Estudantes do UniFOA apresentam trabalho no 14º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais

trabalho

O 14º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (WETE), um evento chave no calendário aeroespacial brasileiro, reuniu pesquisas avançadas em várias áreas cruciais para o desenvolvimento de um programa espacial. Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento ocorreu de 6 a 8 de dezembro, e contou com a participação dos estudantes de engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). 

Em sua estreia em uma conferência espacial, o UniFOA se destacou não apenas como a única representante do ensino privado, mas também pela qualidade e aplicabilidade de suas pesquisas. 

Entre os trabalhos apresentados, o primeiro, intitulado “Exploring PID Optimization in Buck Converters for Space Applications: Comparing Relay Method and Empirical Approach,” foi conduzido por Isabela Raposo Cardoso Sabino, Matheus da Silva Câmara, Matheus Henrique Bernardes Alves Machado, Italo Pinto Rodrigues e Péricles Guedes Alves. Este estudo, liderado por egressos do curso de Engenharia Elétrica, destacou a importância da pesquisa acadêmica aplicada em áreas estratégicas.

O professor Péricles Guedes Alves expressou satisfação com a publicação dos resultados, enfatizando o valor acadêmico e prático do trabalho. 

O segundo artigo, “Experience Report on the Prototyping of a Mobile System for Geomagnetic Storm Forecasting: Challenge-Based Learning,” apresentou os frutos da participação dos estudantes na competição NASA Space Apps Challenge, realizada em outubro. Este trabalho é uma colaboração entre o professor Italo Pinto Rodrigues e os alunos Bruno Lima dos Santos, Gabriel Alberto Rodrigues, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos, destacando a relevância das metodologias ativas no ensino de engenharia. 

Leia também:  Clube FOA marca Dia do Desafio com atividades para funcionários

O professor Italo Rodrigues enfatizou o entusiasmo dos estudantes pela área espacial e anunciou planos para 2024: “Pretendemos intensificar as pesquisas nesta área dentro do campus, privilegiando também a matriz industrial de nossa região. Este compromisso com a pesquisa espacial sinaliza um futuro promissor para a instituição, seus estudantes e a engenharia espacial brasileira”, comentou. 

O professor Péricles concluiu: “Hoje, estamos colhendo o que plantamos há 10 anos. O professor Italo é um ex-aluno de nossa instituição, iniciou sua jornada de pesquisa como meu orientando de TCC, tornou-se um pesquisador produtivo durante sua estadia no INPE e retorna ao UniFOA fomentando toda essa atividade. Este é o milagre da colheita; certamente, ele agora planta, como fiz há 10 anos, e o processo certamente perdurará, caracterizando mais uma vez o UniFOA como um local de excelência.” 

Confira algumas fotos na galeria:

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas