Veja como é a atuação do auditor contábil e como atuar na área

Quando a gente pensa na área de contabilidade, logo relaciona-se ao trabalho voltado para o setor de finanças, tributos e patrimônios de uma empresa. Afinal, é o contador quem gerencia essas informações, elaborando balancetes e demonstrativos financeiros. Mas o curso de Ciência Contábeis permite atuar de forma externa, como é o caso do auditor contábil.

Isso mesmo! Essa faculdade oferece diferentes segmentos de atuação profissional, sendo um deles, justamente, a área de auditoria. Quer saber mais sobre essa carreira? Vem conosco, acompanhe nosso post e descubra ainda como ingressar no segmento!

O que é auditoria contábil?

É uma área da contabilidade que oferece uma visão externa das condições contábeis de uma empresa. Sabemos que o funcionamento de qualquer negócio envolve uma série de documentos e registros, sendo que eles precisam estar em conformidade com a legislação.

Dessa forma, a auditoria faz uma análise de todos os demonstrativos financeiros e outros documentos relacionados à gestão financeira, tributária e patrimonial da empresa. Assim, pode apontar falhas nesses registros, que poderiam resultar em multas para a organização, ou ainda detectar fraudes.

O que faz um auditor contábil?

O auditor contábil é quem realiza a análise das transações financeiras e registros contábeis da empresa. Desse modo, é um trabalho que pode atestar a idoneidade de uma organização, apontando que a documentação está correta, ou seja, sem erros, o que demonstra também a qualidade de gestão de um negócio.