Marketing eleitoral e comunicação pública?

O marketing eleitoral e comunicação pública são duas áreas distintas, mas que muitas vezes se sobrepõem, especialmente durante períodos eleitorais.

O marketing político refere-se à aplicação de estratégias de marketing e comunicação para promover candidatos, partidos políticos ou ideias relacionadas à política.

A comunicação pública refere-se ao processo de divulgação de informações, mensagens e atividades de interesse público para a sociedade. Ela engloba as interações entre instituições governamentais, organizações não governamentais, entidades públicas e a população em geral.

Vamos explorar as diferenças entre o marketing eleitoral e comunicação pública:

• Objetivos Diferentes:

O principal objetivo do marketing eleitoral é promover a candidatura de um político e persuadir os eleitores a votarem nele. Ele utiliza estratégias de marketing tradicionais, como publicidade, pesquisa de opinião, eventos de campanha, entre outros, para construir uma imagem positiva do candidato e influenciar a opinião pública.

Já comunicação pública visa informar e envolver o público sobre questões de interesse geral, como políticas públicas, ações do governo, programas sociais, entre outros. Diferentemente do marketing eleitoral, a comunicação pública não tem um candidato específico como foco, mas sim a divulgação de informações relevantes para a sociedade.

• Contexto Temporal:

No marketing eleitoral é mais evidente durante períodos eleitorais, quando os candidatos estão buscando votos. Normalmente, é uma prática sazonal e focada em um período curto de tempo.

Entanto a comunicação pública está presente ao longo do tempo e não está vinculada a ciclos eleitorais. As organizações governamentais, por exemplo, utilizam a comunicação pública para informar regularmente a população sobre suas atividades.

• Foco na Pessoa x Foco nas Questões: