nas políticas públicas de inclusão. "A entrega desse selo representa um marco para nossa cidade, especialmente para as crianças com TEA e suas famílias. A parceria com a FOA e a MRS reforça nosso compromisso com o bem-estar da população. Precisamos de instituições e empresas que compartilhem dessa visão coletiva de cuidado e desenvolvimento social.", afirmou. 

Priscila Fernandes, analista de relacionamento institucional da MRS, destacou o impacto do trabalho conjunto: "Parcerias como essa, que envolvem o poder público, o setor acadêmico e o setor privado, são fundamentais. A MRS se orgulha de ter contribuído para a viabilização do projeto com a doação do novo aquecedor. Ficamos muito felizes em sermos reconhecidos como ‘Empresa Amiga do Autista’, pois essa iniciativa está alinhada aos nossos valores de inclusão, diversidade e apoio às comunidades vizinhas. Sabemos que essa ação irá transformar positivamente a vida das crianças e de suas famílias." 

A professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, enfatizou que o selo é o reconhecimento de um compromisso institucional de longa data com a inclusão: "A conquista desse selo reflete diretamente um histórico consistente de ações alinhadas às políticas públicas inclusivas. Já recebemos o selo da ONU, por fomentar políticas de diversidade, e o de 'Amiga da Mulher', em virtude das políticas de gênero que promovemos.” 

“Em relação às pessoas com TEA, nossa atuação inclui desde a escuta ativa dos docentes e a adoção de metodologias ativas, até a produção de materiais específicos, como um guia pedagógico elaborado por mim e uma orientanda do nosso Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, que tem sido referência na formação de professores”, completou Ivanete. 

Segundo a reitora, tais práticas não apenas reconhecem as singularidades da população autista, mas também transformam o ambiente universitário em um espaço de pertencimento: "Trabalhamos com a perspectiva do paradigma inclusivista, que compreende o TEA como expressão da diversidade humana, rompendo com a visão biomédica tradicional. Nossas ações impactam não apenas os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica e, por consequência, o tecido social. A FOA se compromete com a formação contínua de professores, políticas de acolhimento, suporte psicopedagógico e projetos interdisciplinares voltados ao público com TEA." 

Para Eduardo Prado, presidente da Fundação Oswaldo Aranha, essa certificação reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a responsabilidade social. “Receber este selo é um reconhecimento do esforço contínuo da FOA em proporcionar um ambiente acolhedor e acessível a todos. Projetos como esse nos motivam a expandir nossas iniciativas e fortalecer ainda mais a conexão com a comunidade”, destaca. 

A entrega do Selo "Entidade Amiga do Autista" simbolizou mais do que uma homenagem: consolidou um esforço coletivo, multidisciplinar e interinstitucional que alia educação, saúde e responsabilidade social. A parceria entre instituição de ensino, poder público e setor privado demonstra que, quando diferentes setores trabalham em conjunto, é possível construir um futuro mais justo, acessível e inclusivo para todos.

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença no 7th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, realizado em Buenos Aires, Argentina. Representando a instituição, estiveram os professores Elton Bicalho e Margareth Saron, a egressa Thais Longo e a discente do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), Cristina Baptista. 

Com o apoio dos professores Alden Neves e Ana Paula da Cunha, o UniFOA participou do evento com quatro trabalhos científicos. Entre eles, o estudo intitulado “Influence of Body Weight on Nutritional Status and Risk of Metabolic Complications in Children”, em tradução livre "Influência do Peso Corporal no Estado Nutricional e Risco de Complicações Metabólicas em Crianças" recebeu um prêmio de destaque por estar entre os melhores trabalhos apresentados no congresso. 

Para o professor Elton Bicalho, participar de um evento de tamanha relevância global é muito significativo para o Centro Universitário: 

“Diversos profissionais da área da saúde de vários países participaram do evento. Foi uma oportunidade ímpar para realizarmos contatos para pesquisas e observarmos o que está sendo produzido pelas instituições de ensino de outros países. Isso demonstra que o UniFOA não fica atrás de nenhuma instituição, tendo um trabalho premiado.” 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden Neves, enfatizou a competência dos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição:  

“Tivemos vários trabalhos aprovados no congresso, sendo que um deles foi premiado. Isso demonstra a capacidade de nossos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos no curso, refletindo diretamente na formação de nossos discentes.”

Ele também destacou o papel da egressa Samella Ananias, que teve o seu trabalho de conclusão de curso apresentado no congresso: 

“Importante ressaltar que uma de nossas egressa do curso de Nutrição também apresentou trabalho desenvolvido em parceria com a Unicamp, onde está dando continuidade aos estudos iniciados no UniFOA. Samella, inclusive, acabou de ser aprovada com bolsa no doutorado da Unicamp. Agradeço o apoio constante da Reitoria e da Fundação para o desenvolvimento desses projetos.” 

A participação no 7th World Congress reafirma o compromisso do UniFOA com a pesquisa e a formação de profissionais capacitados. O evento, que reúne especialistas do mundo inteiro, é uma plataforma estratégica para intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de parcerias acadêmicas internacionais. 

[elementor-template id="11211"]

O programa de mestrado do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), lançou o edital para cadastro para docentes da seguinte maneira: 

Poderão se inscrever no processo seletivo, os candidatos com formação de nível superior, com a titulação mínima de Doutor, reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC e que pertençam ao quadro de professores do UniFOA. 

As inscrições para o cadastro de Reserva para Docente Permanente deverão ser realizadas via formulário eletrônico disponibilizado por meio do link https://forms.office.com/r/hkXRSKv999 com acesso pelo site do UniFOA.  

Para o Cadastro de Reserva do Corpo Docente Colaborador as inscrições deverão ser realizadas via formulário https://forms.office.com/r/RgwpAqHB16 com acesso pelo site do UniFOA. 

Não haverá taxa de inscrição. 

Mais informações: 

Edital Cadastro de Reserva para Docente Permanente

Edital Cadastro de Reserva do Corpo Docente Colaborador

Através do edital promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa apoiar a realização de eventos em prol da popularização da ciência durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), professores do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde do Meio Ambiente (Mecsma) desenvolveram um projeto para beneficiar estudantes da educação pública, promovendo a conscientização sobre os biomas do Brasil, tema da SNCT deste ano. 

Nos dias 16 e 17 de outubro, alunos da Escola Municipal Profª Marizinha Félix Teixeira de Lima, do bairro Três Poços, estiveram no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participando de uma atividade para explorar as características do bioma Mata Atlântica, que contempla a nossa região. Eles foram divididos em três grupos, cada um dos quais deveria buscar as estações relacionadas à fauna e flora, reflorestamento e água. Ao final das atividades, os alunos participaram de uma dinâmica para testar os conhecimentos adquiridos durante o tour pelo campus.

Para a professora Bruna Casiraghe, coordenadora adjunta do Mecsma, “esse tipo de evento é muito importante para incentivar as crianças, mostrando o respaldo que o pensamento científico oferece à sociedade e a importância de entenderem e valorizarem a ciência. Divulgar esse tema nas escolas, e principalmente na educação básica, é fundamental para que tenhamos um país mais consciente e crítico”. 

O objetivo de abordar essa temática é reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros, além de mostrar à comunidade toda a riqueza desse ecossistema. A aluna Marcelly Ferreira, do 9º ano, afirmou que “é muito legal trazer a gente para esse tipo de atividade, para mostrar o que realmente está acontecendo na natureza. Eu acho muito importante saber e aprender como cuidar”. 

O projeto ainda contou com a participação de discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física, que puderam exercer práticas de orientação entre as estações para guiar os visitantes até os locais determinados pela dinâmica. Dessa forma, eles puderam pôr em prática as técnicas aprendidas em sala de aula e compartilhar conhecimentos. “Queremos passar adiante tudo o que foi ensinado a nós. Porque a vida é assim: conhecimento sendo transmitido, e eu acho que é muito importante que os cursos tenham esse desenvolvimento pessoal”, ressalta Yasmin Gil, estudante do 2º período de Biologia. 

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Realizada anualmente durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o principal evento de divulgação científica do Brasil. Com uma programação descentralizada e atividades que acontecem do norte ao sul do país, o evento visa mobilizar a população sobre a importância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, riquezas, soluções para os desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. 

Além disso, a 21ª SNCT proporciona um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral para discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas também sua rica diversidade cultural. 

[elementor-template id="11211"]

Em atividade promovida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), na última quarta-feira (28), os estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Direito e Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram uma tarde reflexiva acerca do filme 'Close'. A iniciativa faz parte da proposta intitulada ‘Cinema em Movimento, que também reúne egressos do UniFOA e mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (MECSMA), com o propósito de  proporcionar aos estudantes a oportunidade de reflexão sobre temáticas que envolvem as discussões abordadas pelo PET-Saúde relacionadas à equidade social e a luta contra o preconceito.

Na última quarta-feira de cada mês, um coordenador de um grupo seleciona um filme que destaque comunidades que sofrem algum tipo de preconceito por parte da sociedade, gerando debates sobre povos originários (nativos), violência contra mulher e seu papel na sociedade, população LGBTQIAPN+, racismo, machismo, entre outros temas. Para dinamizar a prática do Cinema em Movimento, todos os participantes foram divididos em grupos temáticos voltados aos assuntos debatidos pelo programa de educação.

A trama escolhida para ser discutida entre estudantes e professores do PET dessa semana, o filme Close, longa-metragem dirigido e roteirizado pelo cineasta belga Lukas Dhont, conta a história de dois personagens, os jovens Léo e Rémi, que começam a criar uma conexão muito forte, ultrapassando o âmbito da amizade. Mesmo não sendo ‘oficialmente’ um casal, os dois enfrentam o medo de serem julgados por colegas e pessoas próximas sobre o fato de serem homossexuais, representando o mesmo temor de milhões de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ no mundo real:

“O Cinema em Movimento enfatiza o compromisso por promover ações que consigam dialogar diretamente com os temas, trazendo interseções entre os diversos campos do conhecimento envolvidos no PET-Saúde. Essas atividades impactam na formação dos alunos por conseguir elevar os ambientes de aprendizagem para além da sala de aula, mostrando a potencialidade de outros instrumentos na construção do conhecimento científico”, destacou Stella Aragão, egressa do MESCMA, sobre os impactos proporcionados pelo projeto.

O intuito das atividades promovidas pelo Cinema em Movimento é justamente preparar os estudantes em formação para a atuação profissional após a conclusão de seus respectivos cursos. Por meio de discussões e reflexões geradas pelas temáticas abordadas durante esses encontros, os estudantes amadurecem criticamente, sobretudo, por adquirirem novas perspectivas de enxergar e perceber as pessoas e as relações sociais construídas dentro da sociedade:

“Pensamos, enquanto professores, que as discussões em torno de filmes proporcionam a reflexão e discussões muito ricas, já que todos se envolvem na trama, mantendo a concentração na história para depois, em sequência, promover uma discussão direcionada, com professores conduzindo o debate. Dessa forma, nossos alunos do UniFOA saem na frente no mercado de trabalho, já que a prática reflexiva está presente em sua formação profissional”, explicou Aílton Carvalho, docente e egresso do MECSMA.

Para fomentar ainda mais as discussões do encontro, os organizadores da iniciativa convidaram Ramon Costa, mestrando do MECSMA, que contribuiu com pontos de vista transformadores ao longo do debate. Ramon declarou que o impacto do Cinema em Movimento está, principalmente, em proporcionar um olhar de empatia que um profissional de saúde deve ter com todos os indivíduos de uma comunidade específica, ao enxergar a vida por meio da arte:

“O compartilhamento e a construção de conhecimento tem resultados muito enriquecedores. Quando elaboramos algumas reflexões sobre uma ficção, conseguimos observar que muito do que acontece no cinema, acontece no mundo real também, pois a vida imita a arte. Trazendo a discussão voltada para o lado da saúde, podemos estabelecer a importância do profissional de saúde ter consciência sobre esses temas mais delicados, com intuito de se capacitarem integralmente para lidarem com diferentes situações na vida profissional”, pontuou.

Cinema em Movimento no UniFOA

Originalmente, o Cinema em Movimento surgiu por meio de idealização da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), sendo um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. Os líderes do programa organizavam a exibição de filmes acerca da luta contra o preconceito em instituições de ensino superior, no intuito de estimular debates transformadores entre os acadêmicos sobre as diferentes temáticas presentes nessa causa.

Lucrécia Helena, professora do MECSMA, foi uma das maiores incentivadoras para que o projeto fosse levado aos estudantes do UniFOA. A iniciativa era realizada na instituição desde o início desse ano, mas a parceria entre o Centro Universitário e a ANCINE tinha duração apenas para o primeiro semestre de 2024.

Com o sucesso da proposta e a adesão massiva dos alunos, a professora decidiu manter o programa ativo até o fim ano, pelos resultados animadores que tem apresentado:

“É um projeto exitoso e inovador, além de tudo. Para mim é uma proposta muito única, pois integra alunos da graduação, egressos e discentes do mestrado em uma atividade que compartilha e dissemina conhecimentos fundamentais para a formação integral de um profissional da saúde”, completou Lucrécia, muito satisfeita com os frutos gerados pelo Cinema em Movimento.

[elementor-template id="11211"]

Estão abertas as inscrições para os Programas de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) e Mestrado Profissional em Materiais (MeMat). As inscrições visam o preenchimento de vagas para o segundo semestre de 2024, conforme estabelecido nos editais e de acordo com as disposições regimentais da FOA/UniFOA, na Lei nº 9.394/96, na Resolução CNE/CES nº 07/17 e toda legislação pertinente em vigor. 

Os interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Materiais (MeMat) devem realizar suas inscrições até o dia 10 de agosto de 2024. Já os candidatos ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) têm até o dia 22 de agosto de 2024 para se inscreverem. 

Detalhes dos Cursos e Inscrições

Mestrado Profissional em Materiais (MeMat) 

Prazo de Inscrição: Até 10/08/2024 

O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, relacionando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais, formando o profissional que irá atender as demandas das empresas. 

Informações e Inscrições: Memat 

 

Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) 

Prazo de Inscrição: Até 22/08/2024 

Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente.   

Informações e Inscrições: Mecsma

Os interessados devem acessar o site do UniFOA para conferir os editais completos e efetuar suas inscrições dentro dos prazos estabelecidos. Não perca a oportunidade de avançar em sua carreira acadêmica e profissional com a qualidade e excelência do UniFOA. 

Com a intenção de seguir a tendência atual de comunicação, num momento em que as pessoas não têm tido muito tempo para ler, sejam posts, ebooks ou até mesmo assistir a vídeos, o formato de divulgação de conteúdo em áudio vem tendo cada vez mais adeptos, pois é prático, pode ser ouvido a qualquer hora do dia, inclusive quando se está esperando algo, como uma consulta ou mesmo durante o trajeto no trânsito. Estamos falando do podcast, uma ferramenta que vem acompanhando a evolução do marketing de conteúdo.  

Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou episódio para compartilhar o que se sabe sobre um assunto específico. E foi pensando em ampliar o conhecimento de estudantes e professores nesse assunto, que foi realizada a oficina “Podcast como ferramenta de divulgação para as áreas de Administração e Ciências Contábeis”. O evento foi realizado no último dia 14, no laboratório de informática, no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). 

Com a participação de 15 alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Design, Medicina, EGN, Administração e Ciências Contábeis, além do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), a oficina foi dividida em duas partes, com aplicação da teoria e a gravação de textos previamente elaborados. Os conteúdos produzidos foram avaliados e, conforme a análise de desempenho, os podcasts serão publicados na conta do UniFOA na plataforma digital, Spotify. 

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis e responsável pelo curso de extensão, Patrícia Nunes, a oficina excedeu as expectativas, pois atraiu participantes de diversos cursos, evidenciando o interesse significativo e a receptividade da comunidade acadêmica em se engajar com esta forma de mídia dinâmica. 

“Como coordenadora e docente, percebo que a Oficina de Podcasts, idealizada pelo Eixo de Extensão e Atividades Complementares da Escola de Gestão e Negócios (EGN), representada pela competente professora Débora Martins e homologada por mim, teve o objetivo imediato de encorajar os professores a adotarem essa nova metodologia ativa - o podcast -, para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas. Esse recurso visa a promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de estimular a aprendizagem criativa, a oralidade e o trabalho colaborativo entre os estudantes”, explicou.  

A modernidade do podcast a favor da educação  

O workshop foi ministrado pelo jornalista, professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves que num primeiro momento fez uma base mais teórica sobre o contexto do podcast, no Laboratório de Informática, e depois seguiu o roteiro prévio para a gravação de um texto, o que foi realizada nos Estúdios FOA.  

“A Oficina de Podcast foi muito bacana e teve ótima adesão. Foi mostrado aos participantes a importância do roteiro, de ter uma referência no assunto para falar, de elaborar as perguntas, além de salientar como a própria instituição tem os profissionais capacitados para o agendamento e para a produção do Podcast, que são os Estúdios FOA. Depois do material pronto e editado, ficou claro que o aproveitamento foi muito bom: mostrou como a produção pode ser feita e como esse produto pode ser usado pelo Mestrado e professores, que terão oportunidade de aproveitar o material para as suas aulas”, resumiu.  

Para o segundo semestre está previsto um novo curso de podcast, voltado aos alunos da Escola de Gestão e Negócios, mas que também estará aberto a estudantes de outras áreas.  

“Essa mídia pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo a exploração de temas relevantes de forma acessível e dinâmica, além de desenvolver habilidades importantes para a vida profissional, como comunicação eficaz, capacidade de pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. Ao produzirem seus próprios podcasts, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar essas competências, preparando-se melhor para os desafios do mercado de trabalho”, finalizou. 

[elementor-template id="11211"]

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?