Como relaxar para o Enem? Confira 7 dicas para ficar zen

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para a tão sonhada universidade, já que ele funciona como um grande vestibular, além de dar acesso a programas de bolsas e financiamentos estudantis. Por isso, é importante saber como relaxar para o Enem.

Isso porque o nervosismo está entre os principais motivos que podem atrapalhar seu desempenho. Mesmo que tenha estudado bastante, é possível ter os temíveis “brancos” na hora da prova apenas por excesso de tensão. Então, continue a leitura e veja 7 dicas muito importantes para que você vá para a prova mais zen!

1. Prepare-se com antecedência

A primeira e principal dica sobre como relaxar para o Enem é justamente ter uma boa preparação. Como ele aborda toda a matriz curricular do Ensino Médio, são muitos temas para revisar. Então, vale a pena começar o seu plano de estudos meses antes do Exame.

Quanto maior for a sua preparação, maior será sua confiança na hora da prova. Afinal, você saberá que os conteúdos cobrados não serão nenhuma surpresa. Essa segurança certamente ajudará a reduzir o seu nervosismo.

2. Faça muitos simulados

Além de ver com antecedência os conteúdos que podem cair na prova, também é fundamental colocar no seu cronograma de estudos a realização de simulados. Eles funcionam como treinamentos para os dias de prova, ajudando você a se acostumar com a estrutura, o estilo e a quantidade de questões do Enem.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), você encontra todas as provas e gabaritos das edições anteriores. Imprima os cadernos e faça um simulado por mês antes do Enem, imitando as condições de realização da prova.

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Sente-se em um local tranquilo e silencioso, pegue as impressões e coloque o celular para despertar conforme a duração oficial do Enem:

  • 5h30min, para o caderno do 1º dia (Redação, Linguagens e Ciências Humanas);
  • 5h, para o caderno do 2º dia (Matemática e Ciências da Natureza).

Então, faça todas as questões, levantando-se apenas para ir ao banheiro e fazer pequenos lanches. Assim, no dia do Enem, você já estará tão confortável com essa “maratona” e com o estilo das provas que não haverá motivo para tensão.

3. Deixe tudo preparado antes de ir

Alguns dias antes do Enem, planeje o seu itinerário para o local de prova. Veja qual será o seu meio de transporte e quanto tempo leva o deslocamento — sempre levando em conta imprevistos e um possível trânsito no dia, já que muitos estudantes estarão fazendo o mesmo percurso.

Tenha uma alternativa, como outra rota de ônibus ou uma carona, ou já deixe aplicativos como oUber instalados no celular. Além disso, pense em que horários você terá que acordar, se arrumar e almoçar para sair com tranquilidade.

Deixe também os seus pertences já ajeitados para não ter nenhuma preocupação a mais nos dias do Exame:

  • documento de identidade;
  • canetas pretas de material transparente;
  • garrafa de água;
  • snacks;
  • máscaras a mais.

4. Não estude na véspera

Fazer uma revisão para o Enem é excelente, mas não na véspera! Isso pode aumentar seu nervosismo, já que você vai se lembrar de outros assuntos que gostaria de rever e pode colocar na cabeça que deixou muita coisa para trás.

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Confie: depois de meses de preparação, você já estudou mais do que o suficiente para ir bem no Exame. E, se não começou com antecedência, não pense que é na véspera da prova que você vai dar conta de todo o conteúdo do Ensino Médio.

Quando estudamos no último minuto, damos ao nosso corpo o sinal de que não estamos preparados, o que pode desencadear sintomas de ansiedade. A noite anterior ao Enem é apenas para descansar, tudo bem?

5. Relaxe antes da prova

Como dito, a véspera do Enem é um dia em que não vale a pena abrir os livros, seja por aumentar sua ansiedade, seja por ser um esforço pouco produtivo. Seu plano de estudos deve acabar alguns dias antes da prova.

Então, aproveite a véspera para fazer atividades para desestressar. O que costuma ser relaxante para você? Alguns exemplos são:

  • fazer uma sessão de ioga;
  • dar uma longa caminhada em meio à natureza;
  • ir ao cinema com os amigos;
  • ler um livro do seu escritor preferido;
  • tirar o dia para maratonar suas séries prediletas;
  • praticar algum esporte;
  • fazer compras no shopping;
  • meditar etc.

Enfim, faça atividades prazerosas e que ajudem a tirar o foco do Enem por um tempo. Depois, vá para casa, tome um banho relaxante, beba um chá para estresse e deite-se mais cedo para dormir bem.

6. Tenha o pensamento positivo

Mesmo depois de tanta preparação, você pode ter ansiedade no dia do Enem. Esse é um sentimento natural do ser humano e você não precisa fugir dele, basta aceitá-lo. Então, ao sentir a tensão da véspera, encare isso com naturalidade e sem pensar que ela significa falta de preparação.

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Trata-se mesmo de uma prova muito esperada! O segredo é manter uma atitude positiva: em vez de pensar que você devia ter estudado mais o tópico x ou y, lembre-se do seu esforço até aqui e repita mentalmente que você tem potencial para alcançar um ótimo desempenho.

7. Saiba que não é “agora ou nunca”

Por fim, pensar que o Enem é o grande acontecimento divisor de águas na sua vida faz com que ele pareça um desafio muito maior do que precisa ser. É claro que um bom desempenho no Exame pode — e deve! — ser almejado. Porém, saiba que ele não é o fim da linha.

Se você não obtiver a nota desejada no Enem, sempre há a possibilidade de fazer a prova no ano seguinte novamente, preparando-se ainda mais. Além disso, muitas universidades têm opções de ingresso e até mesmo programas de bolsas e parcelamentos que tornam o sonho do ensino superior muito mais acessível do que ele parece inicialmente.

Diante desta leitura, você já tem as principais dicas para diminuir o nervosismo e até mesmo aprender a lidar melhor com ele. Agora que você sabe como relaxar para o Enem, tem muito mais chances de ter um bom desempenho nos dias de prova.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
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