Na última terça-feira (28) o curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi pauta no programa de rádio do comunicador Dário de Paula. Karin Escobar, professora e coordenadora do curso, participou da entrevista e trouxe reflexões importantes sobre a profissão, suas demandas no mercado e o papel da formação acadêmica na construção de profissionais preparados para os desafios da área.
Durante a conversa, a professora abordou um dos temas mais discutidos entre os estudantes e futuros ingressantes: as oportunidades de atuação para o Assistente Social. Embora a carreira no serviço público seja um dos caminhos mais conhecidos, existe um leque amplo de possibilidades no setor privado e no terceiro setor, incluindo hospitais, empresas, organizações não governamentais (ONGs) e até mesmo consultorias especializadas. Esse cenário reforça a necessidade de um preparo acadêmico que vá além da sala de aula, promovendo experiências práticas desde a graduação.
Nesse sentido, os projetos de extensão do UniFOA foram destacados como um dos diferenciais do curso. Essas iniciativas permitem que os alunos vivam na prática a rotina da profissão, atendendo a diferentes públicos e adquirindo um olhar mais sensível e crítico sobre as realidades sociais. Além disso, tais atividades são relevantes para o desenvolvimento de competências essenciais, como a escuta comprometida, a mediação de conflitos e a formulação de estratégias de intervenção social.
Ao longo da entrevista, ficou evidente que a proposta do Centro Universitário vai além do ensino teórico, incentivando uma formação que alia conhecimento técnico à prática social. O curso busca preparar profissionais comprometidos com a transformação da realidade, capacitando-os para atuar de forma crítica e humanizada, reconhecendo o Serviço Social como uma ferramenta essencial para a promoção da justiça e da inclusão.
Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o semestre letivo começa com o Start 2025.1, um evento cheio de palestras e atividades pensado para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Durante essa semana especial, os estudantes terão a chance de se conectar com o ambiente acadêmico, conhecer colegas e aproveitar conteúdos preparados para acolher e integrar a comunidade universitária.
A abertura acontece na segunda-feira, 3 de fevereiro, às 19h, com o tema “O início da sua jornada”. Será uma roda de conversa com os coordenadores de cada curso, realizada nas salas do 1º período. Essa atividade é para todos os cursos, com exceção de Medicina, que terá um encontro específico em uma data que ainda será divulgada.
Nos dias seguintes, a programação segue com palestras para todos os estudantes, incluindo os de Medicina, abordando temas variados, como acolhimento, saúde mental, finanças e questões de inclusão e diversidade, em formatos presenciais e online.
Confira o cronograma completo:
- 03/02 (segunda-feira)
O início da sua jornada
Palestrante: Coordenadores
Local: Sala do 1º período de cada curso (exceto Medicina)
Horário: 19h
- 04/02 (terça-feira)
Acolhimento institucional
Palestrantes: Alexis Aragão e Bruno Gambarato
Local: Auditório Willian Monachesi
Horário: 19h
- 05/02 (quarta-feira)
Jornada de aprendizagem (CAIP x Pro-EaD)
Palestrantes: Mônica Norris, Eduardo Carreiro, Aline Rebouças e Vânia Ananias
Local: Canal do YouTube da FOA
Horário: 19h
- 06/02 (quinta-feira)
Finanças e estudos: como equilibrar despesas e investir no futuro
Palestrante: Bruno Visconti
Local: Canal do YouTube da FOA
Horário: 19h
Saúde mental do estudante no espaço acadêmico
Palestrante: Soraya Ferreira
Local: Canal do YouTube da FOA
Horário: 20h
- 07/02 (sexta-feira)
Racismo e branquitude no espaço acadêmico
Palestrante: Aline Rebouças
Local: Canal do YouTube da FOA
Horário: 19h
LGBTIQAPN+ e inclusão: uma luta por direito, respeito e equidade
Palestrante: Arthur Villela
Local: Canal do YouTube da FOA
Horário: 20h
O Start 2025.1 é uma oportunidade única para os estudantes conhecerem melhor o ambiente acadêmico, fazerem conexões e se prepararem para uma jornada enriquecedora no ensino superior.
Atividades acadêmicas que integram teoria e prática são essenciais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir com transformações positivas na sociedade.
Esse é o objetivo do Estação UniFOA, evento promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ao final de cada semestre para os estudantes dos cursos de Educação à Distância (EaD). Mais do que um seminário de apresentação de projetos, o encontro busca acolher os estudantes, promovendo a integração entre eles e a vivência nas estruturas do campus.
No último sábado, 7, o Estação UniFOA reuniu estudantes de diferentes áreas para apresentar projetos desenvolvidos ao longo do semestre, com aplicação prática e impacto social. O evento, contou com a participação de alunos das Escolas de Negócios, Engenharia e Tecnologias.
Para Italo Rodrigues, professor do curso de Engenharia, esta edição foi particularmente significativa, pois marcou a primeira apresentação após a atualização da matriz curricular dos cursos de Engenharias (Civil, Produção, Computação) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Foi perceptível a dedicação dos estudantes em realizar um trabalho prático, seja de Engenharia, seja de desenvolvimento de software. Na Engenharia, os alunos resolveram problemas de modelagem orientados a dados, utilizando ferramentas de cálculo e física para demonstrar a importância do monitoramento de informações. Já nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os projetos abordaram soluções para problemas reais do mercado”, destacou o professor.
A Escola de Negócios também trouxe projetos de grande relevância. De acordo com o professor Dr. Koffi Djima Amouzou, coordenador dos cursos digitais da Escola de Negócios, 12 iniciativas baseadas em princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) foram apresentadas, destacando-se pela ênfase em responsabilidade social e sustentabilidade.
“Esses projetos visam promover transformações significativas na sociedade, especialmente na região Sul Fluminense, ao abordar dimensões econômicas, sociais, culturais e geográficas. Além disso, eles integram extensão e aprendizado prático, com impacto direto em comunidades carentes”, afirmou o coordenador.
Com a presença de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos (Escola de Negócios); Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Computação (Escola de Engenharia); e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Escola de Tecnologias), garantiu um intercâmbio rico de ideias e soluções criativas para desafios contemporâneos com a diversificação de áreas.
A Estação UniFOA reafirma o compromisso do Centro Universitário em integrar ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades para a aplicação prática do conhecimento. Com isso, a instituição contribui para a formação de futuros profissionais comprometidos com a eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social, consolidando seu papel como agente de desenvolvimento regional.
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença no 7th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, realizado em Buenos Aires, Argentina. Representando a instituição, estiveram os professores Elton Bicalho e Margareth Saron, a egressa Thais Longo e a discente do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), Cristina Baptista.
Com o apoio dos professores Alden Neves e Ana Paula da Cunha, o UniFOA participou do evento com quatro trabalhos científicos. Entre eles, o estudo intitulado “Influence of Body Weight on Nutritional Status and Risk of Metabolic Complications in Children”, em tradução livre "Influência do Peso Corporal no Estado Nutricional e Risco de Complicações Metabólicas em Crianças" recebeu um prêmio de destaque por estar entre os melhores trabalhos apresentados no congresso.
Para o professor Elton Bicalho, participar de um evento de tamanha relevância global é muito significativo para o Centro Universitário:
“Diversos profissionais da área da saúde de vários países participaram do evento. Foi uma oportunidade ímpar para realizarmos contatos para pesquisas e observarmos o que está sendo produzido pelas instituições de ensino de outros países. Isso demonstra que o UniFOA não fica atrás de nenhuma instituição, tendo um trabalho premiado.”
O coordenador do curso de Nutrição, Alden Neves, enfatizou a competência dos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição:
“Tivemos vários trabalhos aprovados no congresso, sendo que um deles foi premiado. Isso demonstra a capacidade de nossos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos no curso, refletindo diretamente na formação de nossos discentes.”
Ele também destacou o papel da egressa Samella Ananias, que teve o seu trabalho de conclusão de curso apresentado no congresso:
“Importante ressaltar que uma de nossas egressa do curso de Nutrição também apresentou trabalho desenvolvido em parceria com a Unicamp, onde está dando continuidade aos estudos iniciados no UniFOA. Samella, inclusive, acabou de ser aprovada com bolsa no doutorado da Unicamp. Agradeço o apoio constante da Reitoria e da Fundação para o desenvolvimento desses projetos.”
A participação no 7th World Congress reafirma o compromisso do UniFOA com a pesquisa e a formação de profissionais capacitados. O evento, que reúne especialistas do mundo inteiro, é uma plataforma estratégica para intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de parcerias acadêmicas internacionais.
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Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação social do país, a Expo Favela Innovation 2024, realizada em novembro no Rio de Janeiro, reuniu empreendedores e startups de comunidades de todo o Brasil. O evento promoveu uma rica troca de experiências entre moradores de favelas, investidores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas.
Com o objetivo de conectar futuros profissionais ao universo do empreendedorismo social, estudantes dos cursos de Design, Engenharias EAD, Sistemas de Informação, Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do primeiro dia do evento, acompanhados pelos professores Italo Rodrigues e Camila Hosken.
Segundo o professor Italo Rodrigues, a ida ao evento foi motivada pelo desejo de proporcionar uma vivência prática e inspiradora fora dos muros acadêmicos. “Queríamos ampliar as perspectivas dos nossos alunos e sensibilizá-los para o potencial transformador do empreendedorismo. A Expo Favela é um espaço único, que conecta inovação às questões sociais, em perfeita sintonia com os valores da nossa instituição”, destacou.
Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os destaques estavam debates com figuras influentes como MV Bill, Roberta Medina, Aline Santos e Gilberto Kassab, que abordaram os desafios enfrentados por culturas marginalizadas em alcançar o mainstream, além de temas como educação financeira e estratégias de mercado.
A participação na Expo Favela também buscou incentivar os alunos a enxergar o empreendedorismo como um caminho viável e promissor para suas carreiras. “Essa vivência oferece uma visão ampliada do mercado, permite o desenvolvimento de habilidades como networking e incentiva a busca por soluções inovadoras para problemas reais. É uma forma de mostrar que qualquer iniciativa com potencial para transformar uma sociedade merece ser explorada”, explicou Italo.
Para os estudantes, essa troca foi uma oportunidade única de compreender como ideias podem ser transformadas em negócios de impacto social. Pedro Lucas Reis, estudante do 6º período do curso de Sistemas de Informação, destacou o impacto que o evento teve em sua perspectiva acadêmica e profissional.
“Fiquei integrado com a organização e a energia vibrante do lugar. Foi muito inspirador ver tantas pessoas motivadas a compartilhar ideias, histórias e projetos incríveis. Vi muitos projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta de transformação social, algo que se conecta diretamente com minha área de formação”, afirmou.
O professor Italo reforçou o valor de momentos como esse na formação dos alunos. “Esses eventos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades como networking e planejamento estratégico, além de incentivá-los a adotar uma postura mais inovadora em suas áreas de atuação.”
A Expo Favela 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também uma lição sobre a importância de aliar inovação e impacto social. O evento mostrou como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades.
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Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação social do país, a Expo Favela Innovation 2024, realizada em novembro no Rio de Janeiro, reuniu empreendedores e startups de comunidades de todo o Brasil. O evento promoveu uma rica troca de experiências entre moradores de favelas, investidores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas.
Com o objetivo de conectar futuros profissionais ao universo do empreendedorismo social, estudantes dos cursos de Design, Engenharias EAD, Sistemas de Informação, Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do primeiro dia do evento, acompanhados pelos professores Italo Rodrigues e Camila Hosken.
Segundo o professor Italo Rodrigues, a ida ao evento foi motivada pelo desejo de proporcionar uma vivência prática e inspiradora fora dos muros acadêmicos. “Queríamos ampliar as perspectivas dos nossos alunos e sensibilizá-los para o potencial transformador do empreendedorismo. A Expo Favela é um espaço único, que conecta inovação às questões sociais, em perfeita sintonia com os valores da nossa instituição”, destacou.
Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os destaques estavam debates com figuras influentes como MV Bill, Roberta Medina, Aline Santos e Gilberto Kassab, que abordaram os desafios enfrentados por culturas marginalizadas em alcançar o mainstream, além de temas como educação financeira e estratégias de mercado.
A participação na Expo Favela também buscou incentivar os alunos a enxergar o empreendedorismo como um caminho viável e promissor para suas carreiras. “Essa vivência oferece uma visão ampliada do mercado, permite o desenvolvimento de habilidades como networking e incentiva a busca por soluções inovadoras para problemas reais. É uma forma de mostrar que qualquer iniciativa com potencial para transformar uma sociedade merece ser explorada”, explicou Italo.
Para os estudantes, essa troca foi uma oportunidade única de compreender como ideias podem ser transformadas em negócios de impacto social. Pedro Lucas Reis, estudante do 6º período do curso de Sistemas de Informação, destacou o impacto que o evento teve em sua perspectiva acadêmica e profissional.
“Fiquei integrado com a organização e a energia vibrante do lugar. Foi muito inspirador ver tantas pessoas motivadas a compartilhar ideias, histórias e projetos incríveis. Vi muitos projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta de transformação social, algo que se conecta diretamente com minha área de formação”, afirmou.
O professor Italo reforçou o valor de momentos como esse na formação dos alunos. “Esses eventos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades como networking e planejamento estratégico, além de incentivá-los a adotar uma postura mais inovadora em suas áreas de atuação.”
A Expo Favela 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também uma lição sobre a importância de aliar inovação e impacto social. O evento mostrou como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades.
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Com o compromisso de formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) lança dois novos cursos superiores de tecnologia na área ambiental: Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental. Ambas as graduações integram a Escola de Tecnologias Ambientais, destacando-se pela abordagem prática, interdisciplinaridade e um currículo alinhado às demandas do mercado.
O curso em Saneamento Ambiental prepara profissionais para gerenciar, supervisionar e avaliar sistemas de abastecimento, coleta e tratamento de água. Além disso, o curso forma agentes de transformação, capazes de promover campanhas de educação sanitária e ambiental, otimizando o uso de recursos hídricos e contribuindo para um meio ambiente mais sustentável.
Os estudantes terão acesso a metodologias práticas, como:
As habilidades desenvolvidas incluem comunicação eficaz, resolução de problemas, inteligência emocional e trabalho em equipe, qualidades essenciais para profissionais que buscam se destacar nesse mercado em expansão.
Já Gestão Ambiental capacita os alunos a planejar, gerenciar e executar ações para minimizar os impactos ambientais. Em apenas dois anos de formação, os estudantes terão acesso a disciplinas inovadoras que articulam tecnologia, responsabilidade social e práticas de gestão sustentável.
Os profissionais formados estarão aptos a:
Os cursos fazem parte de uma abordagem integrada que une Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental. Essa estrutura oferece:
Com nota máxima no MEC, o UniFOA reafirma seu compromisso com a formação de profissionais socialmente responsáveis e tecnicamente capacitados. A metodologia “aprenda fazendo” estimula a conscientização ambiental, a pesquisa aplicada e a inovação, moldando líderes para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.
* Valor com desconto até o último dia útil do mês anterior ao vencimento. Mensalidade sem desconto: R$ 809,00.
O curso de Nutrição promoveu entre os dias 5 e 7 de novembro, a Gincana NutriAção 2024, um evento dinâmico que promete unir diversão, aprendizado e trabalho em equipe. Coincidindo com a Jornada Científica da Nutrição e a Mostra de TCCs, a gincana tem como tema central "A gente não quer só comida..." e é organizada para fomentar habilidades essenciais ao exercício da profissão de nutricionista, além de incentivar o desenvolvimento pessoal e a colaboração entre os alunos.
A ideia de reviver a Gincana NutriAção surgiu com o objetivo de motivar os alunos e, segundo Alden dos Santos, coordenador do curso, foi aprimorada com sugestões do corpo docente. "A gincana já existia como uma comemoração ao Dia do Nutricionista em agosto. A professora Paula Leoni sugeriu um concurso gastronômico, e ao levarmos a proposta ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), decidimos expandir e modernizar o evento, abordando competências essenciais para a prática profissional de forma integrada", explicou Alden.
A Gincana contou com quatro etapas principais: Concurso Cultural, Concurso Gastronômico, arrecadação de alimentos e produtos de higiene, e produção de conteúdo para redes sociais. Essas atividades foram elaboradas para engajar os alunos de todos os períodos do curso, fortalecendo o trabalho em equipe e a criatividade.
Os destaques incluem:
Concurso Cultural: Apresentações de música, dança, teatro ou performances artísticas inspiradas no tema da gincana, avaliadas por um júri composto por ex-alunos do curso.
Concurso Gastronômico: Pratos que celebram a diversidade alimentar do Sul do Estado do Rio de Janeiro, com informações nutricionais detalhadas e apresentadas por membros das equipes.
Arrecadação de Itens: Produtos doados serão destinados à aldeia de Paraty Mirim, em colaboração com o Escritório da Cidadania e a Defensoria Pública da União.
Produção de Conteúdo: Criação de reels para o Instagram e episódios de podcast veiculados no NutriFOA Cast, promovendo inovação e uso das instalações de gravação do UniFOA.
Segundo Alden, os benefícios da gincana vão além da competição. "Os alunos estão sendo impactados desde a formação das equipes, que envolvem uma gestão colaborativa entre o Diretório Acadêmico, representantes de turma e a Atlética. Ver os estudantes engajados, criando conteúdo, explorando nossos estúdios para gravações, e indo além do que foi proposto, é motivo de muito orgulho. Esse processo de gamificação promove o desenvolvimento de competências cruciais para os futuros profissionais", ressaltou.
A Gincana contou com um encerramento de peso na Jornada Científica da Nutrição. O Prof. Dr. Luiz Lannes, renomado nutricionista e especialista em Inteligência Artificial, conduziu uma palestra sobre a aplicação da IA na prática nutricional, trazendo uma visão disruptiva e inovadora. "Ter uma figura como o Prof. Lannes discutindo IA com nossos alunos é um divisor de águas para o curso", afirmou Alden, destacando a relevância do tema para a atualização dos futuros profissionais.
A Gincana NutriAção 2024 não é apenas uma competição, mas um evento que consolida aprendizado, inovação e solidariedade, marcando um passo importante para a formação integral dos alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou, em parceria com outras instituições de ensino superior da região e sob a coordenação da ADR Sul Fluminense, o 3º Curso de Capacitação para Gestores Educacionais, voltado a diretores, coordenadores e professores das escolas locais. O programa, iniciado em 2019, visa oferecer um espaço de formação, troca de experiências e desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão escolar.
Para Luciano Azedias, professor do UniFOA, representando a reitora, professora Ivanete Oliveira como palestrante, a capacitação é uma oportunidade única para os gestores. "Quando um diretor assume a escola, ele raramente tem tempo de se capacitar. Com o curso, ele consegue parar, refletir sobre sua prática, identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado. Isso é fundamental para fortalecer o trabalho dentro das escolas, e o UniFOA, junto com outras instituições, conseguiu criar essa iniciativa", ressalta Azedias, que também destaca a importância de adequar o ensino às demandas dos estudantes atuais, altamente conectados e com necessidades pedagógicas específicas.
Sandra Botelho, professora participante, também enaltece o impacto positivo da capacitação. "A iniciativa é extremamente válida. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não conseguimos enxergar soluções. Esse é um momento de troca, em que encontramos colegas com vivências parecidas, e isso nos faz enxergar outras perspectivas. Volto ao trabalho mais motivada e com novas ideias", afirma.
O vice-presidente da ADR Sul Fluminense e secretário de educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, pontua que o curso é um passo essencial para elevar a qualidade do ensino básico na região. “Capacitar professores e gestores contribui para uma visão mais integrada do trabalho em equipe, focando principalmente na sala de aula e na alfabetização das crianças. O grande avanço da DRT no eixo Educação é justamente unir as instituições de ensino superior ao processo da educação básica pública, algo que não acontecia anteriormente. É uma conquista significativa”, destaca Denadai.
Para Elaine Lemos, diretora da Escola Estadual Municipalizada Coronel Laudelino Alexandre e participante pela segunda vez, o curso foi um divisor de águas em sua gestão. “A troca de experiências é essencial para ampliar o conhecimento. A formação mudou minha visão de trabalho, meu dia a dia na escola e a forma de lidar com professores e funcionários. Foi, sem dúvida, transformador.”
A proposta do curso é que os participantes multipliquem o conhecimento em suas redes de atuação, promovendo a continuidade do aprendizado e a aplicação das práticas discutidas, mesmo após o término da capacitação. Segundo Azedias, essa continuidade fortalece as redes de ensino e permite que os gestores levem o aprendizado a toda a comunidade escolar, formando, assim, um legado de inovação e eficiência na educação básica do Sul Fluminense.
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O IX Encontro Nacional do Censo da Educação Superior ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, em Brasília, reunindo representantes de instituições de ensino superior, órgãos do governo e especialistas para discutir temas fundamentais relacionados ao Censo da Educação Superior. O evento foi marcado por mesas redondas, apresentações e oficinas que abordaram desde a relevância da declaração de cor/raça até a avaliação e perspectivas futuras do Censo.
Durante o evento, as oficinas temáticas se destacaram, especialmente aquelas focadas em Power BI e relatórios. Essas oficinas foram uma oportunidade para os participantes se aprofundarem no uso de ferramentas de análise de dados, promovendo a capacidade de consulta e extração de informações relevantes para a tomada de decisões nas instituições de ensino superior.
A troca de experiências entre os participantes foi rica e produtiva, resultando em várias conclusões sobre a importância da utilização de dados para a gestão educacional. O uso de ferramentas como o Power BI foi visto como um passo necessário para modernizar e agilizar o acesso às informações, tornando os processos de decisão mais transparentes e eficazes.
Além disso, reforçou-se a importância de envolver mais instituições nas discussões sobre as práticas de preenchimento do Censo, visando uma maior diversidade de perspectivas e experiências. A colaboração entre instituições pode resultar em um compartilhamento mais eficaz de boas práticas, beneficiando toda a área da educação.
Essas ações não apenas aprimorarão a qualidade das informações coletadas, mas também contribuirão para a melhoria contínua da educação superior no Brasil.
A Professora Ivanete Oliveira, reitora e Procuradora Institucional do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), durante sua palestra no evento pode se manifestar como Presidenta da ANPI sobre os desafios no preenchimento do Censo da Educação Superior, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada com 456 recenseadores, que representam, em média, 1.500 IES.
Os resultados apresentados foram discutidos em torno de três principais vetores: complexidade dos dados para coleta; falta de integração entre sistemas, dificuldade no treinamento e capacitação, falta de sensibilização acerca da importância da revisão e conferência dos dados antes da submissão.
Vale destacar que a questão da dificuldade de treinamento e capacitação reside sobre o turnover significativo dos profissionais que estão à frente do processo do Censup nas IES.
A Professora Ivanete Oliveira sugeriu que houvesse mais capacitações em ferramentas de análise de dados, não apenas em eventos como este, mas também em formatos mais acessíveis ao longo do ano. Isso pode incluir webinars e cursos online que facilitem a adesão e o aprendizado contínuo.
Confira a palestra.
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