Emprego ou estágio: saiba qual é a melhor opção para você

Se você entrou na faculdade, agora, é só dedicar-se ao curso e esperar a formatura para brilhar no mercado de trabalho, não é? Não mesmo! A sua carreira começa ainda durante os seus anos como universitário.

Logo nos primeiros meses de curso, você começará a ouvir professores e colegas falando sobre vagas que podem fazer a diferença no currículo. Mas, em meio a tantas mudanças na sua vida, surge outra dúvida: é melhor procurar emprego ou estágio?

Para ajudar você a encontrar a melhor resposta, preparamos o post de hoje. A seguir, você conhecerá melhor as vantagens de cada uma dessas duas modalidades de trabalho e estará preparado para descobrir qual caminho seguir. Então, continue a leitura!

As vantagens de um emprego

Veja:

Estabilidade financeira

Essa pode ser uma vantagem bem-vinda especialmente para quem precisa pagar a faculdade, ou mesmo sustentar o lar, sem a ajuda dos pais ou responsáveis.

Emprego representa carteira assinada, o que traz uma estabilidade maior do que o contrato de estágio. Além disso, essa estabilidade também inclui plano de saúde, planos de carreira, benefícios e outros elementos que podem ser significativos para você.

Formação pessoal

As demandas de um emprego não são estabelecidas levando em consideração a rotina de um universitário. Isso pode ser problemático em diversos aspectos, mas também contribui fortemente para o seu desenvolvimento pessoal.

Leia também:  ENEM: qual o momento ideal para começar a estudar?

Durante seu dia a dia no emprego, você lidará com desafios e responsabilidades que podem se tornar ainda mais complexos diante da necessidade de conciliar tudo isso com as aulas. Dessa forma, você aprenderá lições importantes no cargo, mesmo que ele não tenha nada a ver com a área que você estuda.

Facilidade para encontrar outro emprego

Ter uma carteira assinada demonstra não apenas experiência profissional, mas também a habilidade de lidar de maneira bem-sucedida com os desafios e imprevistos de um emprego.

Isso é bastante procurado pelos contratantes, que não verificam apenas o currículo na hora de escolher o melhor candidato para uma vaga. Sendo assim, ter um emprego pode facilitar na hora de mudar de cargo ou de empresa.

As vantagens de um estágio

Veja:

Aprendizado na área de interesse

No estágio, você coloca a mão na massa e tem a chance de colocar em prática tudo aquilo que aprende em sala de aula. Além disso, você trabalhará ao lado de profissionais qualificados e mais experientes, que terão grandes lições para passar não apenas sobre as suas tarefas como estagiário, mas também sobre carreira e mercado de trabalho.

Isso representa uma excelente vantagem para quem sabe o que quer e, desde o início da faculdade, deseja começar a fazer o seu nome na área. Mas, é claro, você não precisa já saber definitivamente qual caminho quer seguir.

Leia também:  Entenda o que são Metas SMART e como aplicá-las em sua rotina!

Nesse sentido, o estágio também é importante por dar a chance de aprender como funcionam diversas opções de emprego que existem dentro da sua área.

Rotina mais tranquila

É claro que um estágio também representa desafios, mas esse tipo de vaga é voltado especialmente para os estudantes, ou seja, comporta a rotina de aulas, trabalhos, provas etc.

O estágio reconhece que as aulas são de extrema importância. Dessa forma, você não terá dificuldades de conciliar os dois e, na medida do possível, os seus superiores vão se mostrar flexíveis quando você precisar mudar um pouco o seu horário por causa das aulas, por exemplo.

Currículo

Se você faz um ou mais estágios durante a faculdade, o seu currículo demonstrará que você sempre correu atrás de oportunidades de aprender e de mostrar a que veio.

O seu currículo também é prova de que você sabe do que está falando e que está em um nível acima daqueles que se formaram na mesma universidade, mas que não fizeram estágios. Eles dão um embasamento a sua educação, pois significam que você soube aplicá-la.

Viu só? O emprego tem as suas vantagens, mas o estágio faz a diferença na vida de qualquer universitário que quer chegar com tudo no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe decidir entre emprego ou estágio, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todas as nossas dicas e novidades diretamente no seu e-mail!