Como funciona o prouni? Entenda!

Existem muitas oportunidades de ingressar no ensino superior com bolsas, descontos ou melhores condições de pagamento. Uma das principais é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aproveitar a chance de fazer uma graduação de graça ou pagando bem menos que o valor regular, é importante saber como funciona o ProUni.

O programa é mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é conceder bolsas integrais ou parciais para instituições de ensino superior privadas conveniadas. A participação depende de alguns requisitos, pois a proposta é direcionada a pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma graduação.

Quer saber mais sobre as regras e como participar do ProUni? Continue a leitura e confira!

Como funciona o ProUni?

Para entender como funciona o ProUni, é preciso saber que ele conta com duas modalidades de bolsa: integral e parcial (50%). Ele pode ser conciliado com o FIES, quando os custos das mensalidades não forem cobertos por completo.

O critério para determinar o benefício é a renda familiar. Assim, candidatos com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo podem concorrer a uma bolsa de 100% do valor do curso.

Por outro lado, aqueles que apresentarem a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa entram na concorrência por bolsas na metade do valor. Todas as informações precisam ser comprovadas caso o participante seja aprovado.