Confira os 4 maiores benefícios do Enem para os estudantes

Com o mercado de trabalho cada vez mais capacitado, torna-se essencial contar com um diploma de Ensino Superior para se destacar perante os demais profissionais. Porém, conseguir uma vaga em uma faculdade nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os vestibulares também apresentam grande concorrência.

O que pouca gente sabe é que um dos benefícios do Enem é justamente facilitar o acesso dos estudantes a um ensino de qualidade em nível superior, seja substituindo os vestibulares tradicionais, seja ofertando bolsas de estudos parciais ou totais.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como funciona a prova do Enem e quais são os principais benefícios que ela oferece aos estudantes. Continue a leitura e confira!

Como funciona a prova do Enem?

Apesar de ter passado por várias alterações ao longo dos anos, a prova do Enem é hoje dividida em dois dias de aplicação, com duração de quatro horas e meia no primeiro encontro e cinco horas e meia no segundo.

Durante o exame, o estudante deverá elaborar uma redação de tema predeterminado e relevante para a sociedade, além de responder a quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha cada nas seguintes áreas do saber:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Quais são os principais benefícios do Enem para o estudante?

Apesar de inicialmente ter como objetivo a verificação da qualidade do ensino básico no Brasil, o Enem passou a ser utilizado, atualmente, como uma das principais formas de acesso aos cursos de nível superior.