Carreira em Tecnologia: quais estão em alta e como escolher qual seguir?

O mundo nunca foi tão dão digital e conectado, não é mesmo? Esse cenário abriu uma janela de oportunidades para quem deseja investir em uma carreira em Tecnologia. Se esse é o seu caso, que tal conhecer as profissões que estão em alta?

Preparamos uma lista que ajudará você a escolher o rumo de sua vida profissional e ter mais chances de sucesso. Informação é tudo. Por isso, acompanhe este post até o final!

O mundo é tech!

A pandemia de Covid-19 impactou a vida humana de diversas maneiras, limitando nossa locomoção e interação física. É verdade que isso trouxe muitos impactos negativos, mas também acelerou mudanças importantes para a sociedade.

O mundo pós-pandemia é muito mais tecnológico do que antes. Aliás, é difícil encontrar alguém que não faz uso de algum aplicativo, software, sensor ou ferramenta digital em seu dia a dia.

Esse cenário contribuiu para que a área de Tecnologia se desenvolvesse ainda mais, se transformando em um dos mercados de trabalho com maior número de oportunidades. Prova disso é que, até 2024, haverá uma demanda por 420 mil novos profissionais de TI.

Carreira em Tecnologia: as áreas com mais oportunidades

A seguir, mostramos quais são as áreas com mais oportunidades para quem busca uma carreira em Tecnologia.

Arquitetura de Redes

Você sabe o que faz um arquiteto de redes? Ele cuida do desenvolvimento e da manutenção de redes locais de empresas, além de acompanhar tendências de computação em nuvem e comunicação de dados.

Leia também:  Domine suas apresentações em slide: dicas infalíveis para impressionar o público

Trata-se de um profissional indispensável para as empresas contemporâneas, e isso coloca a carreira em destaque para os próximos anos.

Ciência de Dados

A Ciência de Dados é uma área da Tecnologia que se dedica a tratar, interpretar e gerenciar o banco de dados empresarial. No mundo moderno, os dados são considerados o “novo petróleo”, então não é difícil entender por que o cientista de dados é tão importante.

Desenvolvimento Mobile

Nos últimos anos, o uso dos smartphones disparou. Eles se tornaram verdadeiras ferramentas de trabalho. Com isso, a área de Desenvolvimento Mobile vem crescendo e oferecendo muitas oportunidades de trabalho para quem deseja se dedicar à criação de aplicativos.

Engenharia de Software

Outra área que está em alta é a Engenharia de Software. Quem escolhe essa graduação se especializa no desenvolvimento de sistemas muito úteis e presentes em nosso dia a dia, como editor de fotos, plataformas de Educação a Distância (EAD) e serviços de streaming.

Segurança da Informação

A Segurança da Informação é uma área em ascensão, pois cuida de um dos bens mais valiosos na atualidade: os dados. O papel do profissional formado é trabalhar com infraestruturas digitais e garantir que informações confidenciais e sensíveis sejam protegidas de ataques cibernéticos.

A fórmula para encontrar a carreira ideal

Como você viu, existem excelentes opções de atuação na área da Tecnologia. Mas como identificar a profissão certa? A missão é complexa, mas não é impossível!