Curso de engenharia mecânica: solucione suas 7 maiores dúvidas

O momento de decidir por um curso superior é muito complicado, não é mesmo? Sobram questionamentos e faltam respostas para todos os anseios que temos em relação à profissão que pretendemos seguir. O curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, continua sendo um dos mais procurados. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o futuro profissional de um engenheiro mecânico.

Se esse é o seu caso, este post foi feito especialmente para você. Nele, vamos esclarecer as 7 principais dúvidas que podem surgir sobre o curso de Engenharia Mecânica para que você se decida de uma vez por todas. Continue a leitura e acompanhe!

1. Qual é o perfil do engenheiro mecânico?

Assim como todas as Engenharias, é fundamental que esse profissional tenha domínio das Ciências Exatas. Afinal, esse conhecimento será necessário no dia a dia do trabalho. É preciso, também, ter um bom raciocínio lógico e saber aplicar os conhecimentos na prática, para tirar os projetos do papel e garantir o sucesso da empreitada.

Ter um bom relacionamento interpessoal é uma qualidade necessária para qualquer perfil profissional. Afinal, não importa qual carreira você escolha: sempre lidará com outras pessoas. Isso, é claro, também vale para o engenheiro mecânico, que precisará trabalhar com funcionários de outras áreas e liderar equipes, devendo sempre zelar pela harmonia no local de trabalho.

Por fim, é preciso que o engenheiro mecânico demonstre familiaridade e tenha interesse em softwares e demais ferramentas que facilitam o seu trabalho, além de se manter atualizado a respeito dessas tecnologias.

2. O que faz um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico é o profissional que cuida da operação e manutenção de sistemas mecânicos, atuando desde o início do projeto, passando pela construção e manutenção.

Leia também:  6 dicas de ouro para mandar bem em uma entrevista de emprego online

Portanto, se você optar pela Engenharia Mecânica, seguirá a sua carreira projetando e desenvolvendo máquinas, sistemas termodinâmicos, motores e — por que não — veículos. Isso significa que, se você gosta de carros, poderá direcionar o seu trabalho para a indústria automotiva. Mas você também pode trabalhar com exploração de petróleo, aviação e eletrodomésticos, entre outras diversas atuações fundamentais para o desenvolvimento econômico do país.

Para exercer a função, além do diploma de bacharel em Engenharia Mecânica, você precisará do registro profissional, que pode ser obtido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do seu estado.

3. Quais são as matérias mais estudadas durante o curso?

Como você viu no tópico anterior, o engenheiro mecânico possui um amplo campo de atuação e, justamente por isso, o curso é bastante diversificado. Em média, a graduação em Engenharia Mecânica dura cinco anos e tem uma intensa carga horária com matérias da área de Ciências Exatas.

Entre as disciplinas mais teóricas, destacam-se a matemática e a física, principalmente no que diz respeito à termodinâmica e à resistência de materiais. A parte prática também é trabalhada por meio de matérias como gestão da manutenção e processos de fabricação. O curso ainda aborda assuntos atuais, como gestão ambiental e desenvolvimento econômico.

4. Qual é o salário médio de um engenheiro mecânico?

O salário de um engenheiro mecânico é muito influenciado pela demanda, pela experiência e pelas qualificações complementares. Mesmo assim, o profissional tem um piso salarial que precisa ser respeitado em todo o território nacional. Atualmente, o valor está em 6 salários mínimos para uma jornada de 6 horas diárias.

Com relação à experiência, vale lembrar que o estudante é obrigado a realizar um número mínimo de horas de estágio antes de se formar como bacharel.