7 dicas para montar um local de estudo adequado em casa

Contar com um local de estudos para chamar de seu pode parecer algo sem importância, mas saiba que ter um canto específico para assistir às aulas on-line, fazer as leituras e outras atividades é essencial para melhorar a concentração e a sua produtividade.

Ninguém precisa ter um escritório em casa para conseguir estudar melhor. Basta escolher um ambiente e organizá-lo, e você pode levar em conta as nossas 7 dicas. Quer saber quais são? Não deixe de conferir o post que preparamos sobre o assunto.

1. Escolha um ambiente tranquilo

O primeiro passo é selecionar um local de estudos que seja agradável, onde você consiga repassar as matérias sem se incomodar com barulhos. Um canto no seu quarto já é uma boa saída, caso você não tenha um cômodo sobrando em casa.

Ao delimitar seu ambiente, você acaba, inclusive, sinalizando para as pessoas que moram no mesmo imóvel que precisa de silêncio para estudar e que não pode receber interferências durante as atividades. O objetivo é não perder o foco com conversas e outras interações, como programas de TV ou de rádio. Quanto mais puder manter o espaço isolado, mais chances de exercitar a atenção plena.

2. Cuide da iluminação

Uma questão importante é ter um canto que seja iluminado, assim, escolha um local que receba bastante luz natural para estudar bem durante o dia. Se for consultar matérias durante a manhã ou à tarde, tenha cuidado para não ficar de costas para o sol, pois isso gera reflexos indesejados em telas e até páginas de livros.

Já para quem vai fazer as leituras e atividades à noite, a dica é contar com uma boa luminária. Procure equipar a sua com uma lâmpada fria, que emite luz branca. Ao contrário do efeito amarelado, que promove sono e relaxamento, essa tonalidade ajuda a deixar o seu cérebro em estado de alerta.

Leia também:  Entenda por que vale a pena investir na carreira de jornalismo

Com essas precauções, você fica mais confortável para acompanhar os conteúdos sem ter que forçar sua visão, o que pode trazer dor de cabeça. Ser for intercalar os horários do dia e da noite, adapte a condição de luz em seu local de estudo a cada transição de período.

3. Priorize o conforto

Falando em conforto, tenha atenção na hora de escolher a cadeira e a mesa de estudos. Escolha móveis ergonômicos, ou seja, que vão se adaptar à sua coluna, evitando dores no corpo, caso você fique muito tempo sentado para estudar.

Uma mesa de tamanho adequado e uma cadeira com apoio para os braços já vão trazer benefícios para a sua saúde. Se possível, conte também com um apoio para os pés, o que vai incentivar a manter a postura adequada.

Contudo, lembre-se sempre de fazer pequenas pausas durante um período longo de estudos e aulas remotas. Levante-se e alongue o corpo para evitar dores na coluna e nos membros. Aliás, fazer breves intervalos é interessante para relaxar a mente e conseguir voltar aos estudos com mais disposição.

4. Agregue funcionalidade ao local de estudo

Esse novo espaço não precisa se limitar ao aprendizado de conteúdos. É claro que será sua função principal, mas ele também pode facilitar muito a rotina diária. Já parou para pensar na quantidade de vezes que você se dispersa para providenciar todos os recursos de que precisa?

A proposta é reduzir ou eliminar essa necessidade de sair do cômodo a todo momento. Para isso, tente deixar o lugar mais funcional, equipando-o com móveis e acessórios que possam abrigar diferentes materiais. Porta-trecos, caixas organizadoras, baús, divisores de gavetas e pastas são apenas alguns exemplos.