Caligrafia redação ENEM: veja a importância e 5 dicas para treinar

A caligrafia redação ENEM é bastante relevante para sua nota. Quem corrige sua prova provavelmente não está preocupado com a beleza da sua escrita propriamente dita, porém, uma letra pouco legível aumenta as chances de enganos durante a correção, o que pode reduzir sua pontuação final.

Por isso, o desenvolvimento da escrita é fundamental. Ao escrever com boa caligrafia, você garante que todos entendam o seu texto. Além disso, demonstra comprometimento e aptidão nos estudos.

Pensando nisso, produzimos este conteúdo para abordar a importância da caligrafia na redação do ENEM, por meio de 5 dicas práticas que podem ajudar a melhorar sua letra.

Ficou interessado no assunto? Então, continue sua leitura até o final!

Por que a caligrafia é importante?

A caligrafia retrata a nossa comunicação pela escrita. Embora não seja mais importante que o conteúdo, uma escrita legível e caprichada pode fazer com que as pessoas se sintam mais receptivas para ler o que escrevemos.

Essa particularidade, apesar de não ser um critério de avaliação, pode mudar a forma como uma prova é corrigida. Afinal, basta imaginar pilhas com centenas de redações para entender a quantidade de trabalho de um profissional que passará horas tentando decifrar e corrigir cada texto.

No ENEM, essa circunstância pode ser ainda pior, uma vez que todas as provas são escaneadas e somente após é que são enviadas aos avaliadores.

Ao escrever com letra legível, você ajuda a quebrar essa barreira inicial. Também evita equívocos de interpretação e demais erros que possam vir a acontecer por conta da falta de clareza. Obviamente, ainda será importante trabalhar duro nos argumentos e encadeamento de ideias, entretanto, seus esforços serão mantidos e assegurados com uma boa caligrafia.

Leia também:  Qual a nota de corte de Ciências Contábeis? Descubra!

Não se esqueça que você levará sua caligrafia para o resto da vida. Ela sempre será importante, até mesmo na sua vida profissional. Portanto, considere essa fase dos seus estudos tão importante quanto todas as outras matérias ministradas em sala de aula, tirando todo o proveito possível.

Como melhorar?

Entender a importância de uma boa caligrafia na redação do ENEM é fundamental para querer melhorar sua letra. Mas, não basta querer, é preciso praticar. Para ajudá-lo nessa questão, abaixo falaremos sobre 5 dicas fundamentais para a melhora da sua caligrafia. Veja!

1. Escolha um bom modelo de caneta e segure-o corretamente

O primeiro passo para ter uma letra legível está na forma como seguramos o lápis ou a caneta. Utilize a ponta dos dedos e mantenha firmeza na mão. Normalmente, 3 dedos são utilizados para segurar, mas nada impede que você utilize mais (ou menos) para melhorar o apoio.

O importante é ter uma base sólida para praticar a coordenação motora necessária para cada letra. Lembre-se que essa postura deve ser confortável por longos períodos, por isso, de nada adianta copiar outra pessoa ou tentar forçar uma maneira desconfortável para escrever.

Além desse primeiro ponto, saiba que a caneta em si também faz grande diferença. Opte por canetas esferográficas de boa qualidade. Elas não precisam ter custo elevado, existem ótimos modelos por valores bastante acessíveis. No entanto, evite canetas tinteiro e semelhantes para reduzir as chances de borrões e outros problemas semelhantes.

Leia também:  4 erros de português mais comuns para você evitar na redação do Enem

2. Não faça muita força na hora de escrever

Outro problema muito comum que causa a falta de legibilidade é a força com a qual escrevemos. Firmeza em excesso ao escrever pode danificar o papel e a caneta, o que é capaz de afetar a qualidade final da sua caligrafia.

Além disso, forçar demais durante longos períodos também pode causar cansaço, incômodos e dores. Saiba que não há nenhuma necessidade para tamanho esforço. Deixe a caneta fazer o trabalho e preocupe-se no formato, espaçamento e qualidade do traço em cada letra.

3. Verifique o espaçamento e o estilo da sua letra

O espaçamento entre as letras e entre as palavras são extremamente importantes para alcançar uma letra legível. Muitas pessoas podem ter uma letra bonita, mas pouco agradável na hora de leitura justamente por esses detalhes.

O segredo para não errar é sempre utilizar o espaço suficiente para delimitar cada letra de maneira independente. O objetivo é fazer com que o leitor consiga interpretar cada letra escrita, sem ter que pensar duas vezes.

Tratando-se do espaço entre as palavras, sempre dê um curto intervalo, no tamanho aproximado de uma letra.

4. Pratique caligrafia seguindo o formato da sua letra

Infelizmente, não há maneira de praticar caligrafia, sem treinar caligrafia. Por essa razão, os cadernos tradicionais ainda se fazem importantes. Para melhorar ainda mais a sua coordenação e acelerar seus resultados, procure praticar de acordo com o formato da sua letra.

Leia também:  Qual a melhor hora do dia para estudar? Descubra aqui!

Para quem não tem paciência para passar muito tempo utilizando esses cadernos, procure usar uma folha pautada em branco para praticar. Escreva e repita cada letra e treine até perceber que sua letra está legível.

Uma dica para facilitar esse processo é seguir o formato natural da sua escrita. Isso ajuda a encurtar tempo e é uma das formas de assegurar uma velocidade razoável na hora de escrever.

5. Evite escrever com muita pressa

Por fim, evite escrever com muita pressa. Absolutamente todas as pessoas que escrevem em velocidade acima do habitual acabam por sacrificar a legibilidade da sua escrita. Evite esse erro — especialmente na hora da sua avaliação — e procure separar um intervalo de tempo compatível para escrever sua redação na hora da prova.

Esse cuidado extra com o tempo pode ajudar você a dissertar melhor. Encontrar erros e até mesmo identificar a falta de coesão e coerência no seu texto se tornará mais fácil, uma vez que uma leitura e uma preocupação maior com sua escrita fará você se atentar mais para cada detalhe.

Esperamos que este conteúdo ajude você a melhorar a caligrafia para a redação do ENEM. Pratique cada uma dessas dicas para ter uma letra legível e conseguir alcançar melhores resultados com seus estudos.

Gostou da postagem? Assine nossa newsletter e não perca novos novos conteúdos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas