5 dicas de como evitar procrastinação nos estudos

Se você está estudando para o vestibular ou já está na faculdade, sabe o quanto pode ser desafiador manter o foco e como evitar procrastinação nos estudos. Afinal, a pressão para obter bons resultados e equilibrar as responsabilidades da vida pessoal e acadêmica pode ser bem estressante.

Por isso, nós reunimos 5 dicas valiosas para ajudar você a se organizar melhor e aprimorar o seu desempenho nos estudos. Acompanhe a leitura!

1. Crie uma rotina de estudos

O primeiro passo para não procrastinar nos estudos é criar uma rotina. Para isso, determine um horário específico para estudar todos os dias e tente segui-lo à risca. Desse modo, você cria o hábito e faz com que seu cérebro entenda que é preciso se concentrar durante esse período.

Na hora de montar o seu quadro de horário de estudo também é importante levar em consideração sua rotina e compromissos pessoais, como academia, cursinho, faculdade, entre outros.

2. Defina prioridades

Em seguida, identifique os assuntos mais importantes ou que você tem mais dificuldade e priorize-os em sua rotina de estudos. Essa classificação garantirá que você dedique tempo suficiente aos temas que exigem mais atenção, sem deixar que outras matérias menos relevantes consumam seu tempo.

Além disso, também é importante estudar o mesmo assunto por longos períodos. Então, alterne entre os temas para manter sua mente fresca e evitar a monotonia, que pode levar à procrastinação. Alternar os temas também ajuda a reter melhor as informações, já que o cérebro se beneficia da variação de estímulos.

Leia também:  Equilíbrio na vida: dicas práticas para um estilo de vida saudável

3. Estabeleça metas e objetivos claros

Definir metas é essencial para manter a motivação e o foco nos estudos. Comece identificando seus objetivos a longo prazo, como obter boas notas no ENEM. Em seguida, divida esses objetivos em metas menores e de curto prazo, como estudar um determinado número de horas por semana ou dominar um tópico específico.

Ao criar metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais), você terá um plano de ação claro e poderá acompanhar seu progresso, evitando a procrastinação nos estudos e mantendo sua motivação em alta.

4. Organize seu espaço de estudo

Um ambiente organizado e livre de distrações ajuda muito em seu desempenho na hora de estudar. Então, reserve um espaço específico para os estudos e certifique-se de que ele esteja sempre limpo e organizado. O ideal é escolher um ambiente silencioso e com boa iluminação, além de ser livre de distrações como redes sociais, jogos e outras atividades que possam desviar sua atenção.

5. Utilize a técnica Pomodoro

Essa é uma técnica muito utilizada para estudar, pois melhora muito a concentração e o seu rendimento. Ela consiste em dividir o tempo de estudo em ciclos chamados “Pomodoros”. Cada Pomodoro tem 25 minutos de estudo focado, seguidos de uma pausa de 5 minutos.

Depois de completar 4 Pomodoros, faça uma pausa mais longa, entre 15 e 30 minutos. Essa abordagem permite que você mantenha a concentração durante os períodos de estudo, enquanto as pausas frequentes ajudam a prevenir a fadiga mental e sono na hora de estudar.

Leia também:  Novos modelos de aprendizagem é tema de palestra do SEMERJ

Agora que você já sabe como evitar a procrastinação nos estudos, não deixe de seguir as dicas deste post. Lembre-se de que a disciplina e a dedicação são fundamentais para alcançar seus objetivos acadêmicos. Portanto, mantenha o foco, organize-se e aproveite ao máximo o seu tempo de estudo.

Quer mais dicas para conquistar a nota máxima? Então, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas