5 canais do YouTube para estudar para o Enem

Sabemos que a internet pode ser usada para as mais diversas finalidades. Uma delas é acessar conteúdos didáticos para obter aprendizados durante a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Só no YouTube, por exemplo, é possível encontrar diversos canais para estudar e reciclar conhecimentos.

Apostar nos materiais em vídeo é uma ótima forma de variar as técnicas empregadas na rotina, o que pode contribuir para o aumento da produtividade nos estudos. Portanto, se você quer desfrutar desse benefício, fique de olho nas sugestões que trouxemos.

São 5 opções com focos e temas variados. Confira e saiba onde começar um bom preparo para a prova!

1. Canal Inteligente

Conduzido por Arytânia Correia, que é professora, jornalista e corretora de redação, esse espaço aborda conteúdos relacionados a linguagens e atualidades. Seu principal objetivo, portanto, é auxiliar pessoas a produzir textos com qualidade e de forma simples.

O Canal Inteligente é dividido por playlists específicas, todas com ênfase em regras, opções de cursos e dicas para elaborar redações. A autora também faz transmissões de aulas ao vivo para falar sobre escrita, interpretação textual, guia de profissões e melhores métodos de estudo.

2. Ferretto Matemática

Daniel é um professor que emprestou seu sobrenome para batizar o canal que mantém no YouTube desde 2014. Conhecido como Ferretto Matemática, o espaço ganhou destaque por explicar, de maneira clara e simplificada, os conceitos e fórmulas de uma das matérias mais temidas pela população.

Leia também:  5 podcasts para estudar que vão ajudar você a arrasar no vestibular

Em seus vídeos produzidos detalhadamente, incluindo aulões em tempo real, o professor Ferretto aborda tanto frações, equações e operações básicas da Matemática quanto temas tratados no Ensino Superior. O grande foco do canal é preparar estudantes para arrasar na matéria durante o Enem.

3. Manual do Mundo

Mantido pelo casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, esse espaço guarda um pouco de tudo o que você possa imaginar. A dupla tem muita criatividade e mantém a Ciência e a Tecnologia como pilares de seus conteúdos. Isso permite produzir matérias, aulas e outras atividades atrativas para os mais variados públicos.

Ainda que tenha grande notoriedade entre os canais para estudar, o Manual do Mundo também abriga vídeos com inúmeros experimentos e curiosidades científicas. São materiais muito legais para você se divertir, explorar novidades e aliviar o estresse antes da realização de provas importantes.

4. Descomplica

Esse canal resulta da colaboração de vários profissionais que têm um objetivo comum: favorecer a obtenção de aprendizados relacionados a todas as disciplinas do Ensino Médio. O arquivo inclui milhares de aulas (gravadas ou ao vivo), simulados, e até uma categoria de podcasts para estudar com áudio.

As postagens são frequentes, o que contribui para a atualização constante sobre diversos assuntos. Inclusive, um dos diferenciais do Descomplica é justamente a oferta de conteúdos que abordam notícias e acontecimentos importantes da atualidade.

Leia também:  Veja quais características um bacharel em Direito precisa ter!

5. Me Salva

Criado por Miguel Andorffy, esse canal conta com a participação de pessoas formadas em diferentes áreas. A equipe variada possibilita a oferta de conteúdos relacionados a todas as disciplinas cobradas nos vestibulares e em cursos do Ensino Superior.

O Me Salva é composto por aulas curtas e disponibiliza recursos de apoio para potencializar o aprendizado. Isso inclui simulados interativos, monitorias, resolução de exercícios ao vivo e correção de redações. Além das matérias básicas, o visitante da plataforma pode conferir aulas sobre Negócios, Engenharia e Saúde.

Ficou claro que opções não faltam no YouTube, certo? Assim que você escolher os canais para estudar, procure formas de aproveitá-los posteriormente. Vale fazer resumos sobre os assuntos abordados e até tirar dúvidas com os autores (via e-mail ou outro meio de contato disponibilizado nas redes).

E já que o assunto é preparo para provas e outras avaliações, descubra também como um caderno organizado pode ajudar nos estudos!