4 erros no Enem que você não pode cometer de jeito nenhum

Se o seu objetivo é ingressar no ensino superior, é importante atentar para os erros no Enem a serem evitados. Afinal, esse exame é uma das principais formas de entrar na faculdade ou de conseguir benefícios, como a bolsa de estudos e o financiamento estudantil.

Nesse sentido, garantir uma boa preparação e ter ciência dos fatores que prejudicam a sua nota é um caminho para melhorar o desempenho. Esteja ciente que detalhes fazem a diferença e podem ser decisivos para a sua tão sonhada aprovação.

Quer saber o que não fazer no Enem para tirar uma ótima nota? Descubra os 4 erros que você deve passar longe.

1. Não conhecer a estrutura da prova

O Enem é um exame bastante extenso e que envolve diversas áreas do conhecimento. Por esse motivo, é fundamental conhecer a estrutura da prova e as regras para a sua aplicação. Assim, você evita erros que comprometem a nota e podem, até mesmo, levar a uma desclassificação no exame.

A prova é feita em dois domingos seguidos. O Enem é composto por uma redação e questões das seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Do mesmo modo, o candidato precisa conhecer a forma de avaliação e distribuição da nota. Uma dica para tirar todas as dúvidas é acompanhar a Cartilha do Enem, postada anualmente no site do Inep. Ela tem todas as informações sobre cada edição.

Leia também:  O guia descomplicado para fazer sua matrícula na faculdade

2. Não fazer exercícios

Um bom cronograma de estudos inclui, também, atividades práticas, como exercícios e simulados. Nesse momento, você perceberá o que foi bem compreendido e quais conhecimentos ainda precisam ser reforçados.

Na internet, é possível encontrar uma infinidade de materiais, além de provas anteriores que são muito benéficas para se familiarizar com as questões. Exercitar o que estudou ajudará você a consolidar o aprendizado e elevará a nota.

3. Ignorar os elementos não verbais

Um dos erros no Enem mais comuns, e que prejudica o desempenho, é não prestar atenção nos elementos não verbais que o exame apresenta. A prova contém um grande volume de textos, porém, também traz outras referências, como ilustrações e gráficos.

Uma análise cuidadosa desses materiais ajuda a compreender melhor a questão e encontrar a resposta. Por isso, seja detalhista quanto a esses recursos, compare com o texto e terá mais chances de acertar as questões.

4. Negligenciar as questões fáceis

O Enem corrige as questões pelo método da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ela tem o objetivo de perceber o que é conhecimento do participante e o que é acerto ocasional — o famoso chute. Nesse sentido, as perguntas do Enem são divididas em graus de dificuldade: fácil, médio e difícil.

Desse modo, se um participante acerta respostas mais complexas e erra as fáceis, o sistema entende que foi sorte e não fruto de estudos reais. Por isso, negligenciar as perguntas simples é um erro a se evitar.

Leia também:  Quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas?

Em conclusão, ter bastante atenção às orientações do Inep e se dedicar aos estudos de conteúdos específicos para o exame ajuda a evitar os erros no Enem que atrapalham o seu desempenho. No dia da prova, também vale atentar para cuidados com horário, local e documentos para não ter problemas.

Será que você está bem preparado para o exame? Aprenda, agora mesmo, como fazer uma revisão para o Enem.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas