6 benefícios que um estágio proporciona durante a faculdade

Quem entra na faculdade já sabe: tem que começar a pensar no futuro profissional e na construção de uma carreira. Para isso, o aluno deve colocar como meta conseguir um estágio durante o curso na universidade. Pois o estágio abre portas e possibilita um crescimento mais sólido.

O estágio é uma forma de unir a teoria com a prática. Além disso, a experiência obtida durante esse trabalho aumentará as perspectivas profissionais quando você se tornar recém-formado.

Vejas 6 motivos para você conseguir um estágio durante a faculdade e esteja pronto para o seu futuro!

1. Ganhar experiência no mercado de trabalho

Trabalhar enquanto você estuda é uma ótima maneira de conseguir aquilo que muitas empresas cobram na hora de anunciar uma vaga: experiência. O estágio permite que você tenha contato com sua área de atuação e amplia seu conhecimento sobre o que foi aprendido em sala de aula.

Além disso, você fica conhecendo como funciona uma empresa, o que é importante para se dar bem no mercado.

2. Criar network

O estágio é uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos. Você vai trabalhar com pessoas que estão no mercado há mais tempo e que conhecem outras empresas e profissionais da área.

Cultivar uma relação profissional e demonstrar interesse pelo trabalho podem render bons resultados. Essa é a base para você criar uma boa network. No futuro, você pode precisar do que conquistou no estágio.

Leia também:  Você tem o perfil de uma carreira acadêmica? Entenda aqui!

3. Enfrentar os desafios do primeiro emprego

O estágio é algo levado muito a sério nas empresas. Elas veem nessa etapa uma forma de investir em profissionais que querem desenvolver carreiras.

Quando você conquista uma vaga, terá pela frente as exigências de um emprego que vale muito para a empresa. Você será cobrado pelo seu desempenho e assumirá responsabilidades que devem ser cumpridas com rigor. Encarar os desafios com qualidade o fará crescer e ganhar maturidade.

4. Começar a ganhar seu dinheiro

Hoje, a Lei do Estágio garante alguns direitos para o estudante. Um deles é a remuneração mensal, sem descontos, assim como o direito a férias remuneradas.

Dessa forma, você começa a ganhar o seu próprio dinheiro, que lhe dará mais liberdade. Além disso, você pode começar a formar uma poupança, com vistas a cursos de aperfeiçoamento.

5. Estimular a área de atuação

Durante a faculdade, a gente acaba conhecendo uma série de áreas dentro do curso escolhido. E nessa etapa você pode descobrir se a sua tendência é teórica ou mais prática.

E o estágio ajuda a resolver as dúvidas sobre qual área você gostaria de atuar, pois o trabalho desenvolve suas habilidades e te faz ter ciência se você gosta ou tinha uma ideia romântica da área. Essa fase é a ideal para corrigir rumos e identificar corretamente sua área de especialização. A satisfação profissional começa a ser construída durante o estágio.