9 dicas para estudar nas férias de forma eficiente

Para quem está em busca da tão sonhada aprovação no vestibular, ter um tempo a mais à sua disposição para absorver todo o conteúdo que a prova exige é algo que faz muita diferença. Partindo dessa ideia, estudar nas férias não deve ser uma opção desconsiderada pelos estudantes.

Embora seja um período relacionado ao descanso, o fato de não ter uma rotina intensa de aulas garante maior comodidade e horas a mais para conciliar o lazer com os estudos. Entretanto, é preciso que isso seja feito de maneira racional, sem que a oportunidade de ganho se transforme em prejuízo.

A questão aqui é: como fazer para aproveitar as férias da maneira adequada? Separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa missão e favorecer os seus resultados nas provas. Confira!

1. Encontre um local adequado para estudar

É preciso que o tempo para estudar durante as férias seja ocupado da melhor forma possível. Por isso, procure definir um local livre de distrações, no qual você possa se concentrar. Evite lugares em que haja grande movimentação e desligue TV, rádio, smartphone e outros dispositivos eletrônicos.

O ideal é que somente os materiais de estudo sejam a sua companhia — ou seja, livros e anotações. Talvez você precise acessar algum conteúdo no computador ou em outro equipamento, logo, procure desativar as notificações para focar no que realmente importa.

Além disso, organize a mesa e tente deixar a sua “estação de trabalho” voltada para a parede. Esse é um truque para ficar livre das distrações, já que até um passarinho passando pela janela é capaz de tirar a sua atenção. Se não houver esse espaço dentro de casa, exercite a sua concentração e mantenha a ideia da organização para que você mantenha um bom rendimento.

2. Crie uma rotina

Você não precisa — nem deve — se sobrecarregar no período de férias. O mais importante é que exista um ritmo a ser mantido nesses dias, mesmo que isso envolva poucas horas.

Leia também:  Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Pense que toda a sua estratégia para o vestibular deve estar montada nos dias letivos; sendo assim, os estudos nas férias funcionam como um extra. Porém, não se engane que esse tempo a mais vai contribuir muito para você acumular mais conhecimento.

Sem contar que se o seu plano de estudos estiver um pouco atrasado, essa é a oportunidade de recuperar o que foi perdido. Isso não significa virar dias e noites estudando, mas vale a pena criar uma programação para facilitar todo o processo e fazer com que as suas metas sejam atingidas.

3. Não deixe de se divertir

Tenha cuidado para não exagerar. A vontade de passar no vestibular é grande, só que você também merece essa folga para relaxar um pouco. Lembre-se de que em pouco tempo toda a rotina deve voltar ao normal e talvez você não possa se divertir tanto.

A sensação de estar de férias é prazerosa e deve ser aproveitada, ainda que alguns pequenos compromissos estejam incluídos nessa fase. O entretenimento e o convívio social fazem parte de uma vida saudável, equilibrada e feliz.

Do contrário, é possível que você chegue à reta final da sua preparação mais cansado do que deveria e não consiga assimilar alguns conceitos para fazer uma boa prova. Por essa razão, o período de férias precisa ser visto como uma oportunidade para você pensar em outras coisas, sair e viver novas experiências. Acredite: isso vai ajudar na sua preparação.

4. Concentre-se nas matérias mais difíceis

Já que, provavelmente, você está com um tempo maior para estudar, uma sugestão oportuna é dedicar-se a resolver pendências com as matérias com as quais você tem maior dificuldade. Sua cabeça deve estar mais descansada e pronta para encarar esse desafio.

Leia também:  6 aplicativos para te ajudar a estudar mais e melhor!

Por exemplo, quem está encaminhado para a área de Humanas, pode aproveitar as férias para fazer um intensivão em Matemática, o que certamente deve melhorar o seu desempenho nessa matéria. Se a sua “praia” é o campo de Exatas, comece a ler os livros de História, Geografia ou clássicos da Literatura.

5. Considere formas alternativas de aprendizado

Cansado demais para sentar e ler ou resolver exercícios? Experimente então recorrer a outras alternativas. É possível estudar História assistindo a filmes que retratam determinado período e vão complementar os seus estudos. Documentários, séries, entre outros, também são muito úteis.

Além disso, hoje já existem canais específicos sobre as diferentes matérias no YouTube. Reserve alguns minutos por dia para assistir e assimilar melhor os conceitos. Essa é uma estratégia mais leve para estudar e aproveitar ao mesmo tempo.

6. Revise os conteúdos

Quando estiver com os horários mais apertados ou sem tanta disposição, encaixe um espaço para as revisões no seu planejamento do dia. Essa é uma tarefa mais tranquila, pois você já estudou aquele assunto e precisa apenas dar uma olhada para fixar melhor o conteúdo.

Se tiver o hábito de resumir os temas que você já estudou de cada disciplina, reserve um tempo todos os dias para reler as suas notas. Vai ser rápido, prático e o seu cérebro vai ser ativado!

7. Organize a sua agenda

A sua eficiência vai depender muito da sua organização e de como você vai gerenciar o seu tempo que agora está livre. Isto é, deixar para resolver tudo de última hora não é uma boa solução para quem está com o objetivo de estudar.

Sempre vai existir algo mais interessante para fazer: sair com os amigos, jogar videogame, passear com a família, viajar, praticar um esporte, maratonar uma série ou qualquer outra coisa — inclusive dormir.