A 3ª edição do FOA Fest foi um sucesso e trouxe alegria, música e entretenimento, além de uma farta oferta de petiscos e comidas típicas para os estudantes, gestores, professores, funcionários e amigos da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA). Com a temática de Festa Junina, a confraternização foi organizada na noite da última quarta-feira (04), no estacionamento do prédio 8 do campus universitário Olezio Galotti, em Três Poços.

Entre as atrações que animaram a noite, Matheusinho Rosa com seu pagodinho e o DJ Pedro Oliveira não deixaram ninguém ficar parado e envolveram todo mundo com sucessos consagrados da música brasileira.

O principal intuito do FOA Fest é de acolher e integrar os acadêmicos do UniFOA e da EtecFOA, uma vez que o evento faz parte das atividades de acolhimento que são realizadas todos os semestres, como forma de receber os discentes universitários e técnicos do ensino médio para que se sintam bem-vindos, além de contarem com o bônus da hora complementar. Para cumprir com esse propósito, os próprios alunos, com apoio de alguns professores, atléticas e diretórios acadêmicos de seus respectivos cursos, organizaram barracas temáticas para comercializarem pratos saborosos ao longo da noite, como a tradicional pizza frita.

A união de todos para a concretização dessa grande festa é um marco para o envolvimento de alunos em projetos que fomentem a integração entre todos do Centro Universitário:

“No meu olhar como professor, enxergo o FOA Fest como uma grande oportunidade de unir laços, dando a chance de estudantes conhecerem acadêmicos e professores de outros cursos, sendo até mesma uma ocasião para entrar em contato com novas ideias. A FOA mais uma vez acerta em cheio, pois essa interação entre cada um deles é fundamental”, cravou Luciano Azedias, diretor da EtecFOA, ao elogiar os proponentes pelos resultados da confraternização.

Para a promotora do setor de Eventos e coordenadora do FOA Fest, Lara Prado, essa foi mais do que uma edição especial, pois foi resultado de grande esforço e trabalho para consolidação da iniciativa no UniFOA:

“Estou muito feliz e realizada com a concretização do FOA Fest, que chega hoje a sua 3ª edição. É muito bacana enxergar no olhar de cada pessoa que comparece ao evento que ela está se divertindo e tendo uma experiência memorável, por isso percebo que a marca dele está se solidificando cada vez mais”.

A participação ativa das atléticas do UniFOA garantiu, de acordo com os responsáveis pelas barracas, arrecadação de fundos que poderão ser revertidos para outros eventos, futuros gastos com as competições disputadas em nome da instituição e até mesmo projetos acadêmicos.

O estudante do 6º período do curso de Jornalismo, Arthur Moreira Ramos, foi um dos organizadores da tenda que ofereceu cachorros-quentes e bebidas visando arrecadar fundos para sua turma, que está na fase final da graduação:

“Foi uma iniciativa muito diferente e divertida, por ter sido no horário que costumamos estar em sala de aula ou tendo alguma aula prática. Para mim foi uma experiência inesquecível ter ajudado a tornar tudo isso possível”.

Para o ingressante da Escola de Comunicação, Matheus Sousa, as impressões do evento são reflexos do acolhimento genuíno que tem recebido desde que começou sua trajetória no UniFOA:

“Desde que entrei na graduação, me senti muito bem recebido e integrado a todas as atividades do curso, sejam elas práticas, teóricas ou até mesmo de integração. Creio que esses eventos mostram como o campus é cheio de vida, principalmente pelas diversas atividades que tem o intuito de conectar todos que estudam aqui”.

Tocando pela primeira vez no FOA Fest, o DJ Pedro Oliveira aprovou a experiência, sobretudo pelo aspecto diferenciado promovido pelos organizadores: “Na minha opinião é uma festa muito diferente, pois traz um caráter leve e de entretenimento para os alunos. De todas as propostas que eu já participei, te garanto que essa foi única, pelo trabalho e criatividade de cada um que ajudou a tornar isso realidade”

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu, nesta quinta-feira (05), um bate-papo entre a produtora de cinema Elisa Tolomelli e os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. O encontro, que foi aberto aos alunos de comunicação, promoveu o aprendizado por meio da troca de experiências. 

Elisa, que é conhecida por filmes premiados como ‘Cidade de Deus’ e ‘Central do Brasil’, é nascida em Volta Redonda e retorna à sua cidade para conversar com os estudantes, agora como uma referência na sua área de atuação. “Busquei motivar os estudantes presentes aqui hoje para que eles se sentissem inspirados a correrem atrás de seus sonhos. Para mim foi uma palestra muito especial, pois sou nascida e criada em Volta Redonda. Adorei conhecer os alunos e professores, foi uma experiência bem gratificante”, pontuou a cineasta. 

Os estudantes aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e aprender mais sobre a indústria cinematográfica. "Sou um grande fã de cinema, realmente sou apaixonado por tudo que envolve essa expressão da arte. A Elisa é uma das produtoras brasileiras que mais admiro, por isso essa experiência foi muito enriquecedora para o meu aprendizado e até pretendo aplicar alguns dos ensinamentos passados na palestra", afirmou Felipe Duque, estudante do 6º período de Jornalismo. 

O coordenador dos cursos de escola de comunicação, Douglas Gonçalves, acredita que um evento como esse reforça o audiovisual na Região Sul Fluminense. “É fundamental receber ela aqui, ainda mais pelo destaque que ela tem no cinema nacional. O que acho mais interessante é esse desejo de querer estar com os alunos e estimular o audiovisual na região Sul Fluminense, onde ela nasceu, e em querer compartilhar como potencializar cada vez mais o cenário do cinema nacional”, analisou o professor. 

Durante sua visita ao UniFOA, Elisa conheceu os Estúdios FOA, espaço destinado a gravação de podcasts e vídeos, e participou de uma entrevista transmitida ao vivo pelo YouTube. 

  

  

  

UMA CARREIRA DE SUCESSO 

A produtora começou sua carreira no audiovisual como assistente de direção da comédia S.O.S. Sex-Shop (1984). Em seguida, em 1987, atuou como roteirista do romance A Menina do Lado. No início dos anos 1990, estreou como diretora em Manobra Radical, aventura exibida no Festival de Gramado de 1991. O reconhecimento no cenário cinematográfico nacional chegou após suas contribuições como produtora. Na função, Elisa trabalhou em títulos renomados do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), Lavoura Arcaica (2001) e Cidade de Deus (2002). 

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu, nesta quinta-feira (05), um bate-papo entre a produtora de cinema Elisa Tolomelli e os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. O encontro, que foi aberto aos alunos de comunicação, promoveu o aprendizado por meio da troca de experiências. 

Elisa, que é conhecida por filmes premiados como ‘Cidade de Deus’ e ‘Central do Brasil’, é nascida em Volta Redonda e retorna à sua cidade para conversar com os estudantes, agora como uma referência na sua área de atuação. “Busquei motivar os estudantes presentes aqui hoje para que eles se sentissem inspirados a correrem atrás de seus sonhos. Para mim foi uma palestra muito especial, pois sou nascida e criada em Volta Redonda. Adorei conhecer os alunos e professores, foi uma experiência bem gratificante”, pontuou a cineasta. 

Os estudantes aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e aprender mais sobre a indústria cinematográfica. "Sou um grande fã de cinema, realmente sou apaixonado por tudo que envolve essa expressão da arte. A Elisa é uma das produtoras brasileiras que mais admiro, por isso essa experiência foi muito enriquecedora para o meu aprendizado e até pretendo aplicar alguns dos ensinamentos passados na palestra", afirmou Felipe Duque, estudante do 6º período de Jornalismo. 

O coordenador dos cursos de escola de comunicação, Douglas Gonçalves, acredita que um evento como esse reforça o audiovisual na Região Sul Fluminense. “É fundamental receber ela aqui, ainda mais pelo destaque que ela tem no cinema nacional. O que acho mais interessante é esse desejo de querer estar com os alunos e estimular o audiovisual na região Sul Fluminense, onde ela nasceu, e em querer compartilhar como potencializar cada vez mais o cenário do cinema nacional”, analisou o professor. 

Durante sua visita ao UniFOA, Elisa conheceu os Estúdios FOA, espaço destinado a gravação de podcasts e vídeos, e participou de uma entrevista transmitida ao vivo pelo YouTube. 

  

  

  

UMA CARREIRA DE SUCESSO 

A produtora começou sua carreira no audiovisual como assistente de direção da comédia S.O.S. Sex-Shop (1984). Em seguida, em 1987, atuou como roteirista do romance A Menina do Lado. No início dos anos 1990, estreou como diretora em Manobra Radical, aventura exibida no Festival de Gramado de 1991. O reconhecimento no cenário cinematográfico nacional chegou após suas contribuições como produtora. Na função, Elisa trabalhou em títulos renomados do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), Lavoura Arcaica (2001) e Cidade de Deus (2002). 

[elementor-template id="11211"]

A 15ª Semana da Biologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi repleta de atividades voltadas para o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos estudantes do curso de Ciências Biológicas. O evento, que acontece anualmente, tem como principal objetivo fortalecer o perfil dos alunos em diferentes aspectos: o olhar crítico sobre padrões e processos biológicos, a responsabilidade social e ambiental, o compromisso com a educação emancipatória e a criatividade voltada para a construção de sociedades sustentáveis. 

Neste ano, a programação abordou diversos temas, com foco em etnobotânica, saberes ancestrais e dilemas ambientais. O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves, enfatizou a seriedade do evento para a formação dos estudantes: 

"A cada ano tentamos inovar com os temas e diversificá-los. Ao longo dos últimos 15 anos, as Semanas da Biologia vêm se consolidando como um espaço de aprendizado acadêmico, pessoal e de aproximação com o mercado de trabalho. Esse evento é uma oportunidade ímpar de integração entre os discentes e de reencontro com os egressos do curso." 

A Semana da Biologia é organizada para integrar alunos, professores, profissionais da área e pesquisadores. As atividades incluem palestras, mesas-redondas e oficinas, proporcionando um ambiente de troca de experiências e aprofundamento nas áreas de atuação do biólogo, como Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia. Um destaque da programação foi a oficina de Etnosaberes,  abordando os saberes ancestrais e a etnobotânica, no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia. 

A programação ainda contou com oficinas presenciais e virtuais, realizadas nos laboratórios de informática, sala de aula e AudiSmart, com temáticas afins à Licenciatura e ao Bacharelado. Uma mesa-redonda reuniu representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio-02) para discutir as áreas de atuação do biólogo, no Centro Histórico-Cultural. 

Dimitri Alves destacou a importância dessa parceria de longa data com o CRBio-02: 

"Possuímos uma importante e fundamental parceria com o Conselho Regional de Biologia (CRBio-02), uma aproximação que já existe há mais de uma década. Dessa forma, criamos um fluxo contínuo de debates sobre as áreas de atuação do biólogo, a matriz do curso de Ciências Biológicas e a capacitação contínua." 

A programação diversificada da 15ª Semana da Biologia está alinhada ao perfil esperado dos futuros biólogos, como a ética, a empatia, a criatividade e a responsabilidade social e ambiental. Essas competências são vistas como fundamentais para a atuação profissional em um cenário global que demanda soluções inovadoras para o desenvolvimento humano e a preservação ambiental. 

"A Semana da Biologia é uma oportunidade de enriquecimento do processo de aprendizagem e integração dos alunos com docentes, profissionais da área, pesquisadores e egressos. As oficinas, rodas de conversa e palestras visam estimular e consolidar as competências previstas no perfil profissiográfico do futuro biólogo e educador," concluiu Dimitri Alves. 

[elementor-template id="11211"]

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA torna público as inscrições para a a obtenção de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC/CNPq), para vigência 2024/2025

As inscrições seguem até o dia 25 de agosto e fornecerá  até seis (6) bolsas para os discentes participantes dos projetos inscritos e devidamente aprovados.

As inscrições deverão ser realizadas pelo professor orientador, que deve ser docente do UniFOA com título de doutor e que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da área no triênio 2022-2025.

O aluno que se candidatar à bolsa não pode ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio de Escola Pública cadastrada no programa. O estudante deve estar cursando no máximo o penúltimo ano do ensino médio quando da inclusão no PIBIC.

Todas as informações referentes aos critérios para seleção, quanto ao projeto de pesquisa, requisitos para o orientador e estudante, bem como os compromissos, constam no edital que pode ser conferido no link abaixo:

EDITAL - CLIQUE AQUI.

Retificação na Divulgação dos Resultados EDITAL PIBIC-Ensino Médio -CNPq 2024-2025

 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) divulgou o resultado do processo seletivo de estudantes do curso de Direito para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) referente ao ciclo 2024-2026. O edital nº 03/2024 apresentou a lista dos oito estudantes selecionados, que terão a oportunidade de integrar o programa e vivenciar práticas acadêmicas e profissionais na área da saúde. 

O PET-Saúde é uma iniciativa que visa qualificar e aprimorar a formação dos estudantes de cursos relacionados à área da saúde, por meio da inserção em atividades práticas, desenvolvidas em parceria com os serviços de saúde e as comunidades. O programa promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma experiência enriquecedora e voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira os estudantes selecionados: 

Os estudantes aprovados terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades em cenários reais de atuação na saúde pública, contribuindo para a formação profissional comprometida com a qualidade do atendimento e a melhoria do sistema de saúde. 

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista de seus estudantes. As discentes Camila Lopes, Kettuy Valim, Maiara Martinho e Melice de Oliveira, todas do 8º período, foram aprovadas no Exame de Suficiência (EF), representando um marco em suas jornadas acadêmicas e profissionais.

O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na intenção de comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores, um dos principais ramos da formação. A aprovação no Exame é um requisito obrigatório para que os acadêmicos obtenham o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Fazendo uma analogia com o campo do Direito, assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permite que o bacharel em Direito exerça a advocacia, o Exame de Suficiência contábil habilita os candidatos a exercerem a profissão de contador:

“A boa performance dos acadêmicos no Exame de Suficiência evidencia a qualidade diferenciada do aprendizado oferecido pela instituição. Como professora e coordenadora do curso, fico orgulhosa e muito realizada em ver que os esforços tantos delas como estudantes, tal qual dos docentes em orientá-las nas aulas, estão sendo recompensados para o começo de uma grande trajetória profissional, finalizando a jornada acadêmico com êxito e sucesso”, declarou Patrícia Reis, coordenadora de Ciências Contábeis, muito feliz com a aprovação das alunas.

A aprovação no EF reflete a organização e qualidade curricular do curso de Ciências Contábeis do UniFOA, orientada por competências para estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, demonstra que o corpo docente está alinhado às metodologias teóricas e práticas de ensino, como orientações pedagógicas, diferentes contextos de cenários de aprendizagem e métodos de avaliação, bem como atividades de pesquisa e extensão:

“Me senti um pouco surpresa com a aprovação, pois tinha a intenção de realizar a prova somente por treinamento, a fim de conhecer um pouco das questões e ter essa experiência para as próximas tentativas que viriam. O curso me deu muita bagagem para essa aprovação, pois muitas questões se tratavam de matérias que estudei recentemente. Esse período na graduação foi fundamental para o meu desempenho na prova, por isso estou muito feliz!”, relatou Melice, contente com a aprovação.

O Centro Universitário se orgulha das conquistas acadêmicas e profissionais de seus estudantes. Esse resultado não apenas comprova a qualidade de ensino e formação do UniFOA, mas também reforça seu prestígio como uma IES nota 5, ao entregar ao mercado profissionais já habilitados com o Registro Profissional:

“Enfrentei alguns obstáculos para me preparar para o exame, como conciliar o tempo de estudos com as outras responsabilidades da minha vida pessoal, porém com a ótima base oferecida pelo UniFOA consegui me superar para enfrentar desafios com mais confiança e organização. Por exemplo, durante a prova, ao me deparar com a questão de contabilidade trabalhista, imediatamente lembrei das aulas recentes da professora Solange e tive certeza absoluta de que estava respondendo corretamente”, explicou Kettuy, ao evidenciar a qualidade da formação da instituição.

Camila também confirmou ter ficado muito orgulhosa e aliviada com a aprovação. Segundo ela, a metodologia utilizada pela instituição foi crucial para sua aprovação:

“Foi uma sensação muito boa. Fiquei até um pouco em choque porque, enquanto corrigia meus erros e acertos na prova, percebi que tinha acertado muitas questões, por isso foi caindo a ficha de que tinha sido aprovada. Me senti muito feliz e eufórica, por todos os obstáculos que precisei superar, que não seria possível sem a base concedida pelo UniFOA”.

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu a visita de Tales Machado, presidente do Sicoob Credirochas. Em sua primeira visita ao campus, Tales veio conhecer especialmente o presidente da FOA, Eduardo Prado, além de explorar a infraestrutura e discutir a ampliação de parcerias no campo educacional e nas novas atividades hospitalares da região Sul Fluminense, especialmente agora com o lançamento do Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA). 

A visita teve como objetivo principal fortalecer os laços entre o Sicoob Credirochas e a FOA, instituições que já mantêm uma longa parceria em programas de incentivo estudantil. Tales demonstrou grande admiração pela qualidade das instalações e pelo compromisso da FOA com a formação acadêmica. 

"Quero agradecer a oportunidade de conhecer todo esse complexo. Passamos por toda a faculdade, visitando vários cursos e laboratórios. Estou impressionado com a qualidade, a perfeição e a limpeza de todas as salas que entramos. A arquitetura é fantástica. A gente vê que a qualidade está acima de tudo, transformando pessoas que vêm para cá com o sonho de ter uma formação, em verdadeiros mestres," declarou Tales Machado. 

Ele também ressaltou o impacto da tecnologia presente na universidade para o desenvolvimento dos estudantes. "Através de toda essa tecnologia embarcada, tenho certeza de que estamos ajudando a população, proporcionando aos estudantes todos os recursos que a universidade pode oferecer. É um prazer enorme estar aqui, ver a determinação e a vontade de fazer a diferença com todo o potencial e o diferencial que a FOA oferece. É uma história de 50 anos que, com certeza, continuará por muitos e muitos anos," concluiu o presidente do Sicoob Credirochas. 

Eduardo Prado, presidente da FOA, também destacou a relevância da visita e da parceria entre as instituições. "A visita do Tales Machado não só reforça nosso compromisso com a qualidade e o crescimento mútuo, mas também abre novas possibilidades de colaboração, especialmente agora com as novas atividades do H.FOA. Nossa parceria com o Sicoob Credirochas é fundamental para continuar oferecendo oportunidades e recursos para nossos estudantes, e estamos entusiasmados com o que o futuro reserva," afirmou Eduardo Prado. 

A visita de Tales Machado ao campus Olezio Galotti simboliza a continuidade e a ampliação de uma parceria estratégica, que visa a excelência na educação e o desenvolvimento da saúde na região. 

[elementor-template id="11211"]

 Na última segunda-feira (02), os estudantes do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do Fórum de Supervisão de Estágio, realizado no AudiSmart, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento reuniu discentes, docentes e profissionais da área, proporcionando um espaço de interação e troca de experiências que enriquecem a formação dos futuros assistentes sociais. 

O Fórum, parte integrante da agenda de atividades complementares do curso, tem como principal objetivo fomentar a interação dos estudantes com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Além disso, busca adensar a fundamentação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à intervenção profissional. 

A coordenadora do curso de Serviço Social, Karin Escobar, ressaltou a importância do evento, que é uma tradição do curso desde 2009. "O Fórum de Supervisão de Estágio surgiu da necessidade de promover uma articulação entre a supervisão acadêmica, o aluno estagiário e o supervisor do campo de estágio, visando à qualificação do processo de formação profissional", explicou Karin. 

Ela também destacou o impacto positivo que o Fórum tem na formação dos estudantes: "Esse espaço é fundamental para compartilhar diferentes experiências, debater os desafios que se apresentam no exercício do trabalho profissional e desenvolver competências e habilidades em consonância com as demandas do mundo do trabalho." 

A relação entre egressos e acadêmicos também foi enfatizada por Karin como um ponto crucial para o desenvolvimento dos futuros profissionais. "Para a instituição de ensino e para o curso, é essencial manter esse vínculo com os egressos. Isso permite que eles retornem à universidade em um novo papel, como profissionais, compartilhando suas experiências e os desafios que enfrentam no cotidiano. Para os estudantes em estágio, essa articulação entre a teoria e a prática é essencial para o aprendizado a partir de situações concretas oriundas da realidade social", concluiu. 

O evento não só fortalece os laços entre os estudantes e o mercado de trabalho, mas também contribui para a visibilidade da instituição de ensino e do curso de Serviço Social, reafirmando o compromisso do UniFOA com a excelência na formação de seus alunos. 

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu, na última sexta-feira (30), em comemoração do dia Nutricionista (31) e Educação Física (01/09), o III Meeting de Nutrição e Educação Física, que teve como tema central o enfrentamento da pandemia de obesidade. O evento foi direcionado principalmente aos estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física, buscou qualificar os futuros profissionais da saúde e ampliar seu conhecimento sobre a relação entre alimentação e atividade física no combate à obesidade, uma questão de crescente preocupação para os sistemas de saúde. 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes áreas na luta contra a obesidade. "Essa parceria é fundamental, não só aqui, mas também na prática profissional. Precisamos unir forças para promover uma alimentação mais saudável e incentivar a prática regular de atividade física. Esta é a terceira vez que nos reunimos para tratar desse tema, o que mostra a relevância dessa abordagem integrada", declarou Alden. 

O coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela também comentou sobre a realização do evento e a importância de falar sobre o tema. 

Complementando essa visão, o coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, destacou o papel central da atividade física na prevenção e combate à obesidade. "A união dos cursos de Nutrição e Educação Física neste evento é um reflexo do que acontece no mercado de trabalho. Não basta apenas uma alimentação adequada; a prática regular de atividade física é crucial para a manutenção de um estilo de vida saudável. É nossa responsabilidade formar profissionais conscientes dessa realidade e preparados para atuar de forma integrada na promoção da saúde", afirmou Silvio. 

Durante o evento, o deputado estadual Munir Neto entregou moções de congratulações e aplausos aos profissionais de Nutrição e Educação Física, reconhecendo sua contribuição para a área da saúde. "Estas homenagens já eram devidas há muito tempo. Agradeço ao Conselho de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e ao Conselho Regional de Nutrição por essa parceria com a Alerj. Esperamos continuar valorizando esses profissionais nos próximos anos", afirmou Munir Neto. 

Entre os homenageados, a secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela, expressou sua gratidão por receber a moção e por retornar ao UniFOA. "Estou muito feliz e honrada com este reconhecimento. É gratificante ver tantos estudantes fazendo estágio na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Nosso trabalho na saúde, educação e nas comunidades é essencial, especialmente após a pandemia, que afetou profundamente a saúde mental de todos", comentou Rose. 

O evento também marcou o lançamento de um livro/ebook desenvolvido pela professora Kamila Nascimento, em colaboração com egressos do curso de Nutrição. A obra, “Técnica Dietética e Gastronomia” foi inspirada nas aulas de técnica dietética e gastronomia e visa oferecer um material prático e acessível tanto para estudantes quanto para profissionais. "Queria proporcionar aos alunos uma experiência prática que fosse além do que os livros técnicos oferecem. Este livro é uma ferramenta para que possam aplicar o conhecimento de forma concreta no seu dia a dia", explicou a professora Kamila. 

Cristiane Alvarenga, egressa do curso e coautora do livro, compartilhou sua satisfação em ver o projeto concretizado. "É emocionante ver um sonho que começou como um projeto de iniciação científica se tornar realidade. Espero que o ebook tenha um impacto positivo, proporcionando aos profissionais e estudantes uma compreensão prática e acessível das técnicas dietéticas e gastronômicas", destacou Cristiane. 

O III Meeting de Nutrição e Atividade Física reforçou a importância de uma formação integrada e contínua, preparando os alunos do UniFOA para enfrentarem os desafios da saúde pública com uma visão mais abrangente e prática, contribuindo significativamente para o combate à obesidade. 

[elementor-template id="11211"]

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?