Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

As Ciências Humanas têm como objeto de estudo o homem, tanto como indivíduo quanto nas suas relações sociais. Portanto, a área abrange as profissões e os cursos relacionados aos aspectos primários do ser humano.

Mas se engana quem pensa que é só estudar teorias! Assim como a condição humana, a área tem caráter múltiplo, apresentando características teóricas em alguns cursos e práticas em outros. Isso torna esse setor muito amplo, diversificado e capaz de abranger carreiras com os mais variados perfis de profissionais.

Para entender melhor, continue lendo este post sobre o assunto, que aborda as características desejáveis aos profissionais da área e os principais campos de atuação.

O perfil do estudante de Ciências Humanas

Enquanto os alunos das exatas e das biológicas têm afinidade com números e fórmulas específicas, os estudantes da área de Humanas costumam dedicar parte do seu tempo ao exercício da leitura. Nesse sentido, é fundamental ser curioso, questionador e ter boa capacidade de interpretação.

Quem tem interesse por graduações desse campo do conhecimento tende a gostar de atividades culturais e a discutir assuntos da atualidade com bastante motivação. É comum, inclusive, o envolvimento e a contribuição com determinados movimentos ou programas de assistência social.

As disciplinas mais importantes para uma pessoa com esse perfil incluem Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.

As possíveis áreas de atuação

Considerando a abrangência dos estudos das Ciências Humanas, é esperado que os profissionais formados em cursos dessa área tenham contato com diversas oportunidades. Veja agora as principais faculdades relacionadas e as opções para atuar no mercado de trabalho.

Jornalismo

O curso de Jornalismo costuma ter duração de 4 anos e a grade curricular é composta por disciplinas específicas da área, tais como Documentários, Telejornalismo, Redação, Fotografia, entre outras.

Você tem uma postura ética e um grande senso de responsabilidade? Se a resposta for sim, talvez essa carreira seja a ideal. Afinal, cabe ao jornalista apurar os fatos de maneira precisa, buscar fontes confiáveis e transmitir informações verdadeiras ao seu público. É importante, também, sempre se manter atualizado sobre as diferentes formas de comunicação.

Leia também:  Mindset empreendedor: 3 dicas para desenvolver

É comum que as pessoas associem a imagem do jornalista ao repórter ou apresentador de telejornal, mas existem diversas oportunidades de carreira no setor. O graduado pode trabalhar com edição de conteúdo, redação, assessoria de imprensa e muito mais.

Serviço Social

A faculdade de Serviço Social tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver políticas para diminuir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida da população. Desse modo, o assistente social realiza a integração — e reintegração — de indivíduos na sociedade, prestando assistência a famílias desamparadas.

As oportunidades de trabalho se dividem entre empresas privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos. O setor de saúde privada também tem se tornado um mercado promissor, pois as grandes redes hospitalares estão se preocupando cada vez mais em contratar profissionais que prestem amparo aos doentes e suas famílias.

A graduação tem duração de 4 anos e a grade curricular conta com disciplinas como Antropologia, Direitos Humanos, Educação Inclusiva, entre outras. Deseja contribuir para um mundo melhor? O currículo também inclui atividades voluntárias em escolas e organizações assistenciais.

Direito

O curso de Direito é um dos mais procurados pelos apaixonados por Ciências Humanas. Ele tem duração de 5 anos e habilitação somente na modalidade de bacharelado. A grade curricular conta com disciplinas como Sociologia, Economia Política, Direito Penal, Direito Constitucional, entre outras.

Para ser um bom advogado, é preciso saber se comunicar com clareza, conhecer as regras gramaticais, ter um senso apurado de justiça, além, claro, de gostar de ler e estudar. Afinal, as leis mudam constantemente e é preciso estar sempre atualizado.

Mas se engana quem pensa que a advocacia é a única opção para quem se forma em Direito. Os concursos públicos para juízes, promotores e analistas de tribunais também são muito procurados por recém-formados atraídos pelas boas remunerações e estabilidade profissional.

Administração

A graduação em Administração costuma gerar dúvidas em relação à ciência a qual pertence. Porém, mesmo tendo disciplinas da Matemática na grade curricular, boa parte do curso é dedicado ao estudo das Ciências Humanas. Ciências Sociais, Direitos Humanos e Filosofia, por exemplo, são algumas das matérias vistas por quem escolhe essa área.