Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

Na hora de escolher uma profissão, um dos pontos a serem considerados são as oportunidades de emprego e crescimento disponíveis na área. Em se tratando do mercado de trabalho de Engenharia Elétrica, estamos falando de um campo bastante dinâmico e em franco crescimento, já que máquinas e equipamentos movidos a eletricidade são uma tendência contínua.

A possibilidade de construir uma carreira estável e ter bons retornos financeiros faz com que muitos jovens se interessem pela profissão de engenheiro elétrico. Você também pensa em seguir essa área? Neste post, vamos abordar tudo o que precisa sobre esse mercado de trabalho. Confira!

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Com duração de cinco anos (10 semestres), o curso de Engenharia Elétrica é voltado às pessoas que amam Física e Matemática, principais áreas de conhecimento estudadas nesta graduação.

A finalidade do curso é promover a formação de profissionais capacitados para projetar, operar, administrar e especificar qualquer produto ou serviço que envolva eletricidade. Para tanto, algumas das disciplinas de Engenharia Elétrica são:

• Automação de Processos Industriais;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Análise e Processamento de Sinais;
  • Sistemas Elétricos de Potência Avançados;
  • Eletrônica Analógica Avançada;
  • Modelagem e Controle de Sistemas;
  • Instalações Elétricas.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho na área de Engenharia Elétrica é bastante dinâmico, oferecendo muitas oportunidades de emprego. Isso porque há uma grande demanda de serviços relacionados à eletricidade.

Leia também:  Recursos Humanos: entenda a demanda por esse profissional no mercado

Dessa forma, praticamente todas as indústrias necessitam do trabalho de um engenheiro eletricista. A alta demanda pelos profissionais da área também se dá pelo crescimento populacional, surgimento de segmentos industriais que requerem fornecimentos elétricos específicos para as suas atividades e aumento do número de obras na construção civil.

Áreas de atuação

Os engenheiros elétricos podem trabalhar em diferentes áreas, como geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. As principais empresas contratantes são as instituições públicas e de pesquisa, bem como as concessionárias de energia.

Além disso, você também poderá atuar em indústrias privadas, geralmente, com atividades associadas à automação, sistemas de potência, planejamento e controle de processos industriais.

Salário

A remuneração é um dos grandes atrativos da carreira em Engenharia Elétrica, sendo que ela está diretamente relacionada à qualificação, ou seja, quanto mais qualificado é o profissional, maior será o seu salário.

A média de salário na área de Engenharia Elétrica gira em torno de R$ 8.653,18.* Ao longo da carreira e, conforme aumento de qualificação, o profissional pode receber até R$ 17.329,87* por mês.

Como se destacar nessa área?

A área de Engenharia Elétrica também se relaciona com o ramo da tecnologia, logo lida com inovações constantes. Para ser um profissional completo e requisitado pelo mercado de trabalho, é altamente recomendável que você continue se qualificando depois da graduação e atualizando os seus conhecimentos.