Afinal, como funciona a correção do Enem? Entenda!

Uma das principais dúvidas dos alunos que saem do Ensino Médio é como funciona a correção do Enem. Afinal, estudar para esse exame não é a mesma coisa que se preparar para um vestibular convencional, e pode ser difícil colocar a matéria atrasada em dia para uma prova com sistema de avaliação tão distinto.

A verdade é que, em termos ideais, você não precisaria estudar para o Enem, já que ele tem a função de avaliar o Ensino Médio de todas as escolas do país. Isso mesmo, o primeiro objetivo do Exame não é ser uma via de ingresso ao vestibular.

Porém, nos últimos anos, o Enem tem sido utilizado para complementar ou mesmo substituir as notas do vestibular, colaborando, inclusive, para que você conquiste bolsas de estudo em universidades particulares. Saiba mais sobre esse exame no nosso artigo!

Como é realizada a divisão das disciplinas

Como você sabe, ao invés de se deparar com as disciplinas da escola, como Português, Matemática, Geografia, Química etc, quem faz o Enem encontra uma prova que foi estruturada com base em uma matriz de referência. Ela, por sua vez, se baseia nos eixos cognitivos comuns às áreas do conhecimento.

Em linhas gerais, é como se, na prova do Enem, essas disciplinas que estudamos na escola estivessem agrupadas em 4 eixos do conhecimento.

Não se trata de uma prova em que você deve utilizar as várias regras de Gramática ou disparar algumas fórmulas Matemáticas que decorou. É necessário desenvolver um raciocínio lógico e interpretativo de cada questão.

Leia também:  Quais atividades para portfólio são importantes para um publicitário?

Por isso a divisão do conteúdo tão diferente do usual. A seguir, listamos como são estruturados os temas que caem no Enem:

• Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: nas questões relacionadas a esse eixo do conhecimento, o aluno precisa demonstrar o que aprendeu sobre códigos de comunicação, linguagem e recursos expressivos e discursivos em sua multiplicidade e diversidade;
  • Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias: aqui, a ideia é colocar em prática o entendimento sobre problemas matemáticos, geométricos, soluções de cálculos, variáveis e outros problemas lógico-matemáticos;
  • Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: questões que dizem respeito às Ciências Naturais, conservação ambiental, compreender a interação entre organismos vivos e não-vivos e apropriar-se desse conhecimento;
  • Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias: nessa parte, espera-se que o estudante desenvolva o raciocínio sobre aspectos culturais, transformações no espaço e a construção da História por meio da interação humana, os quais favorecem o desenvolvimento da noção de cidadania.

Como funciona o cálculo final da prova do Enem

O sistema de avaliação foi criado para que houvesse benefícios do Enem para os estudantes.

As questões têm pesos distintos, demandam análises que verificam a coerência na resolução dos problemas e visam a uma avaliação individual de cada aluno.

Você deve estar se perguntando como isso é possível, já que são questões de múltipla escolha. Depois da solução, o aluno preenche um gabarito que é encaminhado a uma empresa especializada.

Ela recebe as respostas e realiza a leitura com o auxílio de um computador. Cada questão é ponderada individualmente: o cálculo passa por estatísticos e psicometristas, encarregados de verificar aspectos, como:

• o nível de dificuldade da questão elaborada;
  • a identificação do conhecimento dos estudantes;
  • a possibilidade de “chutes” por parte do participante, isto é, de o aluno ter respondido aleatoriamente uma ou mais questões.