Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

As Ciências Humanas têm como objeto de estudo o homem, tanto como indivíduo quanto nas suas relações sociais. Portanto, a área abrange as profissões e os cursos relacionados aos aspectos primários do ser humano.

Mas se engana quem pensa que é só estudar teorias! Assim como a condição humana, a área tem caráter múltiplo, apresentando características teóricas em alguns cursos e práticas em outros. Isso torna esse setor muito amplo, diversificado e capaz de abranger carreiras com os mais variados perfis de profissionais.

Para entender melhor, continue lendo este post sobre o assunto, que aborda as características desejáveis aos profissionais da área e os principais campos de atuação.

O perfil do estudante de Ciências Humanas

Enquanto os alunos das exatas e das biológicas têm afinidade com números e fórmulas específicas, os estudantes da área de Humanas costumam dedicar parte do seu tempo ao exercício da leitura. Nesse sentido, é fundamental ser curioso, questionador e ter boa capacidade de interpretação.

Quem tem interesse por graduações desse campo do conhecimento tende a gostar de atividades culturais e a discutir assuntos da atualidade com bastante motivação. É comum, inclusive, o envolvimento e a contribuição com determinados movimentos ou programas de assistência social.

As disciplinas mais importantes para uma pessoa com esse perfil incluem Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.

As possíveis áreas de atuação

Considerando a abrangência dos estudos das Ciências Humanas, é esperado que os profissionais formados em cursos dessa área tenham contato com diversas oportunidades. Veja agora as principais faculdades relacionadas e as opções para atuar no mercado de trabalho.

Jornalismo

O curso de Jornalismo costuma ter duração de 4 anos e a grade curricular é composta por disciplinas específicas da área, tais como Documentários, Telejornalismo, Redação, Fotografia, entre outras.

Você tem uma postura ética e um grande senso de responsabilidade? Se a resposta for sim, talvez essa carreira seja a ideal. Afinal, cabe ao jornalista apurar os fatos de maneira precisa, buscar fontes confiáveis e transmitir informações verdadeiras ao seu público. É importante, também, sempre se manter atualizado sobre as diferentes formas de comunicação.

Leia também:  4 dicas de interpretação de texto para mandar bem no Enem

É comum que as pessoas associem a imagem do jornalista ao repórter ou apresentador de telejornal, mas existem diversas oportunidades de carreira no setor. O graduado pode trabalhar com edição de conteúdo, redação, assessoria de imprensa e muito mais.

Serviço Social

A faculdade de Serviço Social tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver políticas para diminuir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida da população. Desse modo, o assistente social realiza a integração — e reintegração — de indivíduos na sociedade, prestando assistência a famílias desamparadas.

As oportunidades de trabalho se dividem entre empresas privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos. O setor de saúde privada também tem se tornado um mercado promissor, pois as grandes redes hospitalares estão se preocupando cada vez mais em contratar profissionais que prestem amparo aos doentes e suas famílias.

A graduação tem duração de 4 anos e a grade curricular conta com disciplinas como Antropologia, Direitos Humanos, Educação Inclusiva, entre outras. Deseja contribuir para um mundo melhor? O currículo também inclui atividades voluntárias em escolas e organizações assistenciais.

Direito

O curso de Direito é um dos mais procurados pelos apaixonados por Ciências Humanas. Ele tem duração de 5 anos e habilitação somente na modalidade de bacharelado. A grade curricular conta com disciplinas como Sociologia, Economia Política, Direito Penal, Direito Constitucional, entre outras.

Para ser um bom advogado, é preciso saber se comunicar com clareza, conhecer as regras gramaticais, ter um senso apurado de justiça, além, claro, de gostar de ler e estudar. Afinal, as leis mudam constantemente e é preciso estar sempre atualizado.

Mas se engana quem pensa que a advocacia é a única opção para quem se forma em Direito. Os concursos públicos para juízes, promotores e analistas de tribunais também são muito procurados por recém-formados atraídos pelas boas remunerações e estabilidade profissional.

Administração

A graduação em Administração costuma gerar dúvidas em relação à ciência a qual pertence. Porém, mesmo tendo disciplinas da Matemática na grade curricular, boa parte do curso é dedicado ao estudo das Ciências Humanas. Ciências Sociais, Direitos Humanos e Filosofia, por exemplo, são algumas das matérias vistas por quem escolhe essa área.

Leia também:  Professor de Biologia: descubra se essa é a carreira ideal para você

curso tem duração de 4 anos e seu objetivo é formar profissionais capazes de gerenciar e planejar os recursos materiais, financeiros e humanos de uma empresa. Por isso, para ser um bom administrador é preciso ser comunicativo, saber trabalhar em equipe e liderar pessoas.

O mercado de trabalho para os administradores sempre foi repleto de oportunidades. Afinal, todo negócio — público ou privado — precisa de profissionais dessa área, de modo a garantir eficiência e competitividade. Os bancos, as organizações públicas e as empresas de consultoria estão entre os setores que mais empregam profissionais formados em Administração.

Ciências Contábeis

Após cursar a faculdade, o profissional ganha o título de contador e pode desenvolver trabalhos de auditoria, contabilidade gerencial e perícia contábil. Isso significa que os serviços desempenhados por ele vão muito além de cuidar das famosas declarações de Imposto de Renda.

A graduação na área tem duração de 4 anos e engloba disciplinas como Estatística, Fundamentos da Administração, Teoria Contábil, Micro e Macroeconomia, Direito do Trabalho e Gestão de Patrimônios. As práticas na faculdade oferecem a base para elaborar documentos e oferecer assessorias.

Assim como os administradores, os profissionais formados em Ciências Contábeis são essenciais ao funcionamento de qualquer negócio. Isso faz com que encontrem oportunidades para atuar em diversas empresas, exercendo funções específicas. Também é possível empreender e abrir negócio próprio.

Design

Essa é outra carreira que integra o vasto campo das Ciências Humanas. Com duração de 4 anos, o curso de Design prepara pessoas para interpretar, projetar e intervir em vários espaços ocupados pelo homem. Computação gráfica, Geometria Descritiva e Linguagem Visual estão entre as principais disciplinas.

A formação engloba, portanto, aspectos psicológicos, ergonômicos e tecnológicos, bem como conceitos relacionados à funcionalidade, à composição espacial e ao conforto ambiental. O estudo dessas temáticas tem como objetivo resolver problemas que impactam no bem-estar das pessoas em diversos ambientes.

Entre as atuações do designer, podemos destacar cenografia, produção de vitrines, identidade visual, design de interiores, projeto de produtos — como joias e embalagens — e desenho industrial. O profissional consegue bons cargos em empresas grandes, mas pode atuar de forma autônoma — freelancer — se preferir.

Leia também:  O que é preciso para construir uma carreira em Comunicação Social?

Publicidade e Propaganda

O publicitário sempre realizou uma série de atividades e hoje também precisa se capacitar para desenvolver processos no ambiente online. Atendimento ao público, pesquisa de mercado, planejamento e criação de campanhas estão entre as atribuições desse profissional.

A graduação dura 4 anos e prepara pessoas para trabalhar em agências ou empresa própria. As funções variam entre consultoria e práticas comuns dos departamentos de comunicação e marketing. Como a linguagem da internet difere daquela presente nos meios tradicionais, é preciso ter domínio desse universo.

Nesse sentido, um bom curso de Publicidade e Propaganda deve englobar disciplinas que capacitem os alunos para usar ferramentas tecnológicas a favor dos trabalhos de redação, fotografia e produção gráfica. Matérias como Logística, Economia e Sociologia servirão de complemento.

Psicologia

O foco no estudo da mente e do comportamento deixa claro que se trata de uma graduação relacionada às Ciências Humanas. A principal missão de quem escolhe essa faculdade é ajudar pessoas a resolver problemas específicos — medos, traumas, receios — para viver melhor.

A formação em Psicologia costuma ocorrer em 5 anos. Antropologia, Psicologia Comportamental, Neurologia, Anatomia e Teoria Psicanalítica são exemplos de disciplinas que aparecem na grade curricular da maioria dos cursos.

A atuação no mercado pode ocorrer de diversas formas e em espaços distintos: escolas, hospitais, empresas, instituições sociais e clínicas. O profissional também pode atuar como coach, desenvolver palestras e ministrar aulas a públicos específicos.

Ficou claro que o campo de atuação das Ciências Humanas é bem vasto e abrange pessoas com diversos perfis e interesses profissionais. Caso você tenha se identificado com alguma das opções, não deixe de pesquisar mais sobre a área e os caminhos possíveis para a capacitação.

Se deseja ter acesso a outros conteúdos relevantes, aproveite a visita para assinar nossa newsletter. Desse jeito, você receberá as atualizações do blog em sua caixa de entrada!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas