Confira 7 filmes essenciais para futuros advogados

O entretenimento pode ser uma boa fonte de informação quando usado de maneira criteriosa. É assim no que diz respeito ao vestibular, fase da vida da pessoa em que ela precisa se cercar do máximo possível de conhecimento a respeito de determinada carreira para, então, escolher bem.

Na área do Direito é possível encontrar no cinema exemplos interessantes de como funciona a profissão do advogado e o universo com o qual ele terá que lidar. Quer saber quais são eles? Então acompanhe.

1. Um sonho de liberdade

Numa grande obra de Stephen King, o personagem Andy Dufresne (Tim Robbins) é acusado pela morte de sua esposa, sendo condenado à prisão perpétua. Dentro da cadeia ele e outros detentos passam por uma série de situações que mostram como o sistema carcerário pode agir sobre uma pessoa.

É um filme que trata não sobre a carreira do advogado propriamente dita, mas sobre os desdobramentos dela.

2. Carandiru: o filme

Da mesma forma como “Um sonho de liberdade”, “Carandiru” retrata a realidade do sistema penitenciário.

Mas neste caso, porém, a história contada por Dráuzio Varella sobre o período de seu trabalho voluntário na instituição, serve para que almejantes de uma carreira de Direito Penal tenham um parâmetro mais preciso para conhecer a realidade do que acontece no Brasil.

Leia também:  Faculdade de Administração: saiba por que esse curso é a sua cara!

3. Hotel Ruanda

Hotel Ruanda é uma história real, passada durante a guerra civil na Ruanda, um país da África. A disputa entre os grupos étnicos tutsis e hutus tornou-se uma questão diplomática quando Paul Rusesabagina (Don Cheadle) passou a abrigar perseguidos nessa guerra dentro de seu hotel, o Hotel des Mille Collines.

Mais do que a diplomacia, o filme também oferece elementos para a reflexão sobre os Direitos Humanos, algo fundamental para qualquer advogado.

4. Se7en — Os Sete Crimes Capitais

O personagem John Doe é um psicopata que comete crimes seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Na história, Kevin Spacey dá vida ao grande vilão, numa das atuações mais marcantes de sua carreira.

Mas é a maneira de atuar de seu advogado que chama a atenção no que diz respeito ao Direito. Com uma argumentação precisa, ele defende seu cliente como ninguém.

5. Filadélfia

No filme, o personagem de Tom Hanks, Andrew Beckett, é demitido de um escritório de advocacia quando é descoberto com Aids. A partir de então ele contrata o advogado Joel Miller, interpretado por Denzel Washington, para defendê-lo nos tribunais contra o escritório.

O processo envolve advogados em todas as partes e para o pretendente à carreira de Direito, é interessante ver a atuação dos personagens tanto na acusação, quanto na defesa.

6. Advogado do diabo

No Direito, todos merecem uma defesa. É nessa lógica que o personagem de Keanu Reeves defende um homem acusado de matar a própria família, mesmo que ele tenha uma série de características sombrias.

Leia também:  Descubra o que são soft skills e quais são as mais buscadas pelas empresas

O interessante do filme de 1997 é justamente trabalhar com esse princípio básico do Direito, que exige uma postura ética da defesa.

7. A vida de David Gale

Novamente Kevin Spacey. E novamente uma grande obra. Neste filme de 2003, o ator interpreta um ativista contra a pena de morte que acaba sendo injustamente acusado de um crime e condenado à pena contra a qual sempre lutou.

A sugestão é válida, pois a questão da pena de morte é amplamente discutida na obra e trata-se de algo muito atual.

Gostou das nossas sugestões de filmes para advogados? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas