
Nesta sexta-feira (29), o UniFOA participou de uma entrevista no programa Fato Popular, na rádio 88 FM, através do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato, que falou sobre o tema Congresso de Ciências e Saberes Multidisciplinares. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de outubro, no campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O Primeiro Congresso “Tudo é Ciência: Do Big Bang ao Metaverso”, é um encontro científico que engloba as transdisciplinaridades, aplicações cotidianas e inovações responsáveis pelos movimentos socioculturais, tecnológicos e econômicos. O encontro tem abrangência nacional e envolve diversos campos da ciência e multidisciplinares.
“Temos uma experiência de 15 anos realizando eventos científicos e neste ano expandimos nossas propostas com um Congresso Nacional no desenvolvimento de ações para o país. Pensamos em um tema emergente que possa agregar uma discussão com pesquisadores e, claro, potencializando os currículos dos participantes do evento”, disse Bruno Gambarato.
Você poder conferir todos os detalhes do Congresso no site www.tudoeciencia.com.br, no Instagram @congressotudoeciencia ou no Twitter @tudoeciencia.
Confira a entrevista completa aqui.
Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), que acontece em outubro, entre os dias 27 e 29. Com início previsto para 14 horas do dia 27 e apresentado de maneira híbrida (on-line, através do MS Teams e a presencial, no UniFOA, campus Três Poços), o congresso é o primeiro evento científico com abrangência nacional organizado pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em sucessão ao Colóquio Técnico-Científico, realizado por 15 anos consecutivos.
Com o tema central “Tudo é Ciência: do Big Bang ao Metaverso”, o eixo temático do evento envolve os diversificados campos da Ciência e suas transdisciplinaridades, aplicações cotidianas e inovações responsáveis pelos movimentos socioculturais, tecnológicos e econômicos. Nessa perspectiva, a análise do papel da Ciência ao longo da História, desde os primórdios até as inovações para o futuro do planeta e do Homem, torna-se fundamental e atual.
A participação e a submissão de trabalhos são abertas a alunos de Ensino Médio, graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores. Entretanto, os alunos do Ensino Médio têm a opção de submeter seus trabalhos em formato de resumo. Todos os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Técnico-Científico, que indicará o modelo de apresentação do trabalho, se oral ou e-pôster. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do CBCSM com atribuição de DOI.
Durante os três dias do evento, as atividades serão as mais variadas: haverá palestras, mesas-redondas e minicursos e apresentações de trabalho de forma oral e e-pôster nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação, Ensino e Aprendizagem, Medicina, Produtos e Inovação. Todas as atividades ocorrerão no formato híbrido, o que abre possibilidade de participação de congressistas de diferentes regiões do país.
A programação contará com palestras, workshops, mesas redondas, como “Da Poupança aos NFt”s”, “Cientista por um dia”, "Poderá a tecnologia substituir os sentimentos e emoções?", "Pós-verdade e fake news o que a Ciência da Informação tem a ver com isso?" e muitas outras.
A coordenadora geral do congresso Ana Carolina Dornelas, professora de Ciências Biológicas, explica sobre o objetivo central do congresso e sua importância: “É oportunizar o debate e esclarecimento de diferentes temas em palestras com pesquisadores renomados de todo o Brasil. Promovendo um evento científico nacional, que permitirá a participação, vivência e ampliação da formação acadêmica de estudantes de todo o país, em todos os níveis de formação. Assim, o I CBCSM contribuirá para o compartilhamento de conhecimentos e discussões multidisciplinares.”
Estudantes, professores, funcionários e egressos do UniFOA têm gratuidade no congresso, desde que retirem o cupom de desconto no site do evento para isenção da inscrição até 27 de outubro. Visite o perfil do congresso no Instagram: @congressotudoeciencia; no Twitter: @tudoeciencia e no site: www.tudoeciencia.com.br.
O UniFOA está com inscrições abertas para o processo seletivo de tutores e estudantes para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2022/2023. As vagas são destinadas a alunos (a partir do 2º período) e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, desde que atendam aos requisitos que constam no edital do programa.
Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de julho pelo link: https://forms.office.com/r/CQKQP6kKvz. Em cada curso, serão selecionados oito estudantes e um docente após avaliação classificatória conforme os critérios descritos no edital abaixo. No mesmo documento, os candidatos podem conferir os detalhes quanto a bolsas e outras informações sobre o PET-Saúde.
10ª Edição - Gestão e Assistência
Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino - serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lança, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital ofertará bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais aqui.

Foram cerca de 1.200 inscritos no 13° Congresso Paulista de Infectologia, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital São Paulo. Aluno do 11° período de Medicina, João Matachon e a professora Maria Cristina Carvalho do Espírito Santo voltaram para casa com a conquista do trabalho apresentado por eles na Categoria Apresentações Orais - em que tinham 200 trabalhos inscritos, sendo 50 nessa categoria.
O estudo apresentado no evento, “Avaliação da Eficácia da Vacinação de Hepatite B em pacientes com Esquistossomose Mansoni Hepatoesplênica no Hospital das Clínicas”, levou o melhor lugar na cerimônia de encerramento, para comoção dos autores. “A doença tropical acaba perdendo atenção diante de outros assuntos em foco nesse momento”. A aceitação do tema da apresentação foi uma grata surpresa para a dupla, já que outros temas são priorizados em tempos de epidemias e endemias.
Para Maria Cristina, que também compõe o corpo docente da USP, o trabalho culminou em uma vontade que há muito nutria: desenvolver a integração das duas faculdades, em uma grande oportunidade de adquirirem um conhecimento amplo sobre a Infectologia. Maria Cristina começou a desenvolver um projeto com João, que já havia desenhado a ideia, porém não escrito. Este, que seria o projeto de vacinar todos os pacientes do ambulatório do Hospital das Clínicas, com diversas vacinas. A partir desse trabalho, há 4 anos, pensaram documentar os dados que foram encontrados nesse trabalho. “Aí que entra o projeto do João. Desenvolvemos juntos, passou por Comissão de Ética da USP e cumpriu todos os processos e validações necessárias”.

A professora não poupou elogios ao aluno. “O João é muito dedicado e empático, foi uma grande felicidade trabalhar com ele”. Ela também explicou que, durante o processo de pesquisa, eles desenvolveram um cronograma e em partes presenciais e online, com validação e avaliação, construíram o trabalho apresentado. “O João fez uma apresentação brilhante!”
“Há alguns anos, tive o prazer de, junto da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina, estudar e pesquisar sobre a esquistossomose, uma doença tropical negligenciada que afeta milhões em todo o mundo. Assim, ver esse trabalho ter conquistado a primeira coleção em um dos maiores eventos científicos de nosso país foi uma vitória imensurável e uma alegria sem dimensões”, comemorou o futuro médico em uma postagem em sua rede social.
Maria Cristina comentou sua admiração por Projetos de Iniciação Científica, que nesse caso, foi trabalhado em ambas faculdades. “O aluno alcança acesso a algumas ferramentas acadêmicas que durante o curso de formação, às vezes não conseguimos passar a tempo”, comemora.
A campanha UniFOA Sangue Bom, iniciada pela FOA/UniFOA, em parceria com a Liga Acadêmica de Hematologia e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - ambas do Centro Universitário de Volta Redonda - e Coordenadoria da Juventude e Secretaria Municipal de Ação Comunitária - SMAC - ambos de Volta Redonda, tem o objetivo de promover a doação de sangue por parte de alunos, funcionários e docentes da instituição. Segundo o Hemonúcleo de Volta Redonda, três tipos de sangue estão com níveis bem baixos: A negativo, O positivo e O negativo.
Três datas estão sendo disponibilizadas para os interessados que, antes, devem seguir algumas recomendações básicas:
Segundo Caio Guedes, aluno do 9º período de Medicina e presidente da Liga Acadêmica de Hematologia, “é importante que todos que puderem façam a sua doação, pois o Hemonúcleo de Volta Redonda está sempre precisando de sangue”.
A coordenadoria, com apoio da SMAC oferecerá um veículo para levar alunos, funcionários e os docentes que estejam dentro dos parâmetros sinalizados acima, interessados em fazer o bem e salvar vidas.
A saída será no campus Três Poços, às 8h. Alunos e funcionários de outros campi deverão se deslocar até Três Poços, pois todos seguirão do mesmo destino e retornarão para o mesmo local - e apenas depois disso estarão dispensados, segundo os critérios adotados pela organização.
O UniFOA oferece três datas, todas no mesmo horário de 8h, com saída do campus Três Poços:
22 de junho / 23 de junho / 30 de junho
Informações relevantes:
- Para seu conhecimento, cada doador pode ajudar a salvar até três vidas.
- Alunos que participarem da campanha, terão direito a 10 horas PAC;
- Funcionários que participarem da campanha, terão direito ao dia da doação de folga.
Para ambos os casos, a comprovação de participação na campanha será realizada através de levantamento da equipe de Eventos do UniFOA.
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Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e sábado (03 e 04) para debater a revisão e reformulação do currículo do curso, para um currículo por competência.
O encontro, realizado no campus Três Poços, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista Cássia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e é estruturado na ideia de construção de um currículo por competências. Desde o início deste ano os encontros já vinham ocorrendo de forma remota, mensalmente, e este é o primeiro em modo presencial.
Na sexta feira, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, que é o responsável por fazer essa reformulação do currículo, com o apoio dos profissionais do SPI (Setor Pedagógico Institucional) e do PEI (Procuradoria Educacional e Institucional) reuniram-se durante todo o dia para discutir os principais eixos a serem adotados para efetivação da proposta.

O trabalho de Cássia, segundo os profissionais envolvidos, tem ajudado muito nas reflexões necessárias para as alterações do processo. “De forma mais efetiva, sua presença envolve os professores e traz essa ideia de currículo por competência pra dentro da instituição de um jeito mais organizado, mais estruturado e bem fundamentado, principalmente”, afirmou Bruna Casiraghi, responsável pelo SPI.
“Não é mais possível pensar que nós podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de formação que não estejam preparados para esses desafios do futuro. Então eu louvo a iniciativa do UNIFOA neste sentido, porque é muito importante que a instituição se prepare, se organize para preparar profissionais para o século vinte e um, para que estes se apropriem de conhecimentos, habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios”, afirmou Cássia.

No sábado ocorreu um novo encontro, híbrido, com todos os professores do curso para discutir e definir a implantação do novo currículo.
O coordenador Júlio Aragão afirmou que o curso está caminhando muito bem, graças a este trabalho que está sendo desenvolvido pela especialista em currículos: “Nós já estabelecemos as seis principais competências do médico e com isso estamos trabalhando agora de que maneira o nosso currículo vai se comunicar com essas competências. Então, basicamente agora vamos desenvolver cada uma dessas seis grandes competências do médico”, finalizou o coordenador.

A MED-VR não está em evidência apenas dentro de sala de aula. Em maio, os alunos de Medicina do UniFOA participaram e conquistaram primeiros e segundos lugares em cinco esportes diferentes na 5º edição do 3VT - Jogos de Medicina do Interior Fluminense.
3V de: Volta Redonda, Vassouras e Valença e T de Teresópolis dá o nome do evento esportivo que reúne as escolas de Medicina das respectivas cidades. Na competição, que aconteceu são disputadas dez modalidades diferentes, além de jogos on-line também.
O encontro aconteceu em duas etapas distintas. A primeira, com competições on-line, o 3VT E-Sports nos dias 21 e 22 de maio com games de CS, LOL, Fifa e Valorant. Nessa disputa, os alunos se reuniram em Vassouras para jogarem juntos on-line e ficaram com o vice-campeonato.
Já entre os 27 e 29 de maio, foram realizadas as competições presenciais e o 3VT aconteceu em Valença, presencialmente.
1º lugar geral | Natação - feminino
2º lugar geral | Natação - masculino
2º lugar | Basquete - masculino
1º lugar | Cheerleading
2º lugar | Tênis - feminino
2º lugar | Futevôlei - misto
Desenvolvido por professores de Medicina, o Roteiro de Habilidades Médicas de Pediatria foi idealizado com o objetivo de auxiliar os acadêmicos do Curso de Medicina do UniFOA a desenvolverem suas habilidades médicas voltadas ao paciente pediátrico e adolescente, embasados em textos científicos e nas boas práticas do exercício da profissão. O roteiro apresenta checklists que auxiliam o aluno na realização das etapas e procedimentos do exame físico passo a passo.
“A ideia surgiu da necessidade de oferecer aos alunos um material que os orientassem sobre as habilidades na realização do exame físico e no cuidado ao paciente - neste caso, crianças e adolescentes - como sinais vitais (aferição de pressão arterial, utilização do termômetro, frequência cardíaca e respiratória); realização das medidas antropométricas; lavagem das mãos; utilização dos gráficos de crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor e utilização do vestuário, utilizando para esta habilidade um checklist” explica a professora Cláudia Utagawa.
A obra se destina a estudantes de Medicina e demais áreas de saúde e foi criada e desenvolvida por Cecília Pereira Silva, Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes, Claudia Yamada Utagawa, Clea Ribeiro Nunes do Vale, Luciano Rodrigues Costa e Ricardo Barbosa Pinheiro, todos pediatras e professores do Curso de Medicina do UniFOA.

O estudante poderá treinar as competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências em ambiente real
Super detalhado, o livro tem grande relevância para os alunos, como afirma o professor Luciano Costa: “Com ele, o estudante poderá primeiro treinar essas competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências, que são fundamentais para a formação dos estudantes das áreas de saúde, no ambiente real. As habilidades contidas neste nele são imprescindíveis para a formação dos estudantes das áreas de saúde”. E completa: “O formato em checklist torna o manual útil para que os alunos possam realizar o treinamento e também se autoavaliar”.
Todo o roteiro, que foi elaborado ao longo de dez meses pelos professores e organizado pela Editora FOA está disponível, gratuitamente, no link: http://editora.www.unifoa.edu.br/index.php/roteiro-de-habilidades-medicas-pediatria/

O cuidado com doenças raras foi tema do Júri Simulado realizado com o 1º Módulo de Medicina do UniFOA, na terça-feira (11), no Tribunal do Júri – no prédio do Direito, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
A proposta faz parte da Metodologia Ativa do Eixo Transversal Saúde e Sociedade, supervisionado pela professora Márcia Cardoso, idealizado pelo professor de Saúde e Sociedade, Geraldo Assis Cardoso, e contou com mais de 60 estudantes.
Caso

O caso escolhido para a simulação é de uma família paranaense que vive uma saga de ter dois filhos, de 13 e 10 anos, com doença degenerativa, com apenas sete casos no mundo. Eles foram diagnosticados com uma mutação genética raríssima e incurável e dependem de ajuda e vaquinhas para pagar pelos exames e tratamentos.
O contexto dessa história para o Júri Simulado, com argumentos de defesa e acusação, foi sobre os desafios de conseguir autorização e financiamento através do SUS para atender essas necessidades de casos raros.
Pois houve um episódio em que a família precisou fazer bingo para arrecadar recursos e realizar um procedimento, que custou entre R$ 9 mil e R$ 15 mil, que possibilitou a descoberta de mutação no gene VPS 41.
Preparação

A professora Márcia Cardoso explicou que a cada semestre é escolhido um caso real para que os alunos tenham contato, desde o 1º módulo, com situações que serão vivenciadas pelos futuros médicos. Uma atividade que faz parte dos diferenciais do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda.
“É fundamental que eles conheçam as políticas do SUS, como são as diretrizes, e também quanto à rede privada. Essa proposta de ter um grupo de defesa e outro de acusação é para que eles entrem no mercado de trabalho entendendo os lados e preparados”, sintetizou a professora.
A turma recebeu as orientações e cartilha das políticas públicas do Sistema Único de Saúde para que pudessem se preparar para a simulação, a partir do conteúdo sobre ampliação da detecção de doenças raras.
Experiência empolgante

Os acadêmicos se empolgaram com o Júri Simulado, que foi avaliado com sucesso tanto por eles quanto pelos professores. A estudante Júlia Zambelli, de 17 anos, representou Elaine dos Santos, mãe das crianças que sofrem com a doença, foi uma das participantes que chamou atenção por ter se emocionado com a experiência.
“Adorei viver essa experiência, porque a gente estudou sobre o caso e as diretrizes. Eu me emocionei no depoimento tanto por representar essa mãe quanto por estar no Júri Simulado, senti toda a tensão. É muito empolgante estudar com uma prática como essa, já viver desafios como esse logo de início”, declarou a acadêmica de Medicina.
Júlia disse ainda que pesquisou muito sobre o caso e inclusive seu grupo encontrou um perfil nas redes sociais em que a família pede ajuda financeira para os tratamentos.

Sempre de portas abertas à comunidade, o UniFOA recebeu, na última quarta-feira (04), a turma do terceiro período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do campus Pinheiral. Muito mais que uma visita, os estudantes tiveram uma aula prática de anatomia no prédio de Medicina, no Campus Três Poços.
Essa oportunidade aconteceu através do programa OpenLab, é uma das propostas do UniFOA para que alunos externos possam aprender com professores dos cursos do Centro Universitário nos laboratórios.
Dessa vez, quem ministrou a aula – de Anatomia Geral - foi o professor Igor Dutra Braz. Ele focou em ensinar sobre o funcionamento dos braços do corpo humano, tema que já havia sido trabalhado com a turma, segundo a professora Camila Monteiro Siqueira, que leciona a disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana aos estudantes do IFRJ.
“Mostrei os aspectos anatômicos e funcionais dos ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos dos membros superiores. Eu sugeri temas à professora e ela escolheu esse, pois os alunos já tinham aprendido a parte teórica” explicou o professor.

A professora Camila contou que a turma se interessou pela visita e foi uma grata surpresa saber dessa oportunidade oferecida pelo UniFOA. E todos se mobilizaram para poder estar presente nesse momento.
“Eles tinham muita vontade de ter aula prática, tanto que todos vieram. Sem dúvida, essa vivência agrega muito para o aprendizado e foi excelente para complementar com o conteúdo que eles têm nas aulas teóricas.

O encantamento tomou conta dos onze estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, que saíram do laboratório já com vontade de retornar para uma próxima experiência. Esse momento superou as expectativas da turma, como declarou a aluna Jeniffer dos Santos Oliveira, de 23 anos, com muito entusiasmo.
“Foi ‘maneiraço’ conhecer melhor cada detalhe. Uma aula prática faz toda a diferença e me deixou ainda mais apaixonada pela profissão. Ter as explicações do professor e visualizar ao mesmo tempo com certeza nos ajuda a entender melhor”, destacou.
O OpenLab é um dos programas que faz parte do UniFOA Experience, um guia para as famílias e escolas que desejam conhecer mais o Centro Universitário. No caso do OpenLab, a Instituição abre as portas dos laboratórios para que os estudantes externos possam ter uma aula com os professores dos cursos.
Outros serviços ofertados para que a comunidade vivencie o UniFOA são: Visita Orientada, #PartiuUniFOA, Universitário por um Dia, Pocket Live, Maratona Enem, UniFOA Talks e Portas Abertas.
Os interessados podem solicitar a visita através do formulário no site; pelo telefone (24) 3340-8400 - Ramal: 8508 | 8372; pelo WhatsApp: (24) 999795117; ou por e-mail: eventoseprojespeciais@foa.org.br.
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