Como é o mercado de trabalho em Engenharia? Descubra agora!

Dentre os cursos de exatas, a Engenharia é a opção que mais atrai interessados. Afinal, os estudantes que optarem por ela poderão desenvolver e aplicar conhecimentos matemáticos e técnicos na criação e no aperfeiçoamento de estruturas, máquinas ou sistemas.

Sendo assim, explicaremos como é o mercado de trabalho em Engenharia, assim como quais são as possibilidades de atuação e as habilidades necessárias para se destacar nessa área.

Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão!

O que faz um engenheiro?

Há várias modalidades diferentes de Engenharia, como Civil, Elétrica, Mecânica e Ambiental, e cada uma conta com suas próprias atribuições e atividades. Porém, de forma geral, podemos dizer que o engenheiro é aquele profissional que planeja, projeta, analisa, avalia, ensina ou pesquisa assuntos relacionados à construção de estruturas, de máquinas ou de sistemas, entre outras funções.

Um engenheiro ambiental, por exemplo, cuidará do planejamento, da construção e do gerenciamento de sistemas de distribuição de água e de tratamento de esgoto. Já um engenheiro civil será o encarregado pelas obras em casas, barragens, viadutos e estradas. Por fim, um engenheiro de sistemas desenvolverá sistemas tecnológicos complexos — como aqueles usados em aviões e na infraestrutura utilizada para as telecomunicações.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

O mercado de trabalho sempre está aquecido e com demanda para todos os tipos de Engenharia. A Civil, por exemplo, é uma das mais estáveis, uma vez que há sempre a procura desse profissional para a realização de projetos nos setores público e privado.

Leia também:  Não perca 7 dicas de como melhorar o currículo

Quem segue pelo caminho da Engenharia Elétrica, Mecânica ou de Produção costuma ter maior estabilidade financeira, recebendo bons salários, até mesmo no início da carreira, e tendo aumentos significativos conforme ganha experiência.

Como o engenheiro exerce um trabalho complexo e criterioso, é fundamental escolher uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC, ofereça uma boa infraestrutura para o aprendizado dos alunos e conte com um corpo docente capacitado. Assim, o estudante terá mais chances de se destacar no mercado e ter uma trajetória de sucesso.

Quais são as possibilidades de atuação?

Os engenheiros podem trabalhar em praticamente qualquer área da economia. Veja algumas opções, de acordo com alguns dos tipos de Engenharia:

  • Engenharia Civil — atua na construção de prédios, pontes, estradas etc.;
  • Engenharia de Produção — trabalha com a otimização de processos e redução de custos;
  • Engenharia Elétrica — pode trabalhar em concessionárias de geração e distribuição de energia;
  • Engenharia da Computação — pode atuar em empresas de TI, desenvolvendo softwares e trabalhando com bancos de dados.

Quais são as habilidades essenciais para trabalhar nessa área?

Já falamos sobre a importância de o futuro estudante de Engenharia escolher uma boa instituição de ensino. Porém, é preciso contar com algumas habilidades que o tornem um profissional mais dinâmico.

Assim, o mercado de trabalho está sempre procurando por engenheiros que:

  • utilizem um pensamento lógico;
  • sejam proativos, bons gestores de projetos, criativos e inovadores;
  • estejam em constante atualização;
  • tenham boa comunicação e relacionamento interpessoal, além de um espírito empreendedor.
Leia também:  Curso de Serviço Social: como é e por que seguir essa carreira?

Como vimos, o mercado de trabalho em Engenharia oferece vários caminhos diferentes que o profissional pode seguir, de acordo com a sua área de formação. Em todos eles, há sempre oportunidades para que os engenheiros possam exercer sua profissão, com boa remuneração mesmo para aqueles que ainda não têm muita experiência.

Se você se interessou por seguir essa área, aproveite para baixar o nosso Guia completo do futuro estudante de Engenharia!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas