Veja como funciona uma dinâmica em grupo e confira dicas para se preparar!

Quando chega o fim do Ensino Médio, os jovens se deparam com outros desafios, como entrar na faculdade e no mercado de trabalho. Em suas novas experiências, você pode passar por situações que requerem certo manejo de habilidades — as dinâmicas em grupo são um exemplo disso.

Você pode até já conhecer esse tipo de atividade, que costuma ser utilizado em sala de aula para facilitar a interação e o aprendizado. Já no contexto organizacional, as dinâmicas em grupo são ferramentas fundamentais de recrutamento e seleção, aplicadas para avaliar os candidatos que buscam uma vaga de emprego ou estágio.

Para se dar bem em uma dinâmica em grupo e mostrar suas competências de forma espontânea, vale a pena entender como é o processo e saber de que forma você pode se preparar. Confira as dicas deste post!

Como funciona uma dinâmica em grupo?

As dinâmicas em grupo permitem que o selecionador avalie o comportamento dos candidatos, tanto de forma individual quanto em interação com os demais participantes. Trata-se de um método eficiente para identificar características como liderança, trabalho em equipe, proatividade, comunicação assertiva e autoconhecimento.

Existe uma infinidade de tipos de dinâmica, cada qual com suas regras, lições e propósitos. Os objetivos são bem variáveis, o que inclui:

  • apresentação dos participantes;
  • técnicas de quebra-gelo, para facilitar a descontração e a interação;
  • identificação de habilidades específicas, como criatividade, persuasão, capacidade de solucionar problemas complexos etc.;
  • motivação e engajamento de equipes já contratadas;
  • incentivo à prática do feedback.

Como se preparar para esse tipo de atividade?

Apesar de serem atividades normalmente descontraídas, boa parte das pessoas se sente desconfortável para participar de dinâmicas em grupo. Afinal, o fato de se expor diante dos outros e ser avaliado para uma oportunidade de trabalho é algo que pode gerar ansiedade. Portanto, o ideal é desenvolver estratégias para passar por essa experiência com tranquilidade.

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Treine a comunicação

Quem consegue se expressar com facilidade já começa a dinâmica com um saldo positivo. Isso porque a comunicação é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas. No entanto, não basta falar muito, mas passar informações de forma clara e com bom entendimento daquilo que diz. Nesse sentido, também vale a pena se manter sempre bem informado.

Mantenha a calma

Para os mais ansiosos, manter a calma pode ser um grande desafio. Procure identificar seus focos de tensão aparentes — ombros enrijecidos, tremor nas mãos, pernas inquietas — e tente exercitar o autocontrole. Também é importante se concentrar na respiração a fim de oxigenar o corpo e se sentir mais relaxado.

Contorne a timidez

Ansiedade e insegurança costumam caminhar juntas. Quem precisa de estratégias para controlar o nervosismo em público, normalmente também trava uma batalha contra a timidez. Lembre-se de que você não é o único a se sentir assim, pois os outros participantes podem estar com os mesmos “sintomas”. Outro ponto importante é que ao contornar o medo de se expor, você consegue evidenciar habilidades.

Tome cuidado com os excessos

Evidenciar as características em uma dinâmica em grupo é necessário, mas tome cuidado para não exibir suas competências além da conta. O candidato que tenta atrair atenção a todo custo, se mostrando muito extrovertido e preparado para qualquer desafio, pode tropeçar na própria encenação e desinteressar o recrutador.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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