O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) torna possível o desejo de ingressar em uma graduação numa Instituição de Ensino Superior particular conceituada. Mas você sabe como usar o FIES?
Muitas dúvidas podem surgir ao escolher esse financiamento para cursar a faculdade dos seus sonhos, até porque, em 2017, o Governo Federal fez algumas mudanças no programa, que passou a ser chamado de Novo FIES.
Para entender mais sobre o funcionamento do fundo, continue a leitura deste artigo. Esse conhecimento pode colocá-lo ainda mais próximo da faculdade que você quer. Então não deixe de ler!
O que é o Novo FIES?
O FIES é um programa do Governo Federal que viabiliza o acesso aos cursos superiores pagos, desde que o candidato se encaixe nos critérios estipulados.
Na nova versão, ele foi dividido em três modalidades:
- FIES 1: com taxa de juros zero, ele contempla candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e que sejam residentes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
- FIES 2: tem taxa de juros de 3%, a renda familiar deve ser de até cinco salários mínimos por pessoa e abrange residentes do país inteiro;
- FIES 3: a taxa de juros é indefinida, a renda familiar por pessoa é de até cinco salários mínimos e as vagas são regionais e nacionais.
Quem pode se candidatar ao FIES?
Além da renda familiar bruta per capita de até cinco salários mínimos, o candidato deverá ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O Ministério da Educação (MEC) exige a média das notas das provas igual ou acima de 450 pontos e nota da redação diferente de zero.
Quem tem restrição de crédito pode usufruir do FIES?
Nesse caso, o candidato deverá optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) como fiador do contrato e se enquadrar em um dos seguintes casos:
- estudantes dos cursos de licenciatura;
- estudantes com renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
- bolsistas parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos).
Quais cursos fazem parte do FIES?
Podem fazer parte do fundo todos os cursos com conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que sejam oferecidos pelas instituições participantes do programa.
Como é feita a classificação dos candidatos?
Ela é feita conforme a nota da prova do Enem, ou seja, quanto maior for a média nesse exame, maiores são as chances de conseguir o financiamento. O critério para desempate, no caso de dois ou mais estudantes com avaliações iguais disputando a mesma vaga, é a maior nota na redação.
Como é feito o pagamento?
Durante o curso, o estudante contemplado com o FIES paga, a cada trimestre, um valor referente aos juros. Após a conclusão, caso o estudante já tenha emprego registrado, o parcelamento será debitado mensalmente na fonte.
Caso o estudante não tenha renda após a formatura ou durante o período de amortização da dívida, o financiamento é pago por meio das parcelas mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
O que acontece a quem fica inadimplente com o FIES?
O nome do estudante será inserido nos órgãos de proteção ao crédito e, nesse caso, a restrição não prescreve depois de cinco anos. Além disso, podem ocorrer busca e apreensão ou bloqueio de bens para a quitação da dívida com o Governo Federal.
Quem corre o risco de perder o FIES?
O aluno com aproveitamento acadêmico inferior a 75% corre o risco de perder o financiamento. Já aqueles que não fizerem o aditamento de renovação semestral também perdem esse direito.
Caso haja a constatação, a qualquer momento, de inidoneidade da documentação apresentada ou de falsidade de informação por parte do estudante ou do fiador, o financiamento será encerrado.
Se você tem interesse em aderir a um programa de financiamento estudantil, é importante saber como usar o FIES. Ele possibilita o acesso aos melhores cursos de graduação das instituições particulares.
Você sabia que o UniFoa é uma das instituições que participam do FIES? Agora que já sabe como funciona, que tal entrar em contato conosco e conhecer as opções de cursos que temos para você? Confira!