Como é a prova de redação do Enem?

A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, sobre um tema específico proposto, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira. Os participantes deverão apresentar uma tese, argumentos que a fundamentam e uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação é uma das etapas mais importantes da prova. Por isso, é necessário saber como ela funciona, o que ela deve ou não deve ter. Em resumo, saber detalhadamente as suas características e exigências.

• Afinal o que é uma dissertação argumentativa?

Uma dissertação argumentativa é um tipo de texto no qual o autor apresenta um argumento sobre um tema específico. O objetivo é convencer o leitor da validade do ponto de vista do autor por meio da apresentação lógica e consistente de evidências, exemplos e raciocínio persuasivo. Geralmente, essa dissertação segue uma estrutura organizada, incluindo introdução, desenvolvimento de argumentos e conclusão voltada para uma proposta para solucionar um problema. Você pode conferir também nosso conteúdo explicando o que são e como usar as citações para redação Enem.

• Competências avaliadas:

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: avalia a habilidade do participante em utilizar a gramática e a ortografia de forma correta.

Compreensão do tema: avaliar a capacidade de conhecimentos e argumentos articulados para elaborar a redação.