5 dicas para se dar bem como calouro de Medicina!

Tornar-se um calouro de Medicina é uma experiência única, que nada tem a ver com o cursinho, muito menos com o colégio. Sabemos que muita gente passa anos a fio estudando para conseguir uma vaga nesse curso! Depois de tanta ralação, é natural se empolgar com a conquista.

No entanto, é preciso ter cabeça e conter um pouco esse entusiasmo. Afinal de contas, os estudos estão apenas começando. Sem uma boa dedicação logo no começo da faculdade, você pode se enrolar bastante!

Mas mantenha a calma: temos alguns toques para se dar bem como calouro de Medicina. Quer saber quais são esses truques? Então venha conferir nossas 4 dicas incríveis!

1. Buscar ferramentas alternativas de estudos ajuda no aprendizado

O conteúdo dessa graduação é bastante volumoso. Por essa razão, um conselho importante é variar os métodos de estudos para se cansar menos. Nesse sentido, não se prenda às aulas e livros de referência.

Ouça podcasts, consulte bibliotecas virtuais e lives de profissionais que você admira. Nesse sentido, existem até mesmo aplicativos para estudar Medicina que deixam o aprendizado mais dinâmico e facilitam a memorização.

2. Manter as anotações organizadas contribui para as revisões

Para evitar o estresse nos estudos da faculdade de Medicina, conserve suas anotações em dia e muito bem organizadas. Para tanto, canetas marca-textos e post-its ajudam bastante para deixar o conteúdo mais atrativo e despertar a memória visual.

Leia também:  O que é Engenharia 4.0 e como se preparar?

Caso prefira, compre um tablet ou um notebook para digitar suas considerações durante as aulas. Escrever ajuda a assimilar a matéria e, além disso, mais tarde esses registros serão grandes aliados na hora de revisar.

3.  Evitar o acúmulo de matérias melhora o desempenho nas provas

Nada mais compreensível para um estreante na faculdade do que ficar com aquele friozinho na barriga. Assim, a gente fica com muitas dúvidas sobre o que esperar da Faculdade de Medicina, das amizades, do novo cotidiano e do futuro.

Porém, o melhor mesmo é viver um dia de cada vez, sem deixar que as matérias acumulem muito. Por isso, quem puder deve reservar algumas horas diariamente para estudar em casa (além das aulas online, é claro).

Lembre-se de que muitas matérias do curso de Medicina se relacionam entre si. Desse modo, se você reprovar em uma disciplina, poderá atrasar também a conclusão de outras.

4. Comprar materiais antes do primeiro dia reduz o estresse

Comprar os materiais básicos para a faculdade ajuda a diminuir o estresse do calouro de Medicina. Mas tem mais: ainda dá aquele ânimo para começar a estudar logo. Por isso, aproveite para adquirir jalecos, toucas, oxímetro, máscaras e estetoscópio. Nesse sentido, informe-se na faculdade sobre quais serão os exatos equipamentos necessários para o primeiro semestre.

5. Revisar periodicamente amplia o conhecimento do calouro de Medicina

A revisão periódica vai ser ótima para o aluno de Medicina. Na verdade, isso não é nenhum segredo para um vestibulando, não é mesmo? Nesse sentido, monte um cronograma de revisões semanais.

Leia também:  Domine suas apresentações em slide: dicas infalíveis para impressionar o público

Por exemplo: aprendeu hoje, coloque na planilha ou app para revisar daqui a 7 dias, 15 dias e 30 dias. Faça isso com todos os assuntos que puder, principalmente aqueles em que tiver mais dificuldades.

Além disso, procure praticar o autoconhecimento na hora de repassar as matérias, prestando atenção naquelas que você mais gosta. Assim, isso vai ajudar mais tarde, na hora de optar pela especialidade de Medicina que mais combina com seu perfil.

Ser calouro de Medicina vai ser incrível, uma aventura inesquecível que vai abrir as portas do seu futuro. Assim, não deixe a insegurança dominar seus pensamentos. No final, você vai conseguir, do mesmo jeito que conquistou sua aprovação no vestibular!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica para dar? Então deixe seu comentário!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas