Curso de Serviço Social: como é e por que seguir essa carreira?

Escolher a profissão é um assunto sério e uma tarefa, muitas vezes, difícil, visto que costuma ser bastante comum termos dúvidas sobre o que pretendemos fazer e sobre o mercado de trabalho na área escolhida.

Nessa perspectiva, preparamos este post para ajudar você a tomar a decisão mais adequada de acordo com suas preferências pessoais e objetivos profissionais. Continue a leitura e descubra as principais características do curso de Serviço Social, por que essa carreira é tão vantajosa, a rotina e perfil do assistente social e as possibilidades de atuação!

Como funciona o curso de Serviço Social?

curso superior de Serviço Social é uma graduação do tipo bacharelado que dura 4 anos. É destinado à formação de profissionais que vão planejar e implementar políticas públicas e programas sociais com a finalidade de promover a integração do indivíduo na sociedade e o bem-estar coletivo.

Os estudantes que se formam nessa graduação tornam-se assistentes sociais, ou seja, profissionais especializados em compreender e analisar dinâmicas sociais para atuar sobre elas.

Para se formar, é necessário cursar as matérias que compõem a grade curricular da graduação, realizar o estágio supervisionado obrigatório, assim como cumprir outras possíveis exigências, como o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e a participação em atividades complementares.

O que é ensinado ao longo da faculdade?

Os conteúdos abordados durante essa faculdade envolvem matérias básicas sobre relações sociais, políticas e econômicas, assim como disciplinas técnicas da área de Serviço Social.

Entre as matérias elementares, estão:

• Economia e Política Social;
  • Antropologia;
  • Psicologia Geral e Social;
  • Sociologia;
  • Teoria Política;
  • Estado, Classes e Movimentos Sociais;
  • Estatística;
  • Ética Profissional;
  • Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.

Já na parte dos componentes técnicos do curso, o aluno acompanha diversas matérias, entre elas:

• Direito e Legislação Social;
  • Pesquisa Social;
  • Política Social e Previdência Social;
  • Política Social e Saúde;
  • Família, Gênero, Etnia e Serviço Social;
  • Planejamento, Gestão e Política Social;
  • Política Social e Assistência Social;
  • Serviço Social na Empresa;
  • Infância, Juventude, Terceira Idade e Serviço Social;
  • Práticas Educativas e Serviço Social;
  • Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Serviço Social.