Como se preparar para o primeiro ano de faculdade? Confira 5 dicas

Depois de muito esforço para estudar e passar no vestibular, finalmente chega o momento de começar a vida no ensino superior. É uma rotina totalmente nova, mas que vai proporcionar ao aluno experiências incríveis e muitos desafios. Por conta disso, você já fica com frio na barriga só de pensar como vai ser o primeiro ano de faculdade?

É natural sentir ansiedade e insegurança, afinal, você vai se deparar com novos colegas e professores, além de um espaço de aulas e metodologias de ensino diferentes do que estava acostumado até então.

Para ficar tranquilo, confira as 9 dicas que apresentamos neste post e descubra como você pode aproveitar da melhor forma os primeiros períodos da graduação!

1. Conheça o campus e identifique onde serão suas aulas

É normal os alunos ficarem perdidos no campus no primeiro ano de faculdade, por isso, para evitar que você se atrase nas aulas e perca conteúdos importantes, faça uma exploração no local.

Conheça os prédios e identifique onde serão dadas as matérias do primeiro período. Aproveite para conhecer a biblioteca, laboratórios, auditórios e lanchonete, para que você fique bem ambientado e mais seguro na instituição de ensino.

2. Concilie estudos e diversão

A faculdade é uma etapa da sua vida em que você terá vários eventos e festas para frequentar, e é claro que você pode aproveitar esses momentos de diversão. Contudo, os estudos no ensino superior exigem muita dedicação, afinal, você está se preparando para uma carreira.

Então, mantenha um equilíbrio entre as obrigações do curso e a descontração com os colegas, assim você aproveita o melhor da vida da faculdade sem atrapalhar seu desempenho acadêmico.

Leia também:  O que é um Portfólio?

3. Aproveite para fazer novas amizades

Aproveite para conhecer os colegas da sua turma, de outros cursos e também os veteranos, para trocar experiências, descontrair, fazer amizades, aliviar o estresse com os estudos e, por que não, começar a construir seu networking, que é a rede de contatos profissionais.

Uma estratégia é fazer parte de grupos das redes sociais da faculdade, do seu curso em específico, para se aproximar da galera, apresentar-se e entender melhor o perfil da sua turma.

4. Comece a criar bons relacionamentos com os professores

Você pode também se aproximar de professores com os quais tenha mais afinidade. Assim, pode tirar dúvidas com mais facilidade e ficar a par de todos os projetos e atividades da faculdade, além de ficar por dentro das boas oportunidades de estágio.

5. Saiba mais sobre o trote e decida se quer participar

O trote universitário é tradição em muitas instituições de ensino superior e funciona como um ritual de boas-vindas aos calouros. Pode ser de diferentes maneiras, com tintas, brincadeiras e arrecadação de dinheiro em semáforos. Há ainda alguns com objetivo solidário, nos quais os calouros arrecadam alimentos, roupas e outros itens para instituições.

Se você se sentir à vontade, participe desse momento e aproveite para conhecer melhor os alunos dos outros anos. Caso não queira, saiba que não é obrigado a participar. Se houver qualquer problema com o trote, não hesite em procurar os representantes da faculdade.

Leia também:  Como o Enem para Medicina pode ajudar você a entrar na faculdade?

6. Participe de palestras para os calouros

Muitas instituições de ensino preparam eventos de boas-vindas para calouros, então, informe-se sobre as palestras e não deixe de participar. São encontros que podem trazer mensagens motivacionais para você começar o primeiro ano de faculdade com o pé direito e para se sentir acolhido nesse novo espaço.

É também uma forma de conhecer melhor a estrutura da faculdade, os outros calouros, como é a rotina e as atividades que o local proporciona, como projetos de extensão, de iniciação científica, entre outros.

7. Organize sua rotina de estudos

Lembra-se de que falamos da importância dos estudos na faculdade? Pois bem, é importante ter um caderno organizado e estar em dia com as leituras para não deixar o conteúdo acumular. Dessa forma, você estuda mais tranquilo, ou seja, sem tanta pressão, o que ajuda a fixar melhor os assuntos.

Você pode fazer um cronograma com as atividades da semana, separando um tempo para repassar os tópicos das aulas. Outra dica é fazer grupos de estudos com os colegas da turma para se reunir uma vez por semana, a fim de tirar todas as dúvidas.

8. Entre no ritmo realizando leituras

Mesmo que as aulas nem tenham começado ainda, que tal entrar no ritmo de estudo com as leituras? Você vai encarar uma nova rotina no primeiro ano de faculdade e precisa ter em mente que terá que acompanhar conteúdos mais complexos e específicos, bastante diferentes do que você via no Ensino Médio.

Leia também:  7 coisas que você precisa saber sobre o curso de sistema de informação

Então, acho que nem precisamos falar do volume de leitura que terá que encarar, certo? Pensando nisso, comece a visitar a biblioteca e já pegar alguns livros de seu interesse para que o hábito de ler passe a ser incorporado no seu dia a dia desde já.

Com o tempo, você vai se habituando e consegue até mesmo ler mais rápido, o que vai melhorar sua produtividade com as atividades acadêmicas.

9. Deixe o medo de lado

Sentir medo em um momento de mudança é normal, e todos os estudantes que começam o ensino superior ficam inseguros quanto ao que vão vivenciar. Mas saiba que isso é passageiro. Assim, enfrente esses fantasmas, porque, rapidinho, você já vai ficar familiarizado com essa vida nova, que é cheia de desafios, mas também de superações e realizações.

Não se esqueça também de que o tempo voa e, daqui a pouco, você é quem fará parte da turma de veteranos.

Entusiasmado para o primeiro ano de faculdade? Esteja aberto a novos aprendizados e amizades. Você vai ver como essa etapa será essencial para seu amadurecimento. Isso porque, além do desenvolvimento acadêmico, o ensino superior é uma experiência importante para desenvolver também as soft skills — habilidades ligadas ao seu comportamento e relacionamento interpessoal.

É legal sempre buscar orientações para se preparar bem quando vamos ingressar em um novo ciclo em nossas vidas, ainda mais quando falamos de carreira. Para ficar bem informado, com dicas para se sair bem nesses momentos, curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossos conteúdos atualizados!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas