Confira os 4 maiores benefícios do Enem para os estudantes

Com o mercado de trabalho cada vez mais capacitado, torna-se essencial contar com um diploma de Ensino Superior para se destacar perante os demais profissionais. Porém, conseguir uma vaga em uma faculdade nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os vestibulares também apresentam grande concorrência.

O que pouca gente sabe é que um dos benefícios do Enem é justamente facilitar o acesso dos estudantes a um ensino de qualidade em nível superior, seja substituindo os vestibulares tradicionais, seja ofertando bolsas de estudos parciais ou totais.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como funciona a prova do Enem e quais são os principais benefícios que ela oferece aos estudantes. Continue a leitura e confira!

Como funciona a prova do Enem?

Apesar de ter passado por várias alterações ao longo dos anos, a prova do Enem é hoje dividida em dois dias de aplicação, com duração de quatro horas e meia no primeiro encontro e cinco horas e meia no segundo.

Durante o exame, o estudante deverá elaborar uma redação de tema predeterminado e relevante para a sociedade, além de responder a quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha cada nas seguintes áreas do saber:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Quais são os principais benefícios do Enem para o estudante?

Apesar de inicialmente ter como objetivo a verificação da qualidade do ensino básico no Brasil, o Enem passou a ser utilizado, atualmente, como uma das principais formas de acesso aos cursos de nível superior.

Leia também:  Conheça 11 possíveis áreas de atuação do Direito

Por isso, a seguir, confira os principais benefícios do Enem para o estudante!

1. Acesso à faculdade pública

Você já deve ter percebido que alguns cursos são tão concorridos nas faculdades públicas que é preciso praticamente “gabaritar” o vestibular para conseguir uma vaga.

Pois saiba que, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), você pode utilizar o seu desempenho no Enem para se candidatar a uma vaga nas universidades participantes. Para isso, basta ter realizado a última edição do exame, sem zerar a redação.

2. Ganho de bolsa em faculdade particular

Agora, se você pretende fazer uma faculdade particular, saiba que o Enem também pode ser utilizado para pleitear bolsas de estudos parciais ou totais nessas instituições.

Para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de se enquadrar nos quesitos socioeconômicos, basta ter realizado a última edição do Enem e ter obtido uma pontuação superior a 450, sem zerar a redação.

3. Financiamento estudantil

Outro benefício do Enem é a possibilidade de financiar o valor da faculdade, podendo começar a pagar a dívida apenas um ano e meio depois de formado. Com o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES), é possível financiar entre 50% e 100% do valor do curso, a juros baixos.

Assim como ocorre com o ProUni, também é preciso ter obtido uma nota mínima no Enem de 450 pontos, sem zerar a redação, além de se enquadrar na renda per capita requerida.

Leia também:  Não obtive a nota desejada no Enem, e agora? Veja o que fazer!

4. Substituição do vestibular em faculdade privada

Por fim, também é possível utilizar a nota do Enem para substituir o vestibular em faculdades privadas. Nesse caso, é preciso consultar as informações sobre o processo seletivo da instituição de ensino escolhida para obter mais detalhes.

Como vimos, são vários os benefícios do Enem para os estudantes que optarem por participar do exame. Por isso, não perca mais tempo: comece logo a estudar para essa prova e conquiste a sua tão sonhada vaga no Ensino Superior!

Se você gostou deste post e ficou interessado em prestar o exame, aproveite a visita para conferir tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2021!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas