Confira 3 dicas de como estudar no final de semana sem exaustão

Estudar no final de semana sem chegar à exaustão pode parecer impossível para a maioria dos estudantes. Com a rotina semanal da escola, que normalmente inclui tarefas e uma sequência de novos conteúdos, pode soar como uma loucura estudar durante o momento de lazer.

Apesar desse de senso comum, é muito importante que o aluno entenda a importância de revisar ou até mesmo começar a estudar novas matérias durante seu tempo livre. Uma rotina de estudos — bem planejada — consegue facilitar e acelerar de maneira muito eficaz o aprendizado, seja qual for o conteúdo ou a área de estudo.

Neste post, vamos mostrar como você pode alcançar melhores resultados nos seus estudos sem ter que se “matar” durante o final de semana. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

1. Monte um cronograma de estudos diverso

O primeiro erro que muitos cometem é o estudo sem qualquer tipo de cronograma. A falta de organização leva ao estudo prolongado, sem nenhum tipo de direcionamento e com grande desperdício de tempo.

A solução para isso é montar uma espécie de calendário, com as matérias a serem estudadas. Anote os conteúdos e prepare o material previamente — esse cuidado extra pode facilitar na criação do hábito de estudar e também facilita o início na hora de estudar.

Esse cronograma deve ter um horário de início e término, condizente com sua rotina pessoal e também deve ter algumas metas claras e objetivas. Falaremos mais sobre esses dois pontos nos tópicos seguintes.

Leia também:  4 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

2. Defina horários para início e término

Um erro extremamente comum é começar a estudar sem nenhum tipo de limitação de horário. Por muitas vezes, esse tipo de prática encoraja a procrastinação e também faz com que tudo seja realizado de maneira mais lenta. Afinal, não há prazo de término para alcançar aquele objetivo, não é mesmo?

Para evitar esse problema, defina um horário razoável e de acordo com sua capacidade pessoal. Separe uma ou duas horas do seu final de semana (inicialmente) para conseguir dar andamento nas matérias mais difíceis ou nos novos conteúdos que você deseja aprender.

Com esse intervalo de tempo em mente, fica muito mais difícil se cansar excessivamente. Além disso, se torna muito mais fácil criar e manter o hábito de estudo que você precisa ter para conseguir destaque na universidade e na sua carreira, posteriormente.

3. Organize metas de revisão

Por fim, não deixe de organizar metas de revisão. Estudar conteúdos novos, sem a realização de questões ou revisão, é totalmente improdutivo. Por isso, não deixe de separar parte do seu horário de estudo para rever matérias importantes e exercitar conceitos fundamentais.

Lembre-se que o aprendizado é cumulativo. Não adianta aprender dezenas de novos conceitos/fundamentos sem entender exatamente como eles funcionam de maneira isolada. Portanto, preocupe-se em rever de tempos em tempos o que você estudou.

Leia também:  Vestibular 2023.1 tem inscrições prorrogadas

Essa dica extra pode fazer você fixar a matéria com muito mais efetividade. Priorize a cada 15 dias uma revisão e sempre se certifique de dominar cada matéria antes de pular para a próxima. Na dúvida, não deixe de conversar com seu professor ou orientador.

Seguindo todas essas dicas temos certeza que você conseguirá estudar no final de semana sem chegar à exaustão. Basta iniciar o hábito de maneira planejada, que certamente os resultados virão com poucos meses de dedicação.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam algumas das melhores técnicas para estudar no final de semana!

como estudar

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas