Veja como é a atuação do auditor contábil e como atuar na área

Quando a gente pensa na área de contabilidade, logo relaciona-se ao trabalho voltado para o setor de finanças, tributos e patrimônios de uma empresa. Afinal, é o contador quem gerencia essas informações, elaborando balancetes e demonstrativos financeiros. Mas o curso de Ciência Contábeis permite atuar de forma externa, como é o caso do auditor contábil.

Isso mesmo! Essa faculdade oferece diferentes segmentos de atuação profissional, sendo um deles, justamente, a área de auditoria. Quer saber mais sobre essa carreira? Vem conosco, acompanhe nosso post e descubra ainda como ingressar no segmento!

O que é auditoria contábil?

É uma área da contabilidade que oferece uma visão externa das condições contábeis de uma empresa. Sabemos que o funcionamento de qualquer negócio envolve uma série de documentos e registros, sendo que eles precisam estar em conformidade com a legislação.

Dessa forma, a auditoria faz uma análise de todos os demonstrativos financeiros e outros documentos relacionados à gestão financeira, tributária e patrimonial da empresa. Assim, pode apontar falhas nesses registros, que poderiam resultar em multas para a organização, ou ainda detectar fraudes.

O que faz um auditor contábil?

O auditor contábil é quem realiza a análise das transações financeiras e registros contábeis da empresa. Desse modo, é um trabalho que pode atestar a idoneidade de uma organização, apontando que a documentação está correta, ou seja, sem erros, o que demonstra também a qualidade de gestão de um negócio.

Leia também:  Aprenda como elaborar um currículo criativo e completo

Sendo assim, o profissional examina os registros contábeis da organização, como:

  • demonstrativos financeiros;
  • escrituração fiscal;
  • balancetes;
  • fluxo de caixa;
  • outras movimentações financeiras.

Dessa maneira, pode mostrar se há irregularidades nos documentos ou nos processos de gestão realizados pela empresa. O resultado do seu trabalho é um relatório bem detalhado sobre a situação financeira do negócio.

Ter essa análise da auditoria contábil é essencial para que o gestor descubra erros e imprecisões nos registros, podendo corrigir esses problemas sem que cause grandes consequências.

Para realizar um trabalho de qualidade como auditor fiscal, além de ser uma pessoa organizada e gostar de realizar análises, é preciso ter um perfil imparcial e independente para poder apontar qualquer falha encontrada.

Como ingressar nessa carreira?

Para atuar como auditor fiscal, o primeiro passo é fazer a faculdade em Ciências Contábeis. É um curso superior de bacharelado que dura 4 anos e traz um conteúdo programático multidisciplinar, envolvendo matérias relacionadas à Matemática, Finanças, Administração, Direito, Economia e Estatística.

Além disso, a matriz curricular traz áreas específicas da Contabilidade, bem como noções dos sistemas gerenciais utilizados no dia a dia do contador.

Com o diploma e registro no conselho regional da categoria, o profissional pode escolher diferentes áreas, entre elas a atuação como auditor contábil. Com isso, pode trabalhar para empresas especializadas em auditoria ou abrir o próprio negócio nesse segmento.

Leia também:  Tudo sobre odontologia: 10 dúvidas mais comuns sobre o mercado

Gostou de conhecer essa possibilidade de carreira nas Ciências Contábeis? Atuar como auditor contábil é explorar um segmento em alta no mercado e que traz boas perspectivas profissionais.

Que tal começar a planejar sua vida profissional? Venha fazer Ciências Contábeis no UniFOA e construa uma carreira de sucesso!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas