Me formei, e agora? 10 dicas para seguir carreira em Administração

A formatura em um curso superior é sempre uma imensa conquista, mas também um momento de dúvidas e incertezas: com o diploma nas mãos, o que fazer? Para quem pretende seguir carreira em Administração, o dilema pode ser ainda maior porque a graduação abre um leque imenso de oportunidades profissionais.

Quem se forma na área pode trabalhar com organização, gerenciamento e planejamento de praticamente qualquer empresa, independentemente do setor. São tantas possibilidades de escolhas que, às vezes, é difícil saber por onde começar.

Quer encarar esse desafio com mais leveza? Acompanhe o nosso artigo que traz 10 dicas para quem pretende seguir a carreira em Administração!

1. Expanda seus conhecimentos horizontal e verticalmente

Os primeiros passos como profissional graduado devem ser de descoberta e, também, de especialização. Aproveite as oportunidades de estágios e primeiros empregos para explorar as diversas áreas da Administração, o que fará com que você se torne um gestor mais completo e versátil.

Quando descobrir qual tipo de trabalho você mais gosta, aproveite para se especializar nessa área e se tornar um profissional em “T”: com conhecimentos horizontais e competências diversas, mas, ao mesmo tempo, aprofundado verticalmente em uma especialização.

2. Busque oportunidades em um setor do seu interesse

Uma das vantagens do curso de Administração é que, basicamente, todos os nichos e empresas precisam da força de trabalho de um graduado na área. Portanto, é possível procurar oportunidades profissionais no setor que você gosta.

Quem curte esportes pode trabalhar com Administração esportiva em clubes e associações, por exemplo, enquanto aqueles que se interessam pelo setor de saúde podem procurar emprego em hospitais e clínicas.

3. Tenha objetivos na sua carreira em Administração

Não se perca na versatilidade da profissão: tenha objetivos claros e direcione seus esforços para alcançá-los. A carreira em Administração possibilita muitos caminhos, mas, em vez de ir e voltar em vários deles, escolha um e siga com determinação.

Leia também:  Passo a passo: como descobrir a minha profissão?

Sua trajetória terá altos e baixos, desafios e recompensas. Nunca deixe se abater por uma derrota e não se contente com uma pequena vitória. Em outras palavras, vá sempre em direção aos seus objetivos.

4. Nunca pare de estudar

A formatura na graduação não é o término dos estudos de um profissional, mas um ponto de partida na jornada pelo conhecimento. Portanto, nunca deixe sua bagagem acadêmica estagnar.

Depois da faculdade, busque se aprimorar cada vez mais, seja com pós-graduações ou com cursos livres na área do seu interesse. Lembre-se: assim como ocorre em outras profissões, o desenvolvimento do profissional de Administração deve ser contínuo.

5. Tenha espírito empreendedor

Qualquer um pode abrir uma empresa ou investir em uma ideia promissora, mas o profissional formado em Administração adquire as qualificações técnicas para levar um negócio adiante já na faculdade.

Só que, para ser empreendedor, apenas isso não basta. É preciso, também, cultivar a determinação e o espírito necessários para percorrer um caminho que costuma envolver mais incertezas do que certezas.

Mesmo que o profissional não tenha a ambição de abrir o próprio negócio, quem carrega o espírito empreendedor tem mais chances de progredir na carreira em Administração, pois sempre buscará a inovação nos locais em que estiver trabalhando.

6. Aprenda a falar em público

Uma das habilidades cruciais para qualquer administrador é a boa comunicação. Sem ela, é praticamente impossível delegar tarefas e gerenciar pessoas, materiais, finanças e outros recursos relevantes para uma empresa.

Características como timidez e nervosismo podem atrapalhar muito no momento de transmitir uma mensagem a outros profissionais. Logo, se você costuma ter problema com esses sentimentos, precisa buscar formas de amenizá-los.