7 dicas para montar um local de estudo adequado em casa

Contar com um local de estudos para chamar de seu pode parecer algo sem importância, mas saiba que ter um canto específico para assistir às aulas on-line, fazer as leituras e outras atividades é essencial para melhorar a concentração e a sua produtividade.

Ninguém precisa ter um escritório em casa para conseguir estudar melhor. Basta escolher um ambiente e organizá-lo, e você pode levar em conta as nossas 7 dicas. Quer saber quais são? Não deixe de conferir o post que preparamos sobre o assunto.

1. Escolha um ambiente tranquilo

O primeiro passo é selecionar um local de estudos que seja agradável, onde você consiga repassar as matérias sem se incomodar com barulhos. Um canto no seu quarto já é uma boa saída, caso você não tenha um cômodo sobrando em casa.

Ao delimitar seu ambiente, você acaba, inclusive, sinalizando para as pessoas que moram no mesmo imóvel que precisa de silêncio para estudar e que não pode receber interferências durante as atividades. O objetivo é não perder o foco com conversas e outras interações, como programas de TV ou de rádio. Quanto mais puder manter o espaço isolado, mais chances de exercitar a atenção plena.

2. Cuide da iluminação

Uma questão importante é ter um canto que seja iluminado, assim, escolha um local que receba bastante luz natural para estudar bem durante o dia. Se for consultar matérias durante a manhã ou à tarde, tenha cuidado para não ficar de costas para o sol, pois isso gera reflexos indesejados em telas e até páginas de livros.

Já para quem vai fazer as leituras e atividades à noite, a dica é contar com uma boa luminária. Procure equipar a sua com uma lâmpada fria, que emite luz branca. Ao contrário do efeito amarelado, que promove sono e relaxamento, essa tonalidade ajuda a deixar o seu cérebro em estado de alerta.

Leia também:  Confira 3 dicas de como estudar no final de semana sem exaustão

Com essas precauções, você fica mais confortável para acompanhar os conteúdos sem ter que forçar sua visão, o que pode trazer dor de cabeça. Ser for intercalar os horários do dia e da noite, adapte a condição de luz em seu local de estudo a cada transição de período.

3. Priorize o conforto

Falando em conforto, tenha atenção na hora de escolher a cadeira e a mesa de estudos. Escolha móveis ergonômicos, ou seja, que vão se adaptar à sua coluna, evitando dores no corpo, caso você fique muito tempo sentado para estudar.

Uma mesa de tamanho adequado e uma cadeira com apoio para os braços já vão trazer benefícios para a sua saúde. Se possível, conte também com um apoio para os pés, o que vai incentivar a manter a postura adequada.

Contudo, lembre-se sempre de fazer pequenas pausas durante um período longo de estudos e aulas remotas. Levante-se e alongue o corpo para evitar dores na coluna e nos membros. Aliás, fazer breves intervalos é interessante para relaxar a mente e conseguir voltar aos estudos com mais disposição.

4. Agregue funcionalidade ao local de estudo

Esse novo espaço não precisa se limitar ao aprendizado de conteúdos. É claro que será sua função principal, mas ele também pode facilitar muito a rotina diária. Já parou para pensar na quantidade de vezes que você se dispersa para providenciar todos os recursos de que precisa?

A proposta é reduzir ou eliminar essa necessidade de sair do cômodo a todo momento. Para isso, tente deixar o lugar mais funcional, equipando-o com móveis e acessórios que possam abrigar diferentes materiais. Porta-trecos, caixas organizadoras, baús, divisores de gavetas e pastas são apenas alguns exemplos.

Leia também:  Conheça agora o mercado de trabalho de Sistemas de Informação

Quem tem pouco espaço deve tirar proveito das paredes para deixar tudo no lugar. Nichos e prateleiras estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser instalados rapidamente. Com alguns modelos, você já consegue arrumar as coisas e evitar que fiquem espalhadas pelo chão.

5. Mantenha uma rotina de limpeza

Ninguém gosta de fazer faxina, mas ela é essencial para que você tenha vontade de permanecer no espaço. Perceba que isso acontece em relação a todos os cômodos da casa, e não seria diferente no cantinho dedicado aos aprendizados.

Um lugar limpo e arrumado traz sensação de bem-estar, o que já é um excelente impulso para reunir o material de estudo e cumprir uma maratona de revisões. Então, desafie-se a cumprir uma rotina básica para higienizar o ambiente. Não leva tempo e você só sai ganhando com o aumento do desempenho.

Vale a pena comprar uma lixeira, inclusive, para descartar papéis e itens que costumam se acumular sobre a mesa. Antes de fazer a limpeza, deixe todas as superfícies livres para passar a vassoura e remover a poeira. Quando quiser um reforço, aplique um pano umedecido em água com um pouco de vinagre branco.

6. Decore com o que você gosta ou te inspira

Outra estratégia para manter o ânimo nas alturas é dar um toque de personalidade ao local de estudo. Se você faz parte do grupo que ama uma plantinha, por que não incluir mais verde na decoração? As folhagens podem aparecer em vasos pendentes, apoiados sobre o piso ou enfileirados em prateleiras.

Leia também:  Veja como manter um caderno organizado pode ajudar nos estudos

Há pessoas que se inspiram com mensagens positivas ou frases de seus ídolos, por exemplo. Nesses casos, pendurar quadros ou post-its com textos motivacionais é uma boa pedida. Assim, sempre que der uma pausa nas leituras, você verá a mensagem que mais gosta exposta na parede ou na mesa.

Use a criatividade para preencher o cantinho com itens que façam referência aos seus valores, gosto estético ou projetos pessoais. Esse é um caminho certeiro para estudar com afinco e não desistir naqueles dias mais cansativos.

7. Mantenha os materiais organizados

Por último, não basta ter um ambiente próprio para os estudos se esse local estiver bagunçado. Imagine sentar-se para estudar e ter que ficar procurando canetas, livros, cadernos ou outros papéis? Você perde um tempo precioso e ainda se dispersa diante de tanta desorganização.

Por conta disso, tenha o hábito de manter todos os seus materiais organizados. Assim, você não perde nenhum conteúdo importante, evita a ansiedade antes das provas e tem mais disposição para pegar firme nos estudos. Aliada à limpeza frequente, essa prática de arrumação fará com que tudo flua melhor.

Se você curtiu as dicas, que tal começar a planejar seu local de estudos? Além de conter os recursos adequados para acompanhar as aulas e fazer as atividades, esse espaço vai ajudar a criar o hábito de estudar em casa. Só tenha o cuidado de, na hora de repassar as matérias, evitar as distrações, especialmente com o celular.

Ainda não segue os nossos perfis nas redes sociais? Essa é uma ótima forma de acompanhar as atualizações do blog por outros canais. Esperamos sua visita lá no Twitter, no Instagram e no Facebook!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas