Desvende os 4 maiores mitos da carreira e do curso de enfermagem

Escolher a sua carreira profissional não é uma tarefa simples. Diversos são os cursos ofertados na comunidade acadêmica e amplas são as oportunidades no mercado de trabalho. O curso de Enfermagem não fica de fora, pois essa área vem crescendo excepcionalmente no Brasil e, por isso, possui uma oferta de emprego grande, além de ser valorizada na sociedade, de forma geral.

A ansiedade, a pressão da família e da sociedade quando a vida profissional está em jogo são grandes. Escolher o curso que você tem maior afinidade e que ao mesmo tempo lhe trará uma carreira de sucesso, não são tarefas fáceis. Algumas carreiras, atualmente, lhe dão benefícios incríveis e proporcionam estabilidade financeira e profissional por toda uma vida.

Devido ao crescente mercado dessa área assim como a sua expansão, vamos aqui apontar alguns mitos da enfermagem que envolvem a carreira e o curso! Tenho certeza que você, após ler este post, vai desvincular algumas crenças equivocadas sobre a área:

1. A enfermagem é um curso voltado apenas para as mulheres

Esse mito é bastante antigo, e advém de uma sociedade que acreditava que cuidar do próximo era tarefa destinada às mulheres, por isso, essa ideia ainda permeia no nosso subconsciente. Porém, a área atual conta com grande número de homens trabalhando no mercado de trabalho.

É importante salientar o quão importante é ter ambos os gêneros atuando dentro de unidades de saúde, visto que muitos pacientes podem se sentirem desconfortáveis em serem atendidos por enfermeiros do sexo oposto ao seu.

Leia também:  Qual o perfil atual do estudante de engenharia? Conheça aqui!

2. Área de profissionais que não conseguiram cursar medicina

Esse é um pensamento bastante comum da sociedade, porém, advém de uma grande valorização da área médica em detrimento das demais áreas. Inclusive do enfermeiro, que pertence também ao setor da saúde.

Mas, com o grande crescimento desse setor, a área de enfermagem cada vez mais tem ganhado espaço e status na sociedade, fazendo com que essa ideia tenha diminuído bastante.

3. Remuneração baixa

Tradicionalmente, muitas áreas ainda possuem um certo mito quanto ao salário, e isso advém da valorização e da oferta do mercado de trabalho. Atualmente, a área de enfermagem é uma das áreas que mais cresce e, portanto, mais oferta emprego.

Isso tem aumentado devido à área de saúde estar crescendo consideravelmente e cada vez mais são necessários profissionais para se trabalhar em diversos os ambientes de trabalho.

Sem dúvida, devido aos diferentes locais em que há a necessidade de atuação desses profissionais, esta área é uma das mais valorizadas e que possui maior remuneração.

4. Profissionais trabalham apenas em hospitais

Antigamente, acreditava-se nesse mito devido à área estar dentro da saúde, porém, com o crescimento e amplitude da enfermagem, diversos são os locais em que o profissional pode atuar, sejam elas hospitais, clínicas, escolas, empresas privadas diversas, domicílios, dentre outros.