Podcasts de Medicina: 5 sugestões para te ajudar nos estudos

Você é médico ou pretende exercer a profissão algum dia? Seja qual for a sua realidade no momento, é crucial encontrar tempo para estudar sobre essa importante área da saúde. Os profissionais ou alunos com rotina apertada podem encontrar auxílio em um podcasts de Medicina.

Esse tipo de conteúdo é produzido e disponibilizado em formato de áudio, em diferentes plataformas da internet. Os conteúdos costumam ser organizados em episódios com duração variada, representando uma alternativa a quem busca outras formas de estudar.

Que tal aproveitar esses materiais para aprender a qualquer dia, horário e local? Veja 5 sugestões de canais!

1. Saúde Digital

Apresentado pelo Dr. Lorenzo Tomé, esse podcast tem foco nas inovações e tecnologias que vêm transformando a área da saúde. As discussões, muitas vezes acompanhadas de convidados, são feitas como um bate-papo descontraído, no qual o profissional apresenta as novidades mais recentes.

O Saúde Digital também oferece dicas e orientações para as pessoas que desejam atuar na gestão de clínicas ou empreender. Isso significa que intercala desde conteúdo científico a estratégias relacionadas ao mundo dos negócios.

2. AVASCAST

Esse podcast de Medicina surgiu a partir de iniciativa de um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A equipe inclui professores e alunos que se reúnem para discutir os impactos e desafios trazidos pela pandemia de Covid-19.

Leia também:  Ansiedade nos estudos: o que fazer para evitá-la

Os episódios contam com a colaboração de jornalistas para transmitir conteúdos científicos a toda a sociedade. Você vai compreender como o vírus transformou o dia a dia dos médicos, a rotina nos estabelecimentos de saúde e, claro, a vida de milhares de pessoas.

3. Medicina em Debate

Composto por um time de 8 pessoas, esse podcast conta com participações especiais em vários episódios. Ele foi criado para ser um espaço de debate e compartilhamento de informações sobre Saúde, Medicina e Política. Inclusive, é comum encontrar discussões polêmicas na lista.

Os idealizadores do Medicina em Debate já deixaram claro que os materiais também são desenvolvidos para a população em geral. A finalidade é ampliar o alcance de público e garantir que dados importantes cheguem aos ouvidos de qualquer cidadão interessado nos temas.

4. 15 Minutos em Emergência

Esse podcast de Medicina é produzido na USP e conduzido pelo Dr. Julio Marchini, um dos professores da instituição. Ele convida vários profissionais da área da saúde para discutir os desafios do atendimento de emergência, além de indicar boas práticas.

Os temas variam bastante, com episódios focados em processos médico-legais no pronto-socorro, abordagem de pacientes violentos, adrenalina e outros assuntos relevantes. O canal 15 Minutos em Emergência é uma excelente fonte de informação para grupos que atuam ou vão trabalhar como médicos emergencistas.

Leia também:  Domine suas apresentações em slide: dicas infalíveis para impressionar o público

5. Pallicast

Ideal para quem tem o objetivo de estudar Medicina, com foco em práticas de assistência a pacientes incuráveis. Afinal, ele é produzido por uma equipe da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), com a missão de discutir temas importantes da área.

Muitos episódios do Pallicast giram em torno de assuntos considerados sensíveis. Por isso, são ótimos espaços para obter orientações de como lidar com situações difíceis. A ênfase está sempre na importância do cuidado e na manutenção de uma boa relação médico-paciente.

Como pôde ver, existem várias opções de canais para você aprender ou atualizar conhecimentos. A praticidade está entre os diferenciais do estudo via podcast de Medicina, já que conteúdos em áudio podem ser conferidos em diversas ocasiões — no trânsito, em um passeio de lazer, no conforto do sofá etc.

Quer aprimorar suas técnicas de estudo? Veja as nossas 5 dicas para passar em Medicina de primeira!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas