Passo a passo: como descobrir a minha profissão?

Depois de anos de estudo, você enfim concluiu o Ensino Médio. E agora, o que fazer? Como descobrir minha profissão? É uma pergunta que muitos alunos fazem após terminar essa fase dos estudos. Alguns já têm uma ideia de qual carreira seguir, mas outros ficam bastante perdidos nessa hora.

Sabendo ou não qual rumo quer traçar na vida profissional, é preciso ter autoconhecimento, pesquisar as áreas de interesse e até conversar com outros profissionais para ter certeza de que escolheu a profissão que mais tem a ver com a sua personalidade e que possa trazer satisfação pessoal.

E por onde começar a descobrir a sua profissão? Neste post, vamos ajudar você nessa missão. Acompanhe 12 dicas para colocar em prática e fique mais próximo de saber como encontrar a carreira ideal!

1. Saiba quem você é

Bom, essa dica pode parecer um pouco óbvia. No entanto, não é sempre que paramos para pensar sobre o que gostamos e o que não nos agrada, o que deixa a gente feliz ou triste e quais são os nossos objetivos. Ou seja, é um tempo para refletir sobre nós mesmos e buscar o autoconhecimento.

Escreva todos os pensamentos em um papel — isso será importante para que você possa comparar com os perfis dos profissionais das áreas do seu interesse e ver em qual se encaixa mais.

2. Conheça as suas habilidades

Ter consciência das próprias aptidões é importante. Afinal, querer seguir carreira em uma área na qual você não leva jeito pode ser frustrante. Ao mesmo tempo, ter uma habilidade que você domina pode ser uma característica fundamental para escolher uma profissão.

Nem sempre é fácil identificar nossos talentos de primeira, muitas vezes por considerarmos que se trata de algo comum a todas as pessoas. Portanto, faça o exercício de pensar sobre as atividades que você faz com facilidade. Anote-as em um caderno para depois incluí-las em testes vocacionais.

3. Liste e pesquise sobre as profissões que agradam você

Depois de conhecer mais sobre si, é hora de procurar informações sobre as profissões com as quais tem bastante afinidade. Faça uma lista com todas e pesquise alguns aspectos, como rotina, remuneração, situações de dificuldade, prazeres e vantagens de cada uma delas.

Também é preciso ter em mente que toda carreira tem seus pontos negativos. Assim, outra dica interessante é analisar e escrever os prós e contras das áreas avaliadas. Isso poderá ser útil caso você fique hesitando entre algumas delas.

4. Converse sobre o assunto com pessoas próximas

Trocar ideias com pessoas de seu convívio é importante para definir qual carreira seguir. Isso porque amigos e familiares têm proximidade com você e participam do seu cotidiano. Logo, podem ajudar com opiniões baseadas em percepções diárias.

Leia também:  Empresa júnior: quais os motivos para participar?

É claro que a decisão final será sua, mas discutir o assunto com pessoas de confiança pode fazer com que você enxergue novas possibilidades para o seu futuro profissional. Muitas vezes, estamos tão focados em uma única opção que sequer cogitamos refletir sobre outra área de atuação. Nesse sentido, um diálogo produtivo com quem faz parte do seu círculo social pode ser bastante útil.

5. Entreviste profissionais das áreas de interesse

Já pensou em conversar com pessoas mais experientes ou com estudantes que estão passando pelo processo de transição (período entre o fim da faculdade e o início de carreira)? Pois saiba que é uma ótima maneira de conhecer as profissões mais a fundo.

Se você tem duas ou mais áreas de interesse, procure entrevistar pessoas que trabalham com isso. Marque uma espécie de conversa rápida para perguntar sobre a rotina de cada profissional, as características do ambiente de trabalho, os desafios da área em questão, o horário do expediente, as perspectivas de carreira e as principais funções realizadas.

Ouvir a opinião de quem vive o dia a dia de uma área é fundamental para não criar expectativas que diferem muito da realidade. Portanto, converse bastante sobre o assunto e tire as suas dúvidas — quem sabe assim você não clareia as suas ideias?

6. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Você já deve ter se perguntado “como descobrir minha profissão em um mercado com tantas possibilidades?” Embora a variedade de opções de segmentos para atuar pareça complicar ainda mais o processo de escolha, saiba que isso também tem um ponto positivo.

Um curso de Administração, por exemplo, permite atuar em grandes empresas em vários segmentos ou se tornar empreendedor para abrir o próprio negócio. Ou seja, cada faculdade prepara o estudante de modo que tenha a base necessária para exercer uma série de trabalhos.

Para saber quais são as alternativas dentro de uma mesma carreira, informe-se sobre o mercado de trabalho atual. Pesquise notícias na área de interesse, avalie as tendências e novidades recentes e descubra quais funções terão uma demanda maior nos próximos anos. Assim, você segue o rumo mais promissor.

Contudo, só tenha o cuidado de não escolher uma carreira porque “está na moda”. É essencial que o profissional se identifique com a área escolhida para ter motivação e, desse modo, exercer um trabalho de qualidade.