Matemática no vestibular: saiba como se preparar para a prova

O vestibular costuma ser algo assustador para muitos estudantes. São horas de prova sobre todo o conteúdo do ensino médio, de uma só vez. Como se isso não bastasse, uma das matérias mais genericamente temidas em todas as escolas, a matemática, exige bastante dos candidatos. Por isso, é muito importante saber como se preparar para uma prova de Matemática no vestibular, especialmente para quem já tem dificuldade nessa área.

Para ajudá-lo a estudar melhor e a evitar ansiedade na hora da prova, separamos aqui algumas dicas que facilitam a absorção desse conteúdo. Confira!

Veja os temas mais recorrentes

A matemática no vestibular não costuma mudar muito ao longo do tempo. Por isso, conhecer quais temas foram mais exigidos nos últimos anos é uma boa forma de saber o que esperar. E com essa informação, fica bem mais fácil planejar sua agenda de estudos.

Alguns dos temas que costumam ser cobrados nos vestibulares são:

• seno, cosseno e tangente;
  • cálculo de áreas e volumes;
  • funções;
  • progressão geométrica e aritmética.

Reserve um tempo para os exercícios

Algo importante para lembrar-se sobre a matemática é que ela requer prática. Não basta ler a matéria prevista para matemática no vestibular: é necessário fazer muitos exercícios a fim de fixar o conteúdo e tornar o raciocínio mais natural.

Em muitas ocasiões, uma questão se torna mais fácil quando o aluno reconhece sua resolução em algo que ele já fez. Por isso, estabeleça em seu cronograma de estudos uma parte apenas para esse treino.

Trabalhe sua interpretação de texto

Saber fazer contas não é o suficiente para prestar a prova. A maioria das questões de vestibular possui um longo texto explicativo que, em alguns casos, esconde uma pegadinha.

Leia também:  Faculdade de Ciências Biológicas: saiba o que você vai aprender

Sempre é necessário interpretar a questão corretamente para saber o que ela pede e se há alguma informação-chave escondida. Pular diretamente para as contas pode levar o estudante ao erro.

Busque entender no lugar de decorar

Quem já viu uma questão de matemática no vestibular sabe que ela costuma vir contextualizada. Algo como uma história, um exemplo ou uma situação cotidiana. O propósito disso é avaliar se o estudante sabe qual é a utilidade daquele conhecimento.

De fato, entender como as fórmulas funcionam e em que elas são aplicadas favorece o processo de memorização e facilita a compreensão do conteúdo como um todo.

Tire um tempo para descansar

Essa dica vale para todas as matérias, mas é vital para a matemática no vestibular. O cérebro precisa de um tempo para absorver o conteúdo que estudou e há um limite para o quanto ele pode fixar a cada dia de estudo.

Privar-se de sono, diversão e momentos de descanso não é o caminho para entrar na faculdade. Pelo contrário, isso tende a reduzir seu desempenho nos estudos e na prova.

Estabeleça horários específicos para descansar, como 2 horas de almoço, um intervalo de 10 minutos a cada hora, além de garantir suas 8 horas diárias de sono, de preferência. E sempre se permita sair ou reduzir sua carga por, pelo menos, um dia por semana.

Saiba o que você não pode deixar de fora da preparação

Ainda que seja o pesadelo de boa parte dos estudantes, a Matemática apresenta um ponto positivo em relação ao vestibular: como ela é muito exigida, os principais temas acabam sendo recorrentes e, assim, você tem como saber o que é essencial estudar para fazer uma boa prova.