Como é o mercado de trabalho em Engenharia? Descubra agora!

Dentre os cursos de exatas, a Engenharia é a opção que mais atrai interessados. Afinal, os estudantes que optarem por ela poderão desenvolver e aplicar conhecimentos matemáticos e técnicos na criação e no aperfeiçoamento de estruturas, máquinas ou sistemas.

Sendo assim, explicaremos como é o mercado de trabalho em Engenharia, assim como quais são as possibilidades de atuação e as habilidades necessárias para se destacar nessa área.

Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão!

O que faz um engenheiro?

Há várias modalidades diferentes de Engenharia, como Civil, Elétrica, Mecânica e Ambiental, e cada uma conta com suas próprias atribuições e atividades. Porém, de forma geral, podemos dizer que o engenheiro é aquele profissional que planeja, projeta, analisa, avalia, ensina ou pesquisa assuntos relacionados à construção de estruturas, de máquinas ou de sistemas, entre outras funções.

Um engenheiro ambiental, por exemplo, cuidará do planejamento, da construção e do gerenciamento de sistemas de distribuição de água e de tratamento de esgoto. Já um engenheiro civil será o encarregado pelas obras em casas, barragens, viadutos e estradas. Por fim, um engenheiro de sistemas desenvolverá sistemas tecnológicos complexos — como aqueles usados em aviões e na infraestrutura utilizada para as telecomunicações.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

O mercado de trabalho sempre está aquecido e com demanda para todos os tipos de Engenharia. A Civil, por exemplo, é uma das mais estáveis, uma vez que há sempre a procura desse profissional para a realização de projetos nos setores público e privado.