Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

Na hora de escolher uma profissão, um dos pontos a serem considerados são as oportunidades de emprego e crescimento disponíveis na área. Em se tratando do mercado de trabalho de Engenharia Elétrica, estamos falando de um campo bastante dinâmico e em franco crescimento, já que máquinas e equipamentos movidos a eletricidade são uma tendência contínua.

A possibilidade de construir uma carreira estável e ter bons retornos financeiros faz com que muitos jovens se interessem pela profissão de engenheiro elétrico. Você também pensa em seguir essa área? Neste post, vamos abordar tudo o que precisa sobre esse mercado de trabalho. Confira!

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Com duração de cinco anos (10 semestres), o curso de Engenharia Elétrica é voltado às pessoas que amam Física e Matemática, principais áreas de conhecimento estudadas nesta graduação.

A finalidade do curso é promover a formação de profissionais capacitados para projetar, operar, administrar e especificar qualquer produto ou serviço que envolva eletricidade. Para tanto, algumas das disciplinas de Engenharia Elétrica são:

  • Automação de Processos Industriais;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Análise e Processamento de Sinais;
  • Sistemas Elétricos de Potência Avançados;
  • Eletrônica Analógica Avançada;
  • Modelagem e Controle de Sistemas;
  • Instalações Elétricas.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho na área de Engenharia Elétrica é bastante dinâmico, oferecendo muitas oportunidades de emprego. Isso porque há uma grande demanda de serviços relacionados à eletricidade.

Leia também:  Empresa júnior: quais os motivos para participar?

Dessa forma, praticamente todas as indústrias necessitam do trabalho de um engenheiro eletricista. A alta demanda pelos profissionais da área também se dá pelo crescimento populacional, surgimento de segmentos industriais que requerem fornecimentos elétricos específicos para as suas atividades e aumento do número de obras na construção civil.

Áreas de atuação

Os engenheiros elétricos podem trabalhar em diferentes áreas, como geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. As principais empresas contratantes são as instituições públicas e de pesquisa, bem como as concessionárias de energia.

Além disso, você também poderá atuar em indústrias privadas, geralmente, com atividades associadas à automação, sistemas de potência, planejamento e controle de processos industriais. 

Salário

A remuneração é um dos grandes atrativos da carreira em Engenharia Elétrica, sendo que ela está diretamente relacionada à qualificação, ou seja, quanto mais qualificado é o profissional, maior será o seu salário.

A média de salário na área de Engenharia Elétrica gira em torno de R$ 8.653,18.* Ao longo da carreira e, conforme aumento de qualificação, o profissional pode receber até R$ 17.329,87* por mês.

Como se destacar nessa área? 

A área de Engenharia Elétrica também se relaciona com o ramo da tecnologia, logo lida com inovações constantes. Para ser um profissional completo e requisitado pelo mercado de trabalho, é altamente recomendável que você continue se qualificando depois da graduação e atualizando os seus conhecimentos.

Leia também:  9 dicas para estudar em casa e render mais

No seu dia a dia, o eletricista lida com chefes, clientes, fornecedores, entre outras figuras. Assim, procure comunicar-se da melhor forma possível com todas as partes envolvidas em suas atividades. Isso ajuda a construir uma boa reputação profissional.

Outro ponto relevante é investir no seu networking, que nada mais é do que uma rede de contatos. Portanto, participe de eventos voltados para Engenharia Elétrica, conheça pessoas da área, o que pode abrir portas de emprego, ajudar a conhecer e se antecipar a tendências, entre outras oportunidades.  

O mercado de trabalho de Engenharia Elétrica é bastante promissor, pois se mantém em crescimento constante e oferece aos profissionais diversas áreas de emprego, além de ter alta demanda e proporcionar bons rendimentos financeiros.

Para aumentar as suas chances de sucesso nessa área, é essencial escolher um curso de graduação em Engenharia Elétrica moderno, que acompanhe as inovações tecnológicas da profissão e prepare os seus alunos para lidar com a indústria 4.0 — que se baseia na automação industrial e na integração com a internet e ferramentas inteligentes.

E aí, se animou para seguir carreira em Engenharia Elétrica? Quer saber mais sobre essa área? Conta para a gente nos comentários!

* Sujeito a alterações

engenharia eletrica

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas