Como juntar dinheiro para a faculdade? Confira 4 dicas!

O Ensino Superior abre muitas portas para os graduandos e recém-formados. Não é à toa que as pessoas se dedicam tanto ao preparo para o vestibular. Nessa etapa, além de revisar conteúdos com afinco, é importante que os estudantes descubram como juntar dinheiro para faculdade.

Criar uma reserva antes de ingressar no curso desejado traz a segurança necessária para você focar o que importa: aprender e se aprimorar. O montante guardado pode ser destinado a mensalidades, compra de materiais didáticos e até a despesas com moradia, transporte e alimentação.

Que tal iniciar esse processo? Veja 4 possibilidades!

1. Corte gastos supérfluos

Parece conselho de vó, tio ou pai e mãe, mas não tem outro jeito. Você precisa eliminar algumas contas da rotina para conseguir separar uma quantia todos os meses.

Essa prática pode até gerar motivação para seguir com o objetivo de economizar. Afinal, quem não gosta de ver um dinheiro sobrando, dia após dia? De quebra, sua reserva para o Ensino Superior estará cada vez mais completa e adequada aos seus objetivos.

Toda pessoa tem algo que pode ser cortado da lista de gastos, portanto, faça uma reflexão e defina o que será incluso nesse processo — como refeições em restaurantes, aquisição de roupa nova, taxas de serviços bancários etc.

2. Faça freelas na internet

Trabalhos pontuais e feitos de maneira autônoma são ótimas opções para complementar a renda. Isso porque não dependem de horários fixos e permitem maior liberdade para você negociar com possíveis clientes. Outro ponto atrativo está na variedade de atividades solicitadas pelo mercado.

Leia também:  Separamos 9 dicas para você escolher a melhor faculdade de Medicina

Hoje, muita gente descobre como juntar dinheiro para a faculdade em sites de freelas. Boa parte deles têm foco em tarefas de redação, revisão e tradução de textos, mas também é possível encontrar propostas na área do design e da fotografia. Vale a pena explorar as categorias de jobs e incrementar seu orçamento.

3. Dê aulas particulares

Assim como os freelas na internet, essa é uma boa escolha para quem quer trabalhar sem sair de casa. Inclusive, se você tem um local de estudo equipado com recursos básicos, pode tirar proveito desse espaço para transmitir as aulas.

É importante selecionar um tema com o qual tenha afinidade e bastante domínio. Se é fera em História e Geografia, por exemplo, uma alternativa é oferecer reforço dessas disciplinas a estudantes do Ensino Fundamental ou Médio.

Pense em seus talentos, habilidades e nível de conhecimento para planejar um programa de aulas atrativo. Você pode ensinar desde idiomas até tutoriais que envolvam algum hobby, como pintar quadros. Depois, capriche na divulgação para conquistar os primeiros alunos.

4. Venda doces e salgados

O preparo de alimentos ou bebidas sempre será uma saída se você tem afinidade com a cozinha. O melhor é que há uma infinidade de receitas gratuitas na internet. Basta selecionar as suas favoritas, adquirir bons ingredientes e fazer os pratos para vender.

Leia também:  Ingressando no mercado de trabalho: dicas valiosas para recém-formados

Não há quem resista a um doce ou salgado de qualidade. Para aumentar as chances de acerto, faça uma pesquisa com as pessoas de seu convívio e com grupos que podem vir a se tornar clientes. O objetivo é identificar quais quitutes e sabores terão maior demanda e, consequentemente, retorno financeiro.

E aí, conseguiu eleger uma atividade adequada ao seu perfil e condição atual? Agora você sabe como juntar dinheiro para faculdade e pode tornar esse sonho possível. Lembre-se de que algumas instituições oferecem bolsas e descontos por meio de programas do Governo, o que favorece a economia.

Ainda não acompanha a nossa página no Facebook? Acesse agora e curta para ficar por dentro das novidades!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas