Como relaxar para o Enem? Confira 7 dicas para ficar zen

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para a tão sonhada universidade, já que ele funciona como um grande vestibular, além de dar acesso a programas de bolsas e financiamentos estudantis. Por isso, é importante saber como relaxar para o Enem.

Isso porque o nervosismo está entre os principais motivos que podem atrapalhar seu desempenho. Mesmo que tenha estudado bastante, é possível ter os temíveis “brancos” na hora da prova apenas por excesso de tensão. Então, continue a leitura e veja 7 dicas muito importantes para que você vá para a prova mais zen!

1. Prepare-se com antecedência

A primeira e principal dica sobre como relaxar para o Enem é justamente ter uma boa preparação. Como ele aborda toda a matriz curricular do Ensino Médio, são muitos temas para revisar. Então, vale a pena começar o seu plano de estudos meses antes do Exame.

Quanto maior for a sua preparação, maior será sua confiança na hora da prova. Afinal, você saberá que os conteúdos cobrados não serão nenhuma surpresa. Essa segurança certamente ajudará a reduzir o seu nervosismo.

2. Faça muitos simulados

Além de ver com antecedência os conteúdos que podem cair na prova, também é fundamental colocar no seu cronograma de estudos a realização de simulados. Eles funcionam como treinamentos para os dias de prova, ajudando você a se acostumar com a estrutura, o estilo e a quantidade de questões do Enem.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), você encontra todas as provas e gabaritos das edições anteriores. Imprima os cadernos e faça um simulado por mês antes do Enem, imitando as condições de realização da prova.

Leia também:  [eBook] Guia da Graduação em Medicina

Sente-se em um local tranquilo e silencioso, pegue as impressões e coloque o celular para despertar conforme a duração oficial do Enem:

• 5h30min, para o caderno do 1º dia (Redação, Linguagens e Ciências Humanas);
  • 5h, para o caderno do 2º dia (Matemática e Ciências da Natureza).

Então, faça todas as questões, levantando-se apenas para ir ao banheiro e fazer pequenos lanches. Assim, no dia do Enem, você já estará tão confortável com essa “maratona” e com o estilo das provas que não haverá motivo para tensão.

3. Deixe tudo preparado antes de ir

Alguns dias antes do Enem, planeje o seu itinerário para o local de prova. Veja qual será o seu meio de transporte e quanto tempo leva o deslocamento — sempre levando em conta imprevistos e um possível trânsito no dia, já que muitos estudantes estarão fazendo o mesmo percurso.

Tenha uma alternativa, como outra rota de ônibus ou uma carona, ou já deixe aplicativos como oUber instalados no celular. Além disso, pense em que horários você terá que acordar, se arrumar e almoçar para sair com tranquilidade.

Deixe também os seus pertences já ajeitados para não ter nenhuma preocupação a mais nos dias do Exame:

• documento de identidade;
  • canetas pretas de material transparente;
  • garrafa de água;
  • snacks;
  • máscaras a mais.

4. Não estude na véspera

Fazer uma revisão para o Enem é excelente, mas não na véspera! Isso pode aumentar seu nervosismo, já que você vai se lembrar de outros assuntos que gostaria de rever e pode colocar na cabeça que deixou muita coisa para trás.