4 dicas de interpretação de texto para mandar bem no Enem

Uma nota alta no Exame Nacional do Ensino Médio é o desejo de muitos estudantes. Esse resultado exige acertos em questões de todas as áreas do conhecimento e, claro, um bom desempenho na redação. Mas você já parou para pensar que tudo isso depende da correta interpretação de texto no Enem?

Sim, a capacidade de compreender frases escritas é essencial para quem deseja mandar bem em todas as etapas da prova. Isso porque permite o entendimento de vários modelos de informação, desde aqueles presentes em pequenos enunciados até trechos extensos de conteúdo.

Se você tem dificuldade nessa parte ou quer apenas aprimorar sua habilidade de ler e assimilar ideias, continue a leitura do nosso post. Vamos apresentar 4 dicas valiosas para arrasar na interpretação. Aproveite!

Quais são os pontos mais importantes para interpretar um texto?

Antes de tudo, é crucial que você tenha noção dos elementos que compõem a maioria das produções textuais. Esse conhecimento vai facilitar seu trabalho de refletir sobre os tópicos apresentados em diversas partes da prova, o que inclui desde as questões da matemática até o bom e velho português.

Gênero ou tipo

Esse elemento aponta o caminho da argumentação empregada pelo autor do conteúdo e, principalmente, a função daquele material. Ao identificar o gênero de um texto, você tem mais facilidade para entender os detalhes e, a partir disso, elaborar suas próprias ideias sobre determinado tema.

Um trecho narrativo, por exemplo, tem como principal objetivo contar uma história. Já um modelo expositivo terá como finalidade expor dados e informações. Cabe a você investigar qual é o tipo do enunciado para chegar a uma resposta adequada.

Contexto e autor

Mais um elemento necessário para a interpretação de texto no Enem tem a ver com o momento em que o conteúdo foi escrito. Por meio dessa característica, você descobre as principais dores, sensações e costumes da sociedade que representa a época descrita.

Leia também:  10 mitos e verdades sobre o curso de publicidade

Uma boa prática para entender o contexto é analisar o autor do texto. Alguns escritores são mais satíricos, outros partem para o lado sentimental. Vale a pena captar detalhes acerca de diferentes profissionais (mais conhecidos e citados no Enem) para pegar o ritmo de trabalho de cada um.

Objetivo do texto

Aqui, entram vários métodos e recursos para convencer o leitor sobre determinado ponto: autor, contexto histórico, gênero e demais características textuais. Ter essa noção ajuda muitos estudantes a identificar ideias que possam estar escondidas em meio ao material.

Ao observar um conteúdo científico, por exemplo, você deve, obrigatoriamente, se deparar com argumentos que se baseiam na ciência. Em um conto de literatura, por outro lado, é possível se surpreender com descrições que fazem alusão a outros períodos da história da humanidade.

Tipo de linguagem

Esse elemento também é importante para a interpretação de texto no Enem e representa as nuances da linguagem empregada para dar sentido ao conteúdo. Nessa prova, é comum encontrar trechos de falas que, se não forem bem analisados, podem mudar o sentido das frases.

Vale ficar de olho no uso de conotações (linguagem figurada) e denotações (linguagem literal) para não se confundir quanto ao significado de diferentes trechos. O registro formal ou informal das publicações também merece atenção durante a prova.

Local de publicação

O veículo em que o material foi publicado pode dar mais ou menos credibilidade às informações. Se você observar edições anteriores das provas do Enem e até de alguns vestibulares, verá que costumam trazer muitas publicações de jornais e revistas amplamente conhecidas.

Inclusive, diversos livros populares foram publicados, primeiramente, como artigos de jornal antes de receberem o formato atual. Ou seja, é importante buscar saber mais sobre a origem de certos textos e investigar os locais de publicação mais utilizados.

Leia também:  3 dicas incríveis de como estudar pelo celular

Como melhorar as habilidades de interpretação de texto no Enem?

Agora, vamos às dicas para você arrasar em diferentes etapas da prova. O ideal é aplicá-las com bastante antecedência para evitar a ansiedade e fazer pausas para esfriar a cabeça. Isso também permitirá reservar um tempo para relaxar na véspera do exame, a fim de recuperar as energias.

1. Leia mais e faça paráfrases

Parece óbvio, mas muita gente não se dedica a diferentes leituras para estimular o cérebro com novos estímulos. E não adianta se limitar apenas aos tipos de conteúdos que você gosta. Para treinar olhar e ficar fera na compreensão de ideias apresentadas por outras pessoas, invista em livros, revistas, artigos e demais formatos.

Com o tempo, você vai identificando padrões para expor seu entendimento da melhor forma. Por falar nisso, experimente fazer paráfrases a cada leitura finalizada. Elas consistem em reformular trechos do texto, utilizando termos e expressões diferentes dos originais.

2. Amplie seu vocabulário

Um fator que prejudica a interpretação de texto no Enem é se deparar com um monte de palavras estranhas. Afinal, se você desconhece um termo, é bem provável que terá dificuldade para compreender todo o trecho que envolve esse elemento.

A boa notícia é que é possível ter ótimos resultados com a ampliação do vocabulário. Você consegue isso ao investir nas leituras, como recomendamos acima, mas incremente esse hábito com a consulta ao dicionário. O ideal é ter sempre esse instrumento em mãos, seja físico ou digital, para conferir o significado das palavras assim que aparecem para você.

Leia também:  Qual a nota de corte de Ciências Contábeis? Descubra!

3. Invista na auto explicação

Quem faz ou já fez parte do grupo de estudantes do Enem sabe que nem sempre sobra tempo para apostar em diferentes métodos de aprendizado. Porém, se tem algo que pode te ajudar muito é a auto explicação após a leitura de um enunciado. Em outras palavras, você deve tentar transmitir a mensagem em voz alta, com suas próprias palavras.

Se achar muito complicado ou perceber que o texto é muito extenso, tente dividir a tarefa em fases. Leia um trecho curto por vez e, então, pare um momento para tentar explicá-lo. Depois, siga para as próximas frases até terminar o material. Após o exercício, pesquise o assunto em outras fontes para conferir se a sua definição chegou perto do objetivo.

4. Exercite a paciência

A pressa não ajuda nem um pouco na hora de compreender um material. Pense que os minutos extras dedicados à prática serão compensados com pontuações na prova do Enem. Então, não queira aprender na marra porque, dessa forma, a chance de se frustrar aumenta.

O ideal é respeitar seu ritmo e celebrar cada avanço rumo ao aprimoramento do próprio perfil. Aos poucos, com treino e bastante dedicação, interpretar será uma atividade extremamente tranquila. Ou seja, quando menos perceber, você estará exercendo tudo de forma quase que automática.

Conforme mostramos, a interpretação de texto no Enem é relevante em diversas partes da prova. Portanto, deixamos este material como um guia para você consultar sempre que tiver dúvidas. No mais, desejamos sucesso na rotina de estudos e um ótimo desempenho no dia da avaliação.

Quer mais dicas relevantes? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de publicações do blog, notícias e avisos importantes!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas