Como é a prova de redação do Enem?

A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, sobre um tema específico proposto, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira. Os participantes deverão apresentar uma tese, argumentos que a fundamentam e uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação é uma das etapas mais importantes da prova. Por isso, é necessário saber como ela funciona, o que ela deve ou não deve ter. Em resumo, saber detalhadamente as suas características e exigências.

  • Afinal o que é uma dissertação argumentativa?

Uma dissertação argumentativa é um tipo de texto no qual o autor apresenta um argumento sobre um tema específico. O objetivo é convencer o leitor da validade do ponto de vista do autor por meio da apresentação lógica e consistente de evidências, exemplos e raciocínio persuasivo. Geralmente, essa dissertação segue uma estrutura organizada, incluindo introdução, desenvolvimento de argumentos e conclusão voltada para uma proposta para solucionar um problema. Você pode conferir também nosso conteúdo explicando o que são e como usar as citações para redação Enem.

  • Competências avaliadas:

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: avalia a habilidade do participante em utilizar a gramática e a ortografia de forma correta.

Compreensão do tema: avaliar a capacidade de conhecimentos e argumentos articulados para elaborar a redação.

Leia também:  7 coisas que você precisa saber sobre o curso de sistema de informação

Selecionar e organização das informações: analisa a capacidade de argumentação e seleção de informações pertinentes ao tema.

Demonstrar conhecimento da língua necessários para a construção da argumentação do texto: avaliar o uso adequado dos recursos linguísticos para a construção dos argumentos.

Elaboração de uma proposta de solução: verificar a capacidade do participante em propor soluções viáveis ​​e respeitosas aos direitos humanos para o problema discutido no texto.

Cada uma das competências recebe uma nota de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos. Veja também algumas dicas práticas de como fazer uma excelente redação no Enem!

  • Como é feia a correção?

A correção da prova de redação do ENEM é realizada por dois avaliadores independentes, que seguem os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Cada avaliador atribuiu uma nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas. Se houver uma diferença significativa entre as notas dadas pelos dois avaliados, a redação é encaminhada para um terceiro avaliado. Não havendo um acordo entre o terceiro corretor e os dois demais, a redação será corrigida por uma banca examinadora, formada por três professores que darão a nota final.

Sua dedicação na redação do Enem é fundamental! Não hesite em praticar, buscar feedback e aprimorar suas habilidades de escrita. Não esqueça os seus documentos, caneta esferográfica preta e outros itens essenciais. Boa sorte!

Leia também:  Vale a pena fazer faculdade de Medicina no interior?

prova de redacao do enem 1

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas