Como comprar livros de faculdade sem gastar muito?

Decidir que faculdade cursar e que carreira seguir pode ser um verdadeiro dilema para muitos estudantes. Contudo, quem já está se preparando para iniciar uma graduação precisa ter em mente que os livros de faculdade costumam pesar, e muito, no orçamento do aluno.

Eles costumam ser caros, porém, são indispensáveis. Dessa forma, é preciso buscar alternativas para adquirir todos o material necessários, sem gastar muito dinheiro. Mas como fazer isso?

Continue a leitura deste post e confira algumas dicas que listamos para ajudar você a comprar livros de faculdade sem gastar muito!

Adquira materiais de segunda mão

Você conhece alguém que já concluiu a graduação, ou que está alguns períodos a sua frente, e que pode ter os livros que você procura? Então, aproveite a oportunidade! Comprar materiais de segunda mão pode contribuir bastante para a redução das despesas.

Caso você não conheça ninguém, procure em sebos. Nesses locais, é possível encontrar uma variedade de livros usados, em muito bom estado de conservação e pela metade do preço de um novo, ou até por menos. Atualmente, existem sebos virtuais de confiança e que oferecem formas facilitadas de pagamento e de envio do material que foi comprado.

Compre os livros de faculdade em parceria com algum colega

Essa também é uma forma de diminuir os gastos que você teria com livros, pois vai dividir com um colega o valor a ser pago pelo material que precisa ser adquirido. Combinando previamente o tempo que cada um vai ter para usar o livro, ninguém vai ser prejudicado.

Leia também:  Inscrições para o Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente seguem até dia 26

Lembre-se de que é interessante cortar gastos, quando possível, porém é fundamental que isso não comprometa o seu desempenho nem afete o seu bom rendimento nos estudos.

Dê preferências aos e-books

Os livros digitais também são uma boa opção para quem quer economizar, pois costumam ser mais baratos que os físicos. Além da questão financeira, ao optar pelos e-books você vai contar com a praticidade e a facilidade de acesso em qualquer lugar, uma vez que você pode fazer a leitura no seu notebook, tablet ou celular, por exemplo. Basta ter acesso à internet.

Use apostilas providenciadas pelo professor

Essa é uma boa alternativa para não gastar muito com livros de faculdade. Você pode optar por tirar xerox de todo o material disponibilizado pelo professor ou apenas dos trechos que considera mais importantes. Embora as despesas com xerox também costumem ser altas, ainda assim pode ser mais vantajoso solicitar as cópias a realizar a compra dos livros.

E se você puder digitalizar as apostilas providenciadas pelo professor, melhor ainda! O custo vai ser ainda menor do que seria com o xerox e você ainda vai ter o conteúdo salvo no seu computador.

É muito importante procurar meios de economizar ao adquirir livros de faculdade, afinal, um curso superior, provavelmente, vai demandar gastos com outros itens, como xerox, alimentação e transporte. Agora que você já conferiu nossas dicas, é só colocar em prática!

Leia também:  Por que escolher uma IE credenciada pelo MEC?

Extra: use a plataforma “Minha Biblioteca”

Os alunos e professores do UniFOA contam, gratuitamente, com uma biblioteca digital com mais de 8.000 títulos, das principais editoras do país. O UniFOA possui convenio com a plataforma “Minha Biblioteca” um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.

Gostou do nosso post? As dicas foram úteis para você? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter! Assim você vai receber nossos conteúdos em primeira mão!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas