Como funciona o prouni? Entenda!

Existem muitas oportunidades de ingressar no ensino superior com bolsas, descontos ou melhores condições de pagamento. Uma das principais é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aproveitar a chance de fazer uma graduação de graça ou pagando bem menos que o valor regular, é importante saber como funciona o ProUni.

O programa é mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é conceder bolsas integrais ou parciais para instituições de ensino superior privadas conveniadas. A participação depende de alguns requisitos, pois a proposta é direcionada a pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma graduação.

Quer saber mais sobre as regras e como participar do ProUni? Continue a leitura e confira!

Como funciona o ProUni?

Para entender como funciona o ProUni, é preciso saber que ele conta com duas modalidades de bolsa: integral e parcial (50%). Ele pode ser conciliado com o FIES, quando os custos das mensalidades não forem cobertos por completo.

O critério para determinar o benefício é a renda familiar. Assim, candidatos com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo podem concorrer a uma bolsa de 100% do valor do curso.

Por outro lado, aqueles que apresentarem a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa entram na concorrência por bolsas na metade do valor. Todas as informações precisam ser comprovadas caso o participante seja aprovado.

Leia também:  Não perca: 5 dicas de como desenvolver inteligência emocional!

Quem pode participar?

A participação acontece por meio da nota do Enem mais recente. Para isso, é preciso ter uma média igual ou superior a 450 no exame e não ter zerado a redação. Também existem alguns pré-requisitos para participar do ProUni, são eles:

  • ter concluído o Ensino Médio no momento da matrícula;
  • ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
  • não ter diploma de ensino superior.

Além disso, existem vagas especiais para professores da rede pública de ensino básico (apenas para cursos de licenciatura) e para pessoas com deficiência.

Como se inscrever?

As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, duas vezes ao ano, em cada início de semestre letivo. Dessa forma, o candidato deve acessar o site do ProUni durante o período de seleção, com o número de inscrição e a senha do Enem.

O participante pode optar por dois cursos. Durante o período de inscrições, é possível alterar as escolhas quantas vezes desejar, ficando válida apenas a última alternativa registrada até o fechamento do sistema. O site também atualiza diariamente a nota de corte de cada alternativa, que indica a menor nota necessária para conseguir a aprovação.

Saber como funciona o ProUni aumenta as chances de conquistar uma vaga e realizar o sonho de cursar a graduação desejada. Vale destacar a necessidade de consultar as instituições de ensino que são adeptas ao programa.

Leia também:  Workshop sobre ChatGPT no Marketing Digital é promovido por egressos do UniFOA nesta quinta (27)

Você pode usar a sua nota do Enem para ingressar no UniFOA. Contamos com programas de bolsas e financiamentos que facilitam o acesso aos nossos cursos e ajudam na construção do seu futuro. Entre em contato e saiba mais.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas