Dificuldade de concentração nos estudos? Escape das 4 maiores distrações

A gente sabe que a época do vestibular é um período muito intenso na vida dos estudantes. São muitos conteúdos para absorver, dezenas de opções de cursos e instituições de ensino para escolher, além das datas de inscrição, das provas e dos simulados para lembrar.

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, fica difícil evitar a dificuldade de concentração e manter o foco em uma única atividade, não é mesmo? Mas para lhe ajudar a passar por este desafio, vamos falar sobre alguns tipos de distração das quais você precisa passar longe para manter sua atenção nos estudos. Confira!

1. Ansiedade

Depois de muitas horas seguidas de estudo, é normal se sentir cansado ou sobrecarregado. Mas é nessa hora que aquela voz dentro da sua cabeça aparece para dizer que não vai dar tempo de estudar tudo, que você não vai dar conta do cronograma ou outros pensamentos semelhantes que só servem para deixar você ainda mais agitado.

Já sentiu algo parecido? Pois bem, essa é a tal da ansiedade, que traz consigo sintomas como dores de cabeça, no estômago, desconforto e outras sensações de mal-estar que podem atrapalhar toda a sua calma e concentração. Aqui, o grande segredo é manter o controle e investir em exercícios de respiração que vão ajudá-lo a manter o equilíbrio.

2. Falta de organização

A falta de um cronograma bem estruturado e de um espaço reservado para os momentos de estudo, materiais espalhados pela mesa ou anotações perdidas em cadernos ou pedaços aleatórios de papel são fatores que podem ser muito prejudiciais à sua concentração.