Publicidade e Marketing: você sabe qual é a diferença?

Acabou o Ensino Médio e está na hora de escolher uma faculdade! Nada fácil, heim? Se você tem interesse em comunicação e está considerando seguir carreira na área, é importante saber mais sobre as possibilidades que se apresentam. Uma dúvida que costuma surgir nas primeiras pesquisas é qual é a diferença entre Publicidade e Marketing.

Você sabe diferenciar essas duas profissões? Se não consegue ainda, não se preocupe. Preparamos um post especial para esclarecer essa pergunta de uma vez por todas. No final, você vai saber como é cada curso e qual deles tem mais a ver com o seu perfil. Vamos lá?

O que é Publicidade e Marketing?

Precisamos começar diminuindo sua ansiedade: confundir as duas carreiras é bem natural, pois elas têm vários pontos em comum. O Marketing é uma maneira de fazer Publicidade e a Publicidade é uma ferramenta que o Marketing usa para atingir seus objetivos.

Parece confuso mesmo assim? Então, vamos por partes.

A Publicidade

Ela é a ciência da publicização de ideias, ou seja, sua tarefa é tornar públicas as mensagens que alguém deseja passar — em sua maioria, empresas ou pessoas famosas. Um publicitário pode coordenar toda a comunicação de uma marca ou de um profissional.

Assim, quem estuda Publicidade desenvolve maneiras de divulgar algo, difundindo conteúdos, prestando serviços e orientando as pessoas. O curso também abrange maneiras de divulgar produtos, ainda que a atuação publicitária não tenha obrigatoriamente fins comerciais.

O Marketing

Já no Marketing, todas as estratégias são voltadas para vendas. Ou seja, o objetivo principal não é a publicização de ideias, mas sim atender melhor às necessidades do cliente para que seus produtos ou serviços sejam bem-sucedidos no mercado.

Percebe como o Marketing é mais abrangente do que a Publicidade? Fazer propagandas e passar mensagens de forma pública é apenas uma das estratégias que um profissional de Marketing pode utilizar para realizar seu trabalho.

Leia também:  Como funciona o curso gestão de recursos humanos?

Além dessa, a prática de um especialista em Marketing se apoia em diversos recursos, como análise da concorrência e pesquisa de mercado e público-alvo.

Qual é a diferença entre Publicidade e Marketing?

Como você viu, são cursos e profissões distintos, apesar de complementares. A Publicidade é útil para o Marketing quando ela o auxilia na divulgação de campanhas, tornando públicas as estratégias criadas para vendas. Assim, ela pode ser uma das ferramentas de Marketing, mas não a única.

Dessa forma, não existe apenas uma diferença entre Publicidade e Marketing, mas várias delas. Veja quais são a seguir:

Objetivos

O principal fator que as distingue são os objetivos de cada uma dessas áreas. O publicitário coloca em prática suas técnicas para divulgar mensagens, enquanto o profissional de Marketing desenvolve estratégias para vender produtos e serviços.

Por isso, os cursos que preparam profissionais para cada uma dessas profissões apresentam programas diferentes, embora algumas matérias sejam comuns. Afinal, nem sempre a função do publicitário está ligada a vendas. Os conteúdos das mensagens podem ser mais informativos, por exemplo.

Entretanto, em alguns momentos as profissões se aproximam mais. Embora quem trabalha com Publicidade não precise dominar profundamente as técnicas de vendas, em algumas funções é necessário transformar os objetivos de um cliente em uma propaganda interessante para aumentar a procura pelo produto ou serviço.

Atividades

Se você ainda continua com dúvidas depois de conhecer os objetivos de cada profissional, vai ficar mais fácil diferenciar ao avaliar o dia a dia de um publicitário e de alguém que atua no Marketing.

Quem se forma em Publicidade pode trabalhar em campanhas, desenvolver propagandas para venda, atuar na criação e manutenção da imagem de uma marca, criar logotipos, embalagens, coordenar a comunicação de um artista com seu público etc. Em geral, as tarefas desse profissional envolvem mais processos criativos e comunicativos do que técnicos.

Leia também:  10 dicas essenciais para conseguir um estágio durante a faculdade!

O profissional de Marketing, por sua vez, tem sua atuação mais voltada para o aspecto técnico. Ele precisa estudar a área e desenvolver estratégias de vendas, realizando atividades como a pesquisa de mercado, o comportamento do consumidor e a construção da imagem do produto. Quando é preciso criar uma campanha, ele trabalha em conjunto com publicitários.

Formação

Esse ponto apresenta mais algumas diferenças fundamentais entre as duas carreiras. Como o Marketing está mais ligado a atividades técnicas, o curso é menor (com duração média de dois anos) e mais voltado à prática no mercado de trabalho.

Já a faculdade de Publicidade inclui diversas matérias, como Sociologia e Psicologia. Como é uma profissão mais voltada à criação e à comunicação, é necessário estudar conteúdos que vão além do quesito prático. Assim, a formação nessa área geralmente dura quatro anos.

Mercado de trabalho

Nesse fator, as duas profissões se aproximam. O mercado de trabalho está aquecido em ambas as áreas e oferece boas oportunidades. As diferenças estão nos postos de trabalho e nas atividades que cada profissional realiza.

Há vagas para publicitários tanto no setor privado (em agências de Publicidade ou na assessoria de políticos, artistas e atletas) quanto como no setor público, criando campanhas governamentais.

O Marketing é uma das carreiras em alta para 2019 e o profissional também pode atuar tanto no setor privado como público, em institutos de pesquisa e órgãos do governo. Uma tendência na área é o marketing digital, que ampliou bastante as possibilidades. Surgiram oportunidades nas redes sociais, na produção de conteúdo para sites e blogs, entre outros.

Habilidades

Aqui vamos avançar mais um pouco no desafio de descobrir qual é a diferença entre Publicidade e Marketing. Embora pareçam campos muito parecidos na primeira impressão, as habilidades necessárias para atuar em cada área são bem distintas.

Leia também:  Aprenda como elaborar um currículo criativo e completo

Em geral, para trabalhar com Publicidade é interessante que a pessoa seja criativa, goste de se comunicar e tenha perfil extrovertido. Pessoas muito tímidas e com pouca habilidade para relacionamentos vão precisar desenvolver melhor esses pontos durante a formação.

Já para atuar com Marketing, muitas vezes, é necessário o perfil oposto: ser mais introspectivo, prático e ter boa capacidade de análise. O lado racional e a objetividade são mais importantes do que a criatividade nessa profissão.

Como escolher entre os dois cursos?

Depois de conhecer as principais diferenças entre Publicidade e Marketing, ficou mais fácil saber se tem interesse por algum dos cursos e decidir entre eles. O primeiro passo para escolher você já fez: leu este post e aprendeu o básico sobre cada um.

Agora, é hora de aprofundar as pesquisas e decidir com mais segurança. Lembre-se de que a dúvida sobre qual profissão seguir é normal e não precisa ser motivo para desespero. Além disso, temos uma boa notícia: essa escolha não é a última que você vai fazer.

Sempre é possível voltar ou tomar um novo caminho profissional. Inclusive, você pode transitar entre Publicidade e Marketing fazendo cursos ou investindo em uma pós-graduação na outra área, por exemplo. Publicitários podem aprender muito sobre as técnicas de vendas e vice-versa.

Depois de entender qual é a diferença entre Publicidade e Marketing, que tal conversar com pessoas que atuam nas duas áreas? Assim, você vai ter mais elementos para escolher entre elas. Se não conhecer ninguém, aproveite as facilidades da internet e leia depoimentos de profissionais.

E então, está ansioso para decidir uma carreira? Nós queremos ajudar ainda mais! Baixe nosso e-book com 6 passos para acertar na escolha da profissão!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas