Como estudar para o vestibular sozinho e ter sucesso com isso?

Até alguns anos atrás, a principal dica de como estudar para um vestibular era se matricular em um cursinho, pois essa era a única possibilidade viável. Porém, hoje, enfrentar essa maratona de estudos por conta própria é mais fácil, já que a maior parte dos recursos já está acessível na internet. Assim, ficou muito mais fácil saber como estudar para o vestibular sozinho e ter sucesso.

Atualmente já existem diversos cursos, além de materiais e uma série de conteúdos disponíveis online, que permitem que você consiga a sua aprovação. Entretanto, só isso não garante o sucesso do estudante. É preciso ter critérios para focar nas matérias e melhorar o seu desempenho.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe nossas dicas e veja como é fácil se preparar e conquistar o sonho de entrar na faculdade!

Crie um cronograma de estudos

A primeira dica para quem quer saber como estudar para o vestibular sozinho é criar um cronograma. Verifique quantos dias você terá até a prova e divida-os pelo número de matérias que você tem que estudar, considerando também o período de descanso.

São 10 meses para 8 matérias? Então considere 20 dias úteis por mês, imaginando que você estudaria de segunda a sexta. Multiplicando esse número por 10, você tem 200 dias para estudar. Divida por 8 e terá 25 dias para cada matéria.

Obviamente, você não estudaria uma matéria por vez. Assim, faça a divisão de acordo com suas prioridades, ou seja, com os assuntos que exigem uma dedicação maior, e mantenha a disciplina, procurando repassar todo o conteúdo exigido.

Defina suas prioridades

Enem e os principais vestibulares atribuem pesos diferentes às matérias dependendo do curso em questão. Assim, se você for de Exatas, terá mais pontos se acertar questões de Matemática, Física e Química do que se for bem na prova de História, por exemplo. Por isso, é importante que você estabeleça prioridades em função de sua área.

Leia também:  Relação professor e aluno na faculdade: você sabe o que muda?

Não significa que você deva abrir mão de outras matérias (lembre-se de respeitar seu cronograma), mas que precisa concentrar sua energia naquelas que podem fazer você ir melhor na prova. Isso diz respeito a colocar essas matérias nos horários que você considera que rende mais e tentar responder todas as dúvidas.

Não se esqueça de caprichar também nas revisões dos temas mais pedidos de acordo com sua área.

Tenha horários fixos para estudar

A disciplina será fundamental nesse momento da sua vida. Sendo assim, determine os horários de estudo para evitar que as tarefas se acumulem. Você pode dividir seus estudos em dois períodos, por exemplo: o da manhã, das 8h às 12h, e o da tarde, das 14h às 18h.

Assim, você estuda 8 horas por dia, um tempo considerado bom, e ainda consegue descansar um pouco depois do almoço e no período da noite.

Se você está procurando dicas de como estudar para um vestibular, mas não tem o dia todo, estipule os horários de acordo com seu relógio biológico. Dessa forma, se você rende mais à noite, capriche nas leituras e exercícios nesse horário. Caso você tenha mais energias logo pela manhã, priorize as primeiras horas do dia para se dedicar às matérias. Estudar com disposição vai fazer toda a diferença no seu desempenho.

Adquira livros sobre as disciplinas

Alguns cursos online oferecem materiais didáticos, outros deixam que o aluno organize isso. Independentemente de qual for a sua situação, é importante contar com as ferramentas certas para ir bem na prova.

Leia também:  Confira 3 dicas de como estudar no final de semana sem exaustão

Uma dica é recorrer a sebos e comprar livros de cursinhos, pois eles são desenvolvidos com foco no vestibular. Nesse ponto, é preciso cuidado para não adquirir materiais desatualizados. Procure verificar na publicação se o livro foi editado, no máximo, há 1 ano.

Abuse das videoaulas

Além dos livros, um truque valioso de como estudar para um vestibular é assistir às videoaulas no YouTube. Variar os formatos para aprender sobre os conteúdos traz um ânimo na rotina do estudante e pode complementar o material de livros e apostilas.

Faça provas anteriores

Um ponto importante para quem quer saber como estudar para o vestibular sozinho é fazer simulados e provas anteriores. Acredite: realizar os exames passados dá a você o condicionamento necessário para entender o estilo da prova e diminuir o seu grau de dificuldade.

Por isso, não deixe de correr atrás tanto das avaliações anteriores quanto dos simulados que os cursinhos fazem (muitos deles ficam disponibilizados na internet). Você pode tirar um dia da semana só para realizar esses testes.

Tenha um ambiente limpo e organizado

Muita gente que vai estudar para o vestibular sozinha não se preocupa em ter um ambiente organizado. É importante separar um cantinho de casa para os estudos. Pode ser uma escrivaninha no seu quarto, com uma luminária, canetas, lápis e borracha.

Você pode, inclusive, colocar na parede um mural com as metas de estudo da semana. Pode ser uma lousa pequena, por exemplo. A dica é manter esse espaço limpo e organizado para não tirar o seu foco das matérias e, assim, aumentar sua produtividade. Desse modo, você consegue encontrar apostilas, livros e anotações com facilidade.

Leia também:  5 profissões para pessoas criativas

Evite distrações

Ter um ambiente reservado para os estudos também é bom para evitar distrações. Assim, informe às outras pessoas da casa para não incomodarem você enquanto faz as leituras e exercícios.

Outro ponto importante é desligar o smartphone. Se você deixá-lo ligado, vai se distrair toda vez que for notificado por causa de uma mensagem, por exemplo. E, cada vez que você interrompe os estudos para olhar um aplicativo ou as redes sociais, é muito tempo que se perde. Sem contar que a retomada para os livros também é mais difícil, porque você perde a concentração.

Faça pausas para assimilar conteúdos

As distrações vão tirar você do foco e fazê-lo perder um tempo precioso para repassar as matérias, mas isso não quer dizer que você deve estudar por horas sem parar. O ser humano não é uma máquina e, portanto, tem seus limites. Chega um momento em que você cansa a ponto de não conseguir se concentrar mais.

Por isso, é fundamental estabelecer pequenas pausas no cronograma. Pode ser de 10 ou 15 minutos. Você levanta, se alonga, anda um pouco, toma água ou até faz um lanchinho. Na hora de retomar os estudos, você estará mais relaxado e cheio de energia para repassar o conteúdo. Isso é importante para que o cérebro assimile melhor os temas estudados.

Como estudar para o vestibular sozinho? Como você pôde ver, basta ter disciplina e foco. Esse é o único caminho para levar você a conquistar a tão sonhada vaga na faculdade.

E aí? Gostou do nosso post com dicas de como estudar para um vestibular? Tem mais algum truque certeiro para arrasar nas provas? Então, deixe seu comentário abaixo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas