Graduação em Educação Física: conheça as matérias estudadas

Com uma quantidade tão grande de cursos por aí, é preciso pesquisar bastante para encontrar um com o qual você se identifique e que possa ajudar você a, no futuro, se realizar profissionalmente. Hoje, vamos facilitar a sua pesquisa falando um pouco sobre a graduação em Educação Física.

Dar uma olhada nas disciplinas que compõem a grade curricular de um curso é uma boa forma de ter uma ideia não só de como será a sua jornada dentro da universidade, mas também de que tipo de conhecimentos você precisará na sua futura profissão.

Por isso, separamos aqui algumas disciplinas que são a cara da graduação em Educação Física, uma formação muito interessante, que faz uma mistura fascinante entre as ciências da saúde e as humanas. Confira!

História da Educação Física

Essa é uma matéria que, geralmente, aparece no começo do curso. Nela, o aluno vai estudar desde os primórdios das atividades físicas ainda na Pré-história, passando pelo período da Grécia Antiga e o surgimento das Olimpíadas, até a oficialização da Educação Física nas escolas, conhecendo todo o trajeto da disciplina.

Hoje, reconhecida como importante agente de saúde, de recuperação física e de melhoria da condição atlética das pessoas, a Educação Física evoluiu em função da própria evolução cultural dos povos, estando associada de diferentes maneiras a distintos sistemas políticos, científicos, econômicos e sociais ao longo dos tempos.

Esse estudo é fundamental para que o aluno compreenda que as profundas transformações que a Educação Física passou ao longo da história têm tudo a ver com o contexto social das épocas, e que o conceito que ela possui hoje também está ligado ao tempo em que vivemos.

Anatomia e Fisiologia aplicadas à Educação Física

Essas são disciplinas muito comuns na grade de cursos que tratam da saúde humana, como o curso de medicina, por exemplo. São matérias que se aprofundam em conhecimentos de biologia para explicar a forma e o funcionamento do corpo humano.

Leia também:  Medicina promove oficina de acolhimento e humanização

Já que o objetivo do educador físico não é clínico, ou seja, ele não se forma para se tornar um especialista em diagnóstico de doenças, o estudante não precisa ir tão fundo nesses assuntos. O que ele precisa é conhecer aquilo que toca o desenvolvimento do corpo humano e que pode auxiliá-lo a compreender as possibilidades motoras assim como os seus limites.

São essas matérias que servem como base para que o profissional tenha como avaliar os impactos dos exercícios no corpo humano.

Esportes de aventura

Além de estudar os esportes clássicos, como futebol, vôlei e basquete, e conhecer não só sobre as suas regras, mas também a respeito das relações de cada atividade com os movimentos do corpo humano e o seu impacto no desenvolvimento infantil, a graduação em Educação Física também abarca outros esportes.

O educador físico em formação também terá a oportunidade de estudar sobre os esportes de aventura e aproveitar para conhecer um pouco também sobre educação ambiental. Nessa disciplina, o estudante acumulará ferramentas para planejar e aplicar projetos de atividade física na natureza.

Esportes como Rapel, Escalada e Slackline, entre outros, oferecem, além de adrenalina, a possibilidade de inclusão nas aulas de Educação Física, dando aos educadores a oportunidade de inovar e apresentar novas propostas para o âmbito escolar.

Além disso, é uma possibilidade de ter acesso a recursos que permitem ao professor dar ao aluno uma visão mais ampla da prática esportiva, indo além das modalidades já consolidadas.

Histologia e Citologia

Estudar as estruturas das células é o objetivo deste ramo da Biologia. Esse estudo permite que o profissional de Educação Física compreenda as funções celulares e a sua complexidade nos diferentes seres vivos.

Leia também:  Fique por dentro dos melhores aplicativos para estudar medicina

Aprender sobre os sistemas celulares, as maneiras como são regulados e o funcionamento das estruturas, de maneira detalhada, é algo que todo aluno da área de saúde e Biologia precisa fazer. Os componentes celulares são essenciais na vida de todo e qualquer ser vivo.

Essa disciplina tem o objetivo de fazer com que o aluno saia da faculdade possuindo o devido entendimento a respeito de como a célula funciona e as suas principais funções. Isso permite que ele tenha condições para caracterizar e diferenciar os principais tipos de tecidos que fazem parte da prática de exercícios físicos.

Bioquímica

Entendendo que a constituição dos seres vivos é feita por substâncias orgânicas (água e minerais) e inorgânicas (açúcares, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos), a Bioquímica é a disciplina que se encarrega desse estudo. Dessa forma, é nessa matéria que serão analisadas as diferentes substâncias, assim como as transformações químicas presentes em um organismo.

O estudante precisa analisar as estruturas moleculares e os processos químicos que dão origem à vida. Consequentemente, a Bioquímica permitirá que ele realize a análise física dos sistemas biológicos, o que permite o exame dos efeitos que as forças mecânicas realizam sobre o corpo humano em movimentos cotidianos, como nas práticas esportivas.

Psicologia do esporte

Nessa disciplina, o que se estuda são os comportamentos de quem se envolve com a prática de esportes, algo fundamental para que o trabalho do profissional de Educação Física deixe de ser simplesmente teórico e passe a ter efeitos práticos.

O psicólogo do esporte busca entender as formas como os diferentes fatores de ordem psicológica podem influenciar no desempenho físico de um atleta, bem como a maneira com que a prática desse tipo de atividade consegue afetar questões como o desenvolvimento emocional, o bem-estar e a saúde como um todo das pessoas envolvidas.

Leia também:  Desvende os 4 maiores mitos da carreira e do curso de enfermagem

A Psicologia é muito importante na vida do profissional de Educação Física. Como a sua atividade precisa de uma base para lidar com o comportamento humano, é fundamental ter recursos para conduzir questões motivacionais e, dessa forma, fazer com que os objetivos esportivos e educacionais sejam alcançados. Assim, é a Psicologia que pode dar ao educador as ferramentas necessárias para desenvolver melhor o seu trabalho.

Estágio Supervisionado

Tanto para quem pretende seguir na licenciatura como para quem quer ser bacharel, o estágio é um momento fundamental do curso.

Chama-se Estágio Supervisionado porque o aluno terá a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho sob a orientação de profissionais da área. Isso pode se dar por meio da observação de educadores físicos que já atuam ou do planejamento e aplicação de projetos didáticos.

Tudo isso acontece sob a supervisão de um profissional no local do estágio e de um docente na universidade. Esses dois apoios são importantíssimos para o educador físico em formação, porque assim ele terá um espaço para refletir e discutir sobre as suas observações e/ou práticas.

Não é à toa que essa é uma matéria que costuma aparecer só no finzinho do curso. Nesse momento o estudante terá a oportunidade de confrontar teoria e prática, então é muito importante que ele já tenha uma bagagem para fazer reflexões profundas sobre os casos que encontrar.

Se essas disciplinas despertam o seu interesse, considere fazer Educação Física. A identificação com o que será estudado durante o curso costuma ser um sinal de aptidão para uma determinada área.

E aí? O que achou das matérias de Educação Física? Se ficou curioso para saber mais sobre o curso, confira outras dicas que podem ajudar. Assine a nossa newsletter agora mesmo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas