Melhorar a produtividade: 7 hábitos que você precisa cortar AGORA para passar no vestibular

São vários livros e apostilas para revisar e exercícios para fazer — o ritmo de quem estuda para o vestibular é puxado. É claro que é um esforço que vale a pena, afinal você está lutando por uma vaga na universidade. Mas como dar conta de tantos conteúdos? Como melhorar a produtividade?

Muitos alunos estudam diariamente por várias horas, mas mantêm alguns hábitos que interferem na concentração e também no rendimento. O problema é que, muitas vezes, eles nem sabem o que realmente atrapalha a preparação para o vestibular.

Acompanhe este post e descubra 7 hábitos que você precisa largar para aumentar sua produtividade e arrasar no dia da prova!

1. Manter uma rotina exaustiva

Estudar exige disciplina, mas é preciso controlar o ritmo para conseguir assimilar todas as matérias. Não adianta estudar várias horas por dia, inclusive no fim de semana. Você ficará exausto e, ao contrário do que parece, o seu rendimento cairá.

A dica é intercalar as leituras e exercícios com momentos de pausa, para que você consiga relaxar e seguir adiante. Levante da cadeira, dê uma volta, alongue-se e tome água. Você vai ver como ficará mais disposto para continuar.

Não abra mão de um dia de descanso. Corpo e mente precisam parar um pouquinho para dar conta de tantos estudos.

2. Não cuidar da vida pessoal

Tem gente que pega tão firme nos estudos que se afasta dos amigos, deixa de namorar ou divertir-se com a família. O vestibular é importante, mas não abandone a vida pessoal.

Leia também:  Afinal, o que é um Currículo lattes? Descubra e saiba como fazer o seu!

É importante bater-papo, descontrair, passear e ir ao cinema para que sua rotina fique mais leve. Isso certamente vai melhorar a produtividade.

3. Dormir pouco e mal

Não sacrifique as horas de sono para revisar mais matérias. Procure dormir por, pelo menos, 8 horas em um ambiente confortável, escuro e silencioso. É o momento do dia para relaxar e recarregar as energias.

No sono, o cérebro processa tudo o que aprendeu durante o dia, por isso uma noite bem-dormida é essencial para o estudante que vai prestar vestibular.

4. Ficar muito tempo no celular

O celular pode atrapalhar seu rendimento. Você pode não perceber, mas faz várias pausas justamente para olhar um aplicativo ou comentar uma postagem na rede social.

No final do dia, um tempo considerável de estudo foi perdido por conta desses eletrônicos. Para você não perder o ritmo, na hora de começar a estudar desligue o aparelho. Dessa forma, você não ficará tentado a conferir cada nova notificação.

5. Ser desorganizado

Uma dica para aumentar sua produtividade é a organização. Por isso, organize sua escrivaninha, livros e cadernos. Tenha também uma agenda de papel ou digital para elencar as atividades que precisa realizar no dia.

6. Deixar de tomar café da manhã

Para que você consiga dar o seu melhor, o cérebro precisa de energia. Desse modo, não pule o café da manhã para ganhar mais tempo com os estudos.