Como montar um cronograma de estudos para passar em Medicina?

Não é novidade que o curso de Medicina é um dos mais concorridos. Com tantos candidatos brilhantes e capacitados, é preciso se dedicar bastante para conseguir vencer a concorrência e garantir uma vaga na faculdade. Para isso, a melhor forma é montar um cronograma de estudos para passar em Medicina.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste post, nós separamos dicas valiosas que vão ajudar você a se preparar da melhor forma possível. Acompanhe!

Monte uma tabela com horários

O primeiro passo é elaborar uma tabela com os horários para estudar de acordo com a sua rotina. Considere também os horários em que você acha que rende mais, pois isso ajudará muito em sua produtividade e você conseguirá absorver o conteúdo com mais facilidade.

Quando for definir os horários, é preciso estabelecer uma rotina de estudos que você consiga seguir. Afinal, a maior dificuldade dos alunos não é montar um cronograma de estudos para Medicina, mas sim segui-lo. Então, não adianta você estipular 7 horas de estudo por dia se você tem outros compromissos, como curso pré-vestibular, academia, entre outros, e restam apenas 5 horas em seu dia.

Classifique as matérias conforme o grau de dificuldade

Em seguida, classifique as matérias que deverá estudar para Medicina de acordo com o grau de dificuldade que você sente em cada uma delas. Então, dê preferência para aquelas mais difíceis e complexas e aquelas que mais caem no vestibular.

Leia também:  Caligrafia redação ENEM: veja a importância e 5 dicas para treinar

Vale lembrar que a classificação de acordo com a dificuldade é subjetiva e pode variar com o tempo. Por isso, é importante avaliar regularmente o seu progresso e ajustar sua lista de prioridades conforme necessário.

Crie um ciclo de estudos

Essa etapa é muito importante para evitar a procrastinação e otimizar seu aprendizado. Para isso, aloque tempo suficiente para cada matéria. Além disso, inclua atividades de revisão e de resolução de exercícios. O ideal é pegar questões que já caíram no vestibular e fazê-las. Então, procure por simulados na internet, você encontrará uma grande quantidade e já com o gabarito para você conferir se acertou.

Uma boa dica é não deixar apenas um dia da semana para revisão. Se possível e se o seu tempo permitir, inclua diariamente revisões e exercícios de matérias estudadas em outros dias. Isso ajudará a não cair na rotina e facilitará para fixar o conteúdo.

Experimente outros métodos de estudo

Em vez de só assistir aulas, experimente outras formas para estudar, como fazer anotações, criar fichas de estudo, fazer mapas mentais, resolver questões de vestibulares, entre outras.

Além disso, utilize outras ferramentas, como podcasts, vídeos, áudios, grupo de estudos, entre outros. Variar a forma de estudar evitará a monotonia, que geralmente resulta em desmotivação e faz você se distrair com outras coisas.

Faça uma autoavaliação

Regularmente, avalie seu progresso e confira se está atingindo suas metas e os resultados desejados. Isso ajudará você a identificar se precisa fazer ajustes no seu cronograma, seja com relação ao tempo de estudo, seja com relação à classificação das matérias.

Leia também:  O que cai na prova de Geografia do Enem? Confira os 11 principais assuntos

Enfim, um cronograma de estudos para passar em Medicina é uma excelente ferramenta para otimizar sua aprendizagem. No entanto, é preciso segui-lo com disciplina. Afinal, esforço e consistência constantes são essenciais para o sucesso no vestibular, especialmente para um curso tão concorrido.

Quer mais dicas para arrasar nas provas? Então, siga a UniFOA nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Spotify.

montar um cronograma de estudos

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas