Diferenças entre Marketing e Publicidade

Diferenças entre Marketing e Publicidade: são conceitos relacionados, mas têm significados distintos e desempenham papéis diferentes nas estratégias de uma empresa.

O marketing refere-se ao conjunto de atividades que uma empresa realiza para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas valiosas para os clientes, parceiros e a sociedade. Seu conceito uma variedade de elementos, como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, precificação, distribuição, promoção e estratégias de venda.

A publicidade é uma parte do marketing que concentrada especificamente na comunicação de uma mensagem para um público-alvo. É uma ferramenta promocional que visa aumentar a visibilidade, a conscientização e a aceitação de um produto, serviço ou marca.

Aqui estão as principais diferenças entre marketing e publicidade:

• Objetivos:

O marketing envolve a criação de valor para o consumidor, construção de relacionamentos duradouros, satisfação do cliente e alcance dos metas organizacionais.

Já a publicidade geralmente, tem como objetivo, não só promover o conhecimento e cultivar o interesse em relação a um produto ou serviço, como também influenciar diretamente as decisões de compra.

• Tempo:

O marketing é uma atividade contínua e de longo prazo, pois envolve a construção e manutenção de relacionamentos com os clientes ao longo do tempo.

Entanto a publicidade pode ser mais pontual e temporária, muitas vezes associada a campanhas específicas.

• Abordagem:

No marketing adota uma abordagem mais holística, pois considera todos os aspectos do relacionamento da empresa com seus consumidores e a criação de valor a longo prazo.