Caligrafia redação ENEM: veja a importância e 5 dicas para treinar

A caligrafia redação ENEM é bastante relevante para sua nota. Quem corrige sua prova provavelmente não está preocupado com a beleza da sua escrita propriamente dita, porém, uma letra pouco legível aumenta as chances de enganos durante a correção, o que pode reduzir sua pontuação final.

Por isso, o desenvolvimento da escrita é fundamental. Ao escrever com boa caligrafia, você garante que todos entendam o seu texto. Além disso, demonstra comprometimento e aptidão nos estudos.

Pensando nisso, produzimos este conteúdo para abordar a importância da caligrafia na redação do ENEM, por meio de 5 dicas práticas que podem ajudar a melhorar sua letra.

Ficou interessado no assunto? Então, continue sua leitura até o final!

Por que a caligrafia é importante?

A caligrafia retrata a nossa comunicação pela escrita. Embora não seja mais importante que o conteúdo, uma escrita legível e caprichada pode fazer com que as pessoas se sintam mais receptivas para ler o que escrevemos.

Essa particularidade, apesar de não ser um critério de avaliação, pode mudar a forma como uma prova é corrigida. Afinal, basta imaginar pilhas com centenas de redações para entender a quantidade de trabalho de um profissional que passará horas tentando decifrar e corrigir cada texto.

No ENEM, essa circunstância pode ser ainda pior, uma vez que todas as provas são escaneadas e somente após é que são enviadas aos avaliadores.

Ao escrever com letra legível, você ajuda a quebrar essa barreira inicial. Também evita equívocos de interpretação e demais erros que possam vir a acontecer por conta da falta de clareza. Obviamente, ainda será importante trabalhar duro nos argumentos e encadeamento de ideias, entretanto, seus esforços serão mantidos e assegurados com uma boa caligrafia.

Leia também:  [eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional

Não se esqueça que você levará sua caligrafia para o resto da vida. Ela sempre será importante, até mesmo na sua vida profissional. Portanto, considere essa fase dos seus estudos tão importante quanto todas as outras matérias ministradas em sala de aula, tirando todo o proveito possível.

Como melhorar?

Entender a importância de uma boa caligrafia na redação do ENEM é fundamental para querer melhorar sua letra. Mas, não basta querer, é preciso praticar. Para ajudá-lo nessa questão, abaixo falaremos sobre 5 dicas fundamentais para a melhora da sua caligrafia. Veja!

1. Escolha um bom modelo de caneta e segure-o corretamente

O primeiro passo para ter uma letra legível está na forma como seguramos o lápis ou a caneta. Utilize a ponta dos dedos e mantenha firmeza na mão. Normalmente, 3 dedos são utilizados para segurar, mas nada impede que você utilize mais (ou menos) para melhorar o apoio.

O importante é ter uma base sólida para praticar a coordenação motora necessária para cada letra. Lembre-se que essa postura deve ser confortável por longos períodos, por isso, de nada adianta copiar outra pessoa ou tentar forçar uma maneira desconfortável para escrever.

Além desse primeiro ponto, saiba que a caneta em si também faz grande diferença. Opte por canetas esferográficas de boa qualidade. Elas não precisam ter custo elevado, existem ótimos modelos por valores bastante acessíveis. No entanto, evite canetas tinteiro e semelhantes para reduzir as chances de borrões e outros problemas semelhantes.