Cursos da área da saúde: 4 que estão em alta

Se o que você mais deseja é fazer a diferença na vida das pessoas, então escolher um dos cursos da área da saúde é opção ideal. Além de serem profissões de prestígio, estão sempre nas listas de mais bem-remuneradas. Afinal, a carência por profissionais capacitados é crescente.

Há diversas áreas para escolher, e todas ajudam a cuidar do bem-estar e focam em melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, nós listamos quais são as carreiras da saúde em alta. A seguir, entenda como é o curso e escolha aquela que tem tudo a ver com o seu perfil.

1. Medicina

Sem dúvidas, é a primeira opção que nos vem à mente quando o assunto é cursos da área da saúde. Os médicos são profissionais responsáveis por prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Essa graduação dura aproximadamente 6 anos (12 semestres) e inclui ampla formação teórica e prática em áreas como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Patologia, entre outras.

Após a graduação, ainda podem cursar especializações como:

  • Oftalmologia;
  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Oncologia;
  • Dermatologia;
  • Pediatria;
  • Cirurgia.

2. Odontologia

O dentista é o profissional capacitado para prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados à boca e aos dentes. O curso dura cerca de 5 anos (5 semestres) e aborda matérias como Anatomia, Fisiologia, Patologia Bucal e Radiologia.

Os profissionais podem trabalhar em consultórios odontológicos, clínicas e hospitais. Lá, realizam procedimentos como limpeza dental, tratamento de canal, extração de dentes, restauração dentária, entre outros. Além disso, podem se especializar nas áreas de:

  • Ortodontia;
  • Endodontia;
  • Cirurgia Bucomaxilofacial;
  • Odontologia Pediátrica.
Leia também:  Como é o curso de graduação em Engenharia Elétrica?

Como a saúde bucal é a base para a saúde geral, os formados encontram um mercado recheado de oportunidades para construir uma carreira de sucesso.

3. Enfermagem

O enfermeiro é o profissional responsável por cuidar e tratar pacientes em diferentes ambientes de saúde. O curso tem duração aproximada de 4 anos (8 semestres), e o estudante tem contato com matérias como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Patologia.

O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, residências e outros ambientes de saúde, onde realizam procedimentos como administração de medicamentos, curativos, coletas de exames e monitoramento de sinais vitais.

As especializações em Enfermagem permitem que os formados atuem em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), emergência e centros oncológicos.

4. Nutrição

Os nutricionistas planejam e supervisionam a alimentação de pessoas em diferentes contextos, como saúde, esportes e indústria alimentícia. O curso de Nutrição dura cerca de 4 anos (8 semestres) e inclui matérias como Bioquímica, Fisiologia, Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva.

Os nutricionistas tem várias opções de locais de atuação, como consultórios, clínicas, hospitais e empresas de alimentos. Lá, devem prestar assessoria a pacientes, atletas, trabalhadores e população em geral para promover uma alimentação saudável.

Além disso, podem optar por diferentes especializações, como:

  • Nutrição Clínica;
  • Nutrição Esportiva;
  • Nutrição em Saúde Pública.

Os cursos da área da saúde oferecem carreiras em diversos setores que visam a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Seja como médico, dentista, enfermeiro, nutricionista ou outro profissional da saúde, é possível atuar em diversos ambientes e especialidades. Mas, para ter uma carreira de sucesso, é indispensável cursar uma boa faculdade, que ofereça ensino de qualidade.

Leia também:  Carreiras jurídicas: quais as possibilidades no Direito Público e Privado?

Então, entre em contato com a UniFOA e saiba quais cursos da área de saúde oferecemos para você!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas